Logo -
sombra

Marchita se aproxima da grande final em Jaguarão

16 DE SETEMBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 16 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC

Depois de Bagé e Uruguaiana receberem as duas primeiras etapas do Campeonato Anual de Marchita 160 km, do ciclo 2025, a modalidade chega ao seu momento decisivo. A cidade de Jaguarão/RS sediará a grande final, com admissão no dia 24 e provas nos dias 25, 26 e 27 de setembro, reunindo os conjuntos classificados para a disputa que encerra o circuito.

 

Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão e chancelado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, o campeonato soma pontos ao longo das etapas e define os campeões em duas categorias: Acima de 95kg e Peso Livre. Além da classificação, a última fase será marcada pela entrega da premiação oficial, que totaliza mais de 31 mil, valor que será distribuído entre os quatro primeiros colocados de cada categoria. Confira a tabela de premiação a seguir

 

 

A Marchita 160km é considerada uma prova de resistência curta dentro da modalidade de Marcha de Resistência, e tem como principal objetivo comprovar a capacidade, rusticidade e resistência do Cavalo Crioulo, respeitando os padrões de saúde, bem-estar animal e responsabilidade dos envolvidos. 

 

Dividida em etapas, com percursos entre manhãs e tardes, a prova seguirá o seguinte cronograma: na quinta e sexta-feira, o percurso será de 30 km pela manhã e 20 km à tarde. Já no sábado, a primeira largada terá 40 km livres; após a neutralização, caso os batimentos cardíacos baixem para 64 em até 20 minutos, o competidor segue para a próxima etapa de 20 km, sempre sob cuidado da comissão veterinária. 

 

As inscrições vão até 19 de setembro e podem ser feitas pelo fone (53) 8464-8991.