Logo -
sombra

Após 26 provas no ciclo, Campereada tem final marcada no Parque Assis Brasil

11 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC

A Campereada, uma das modalidades funcionais do Cavalo Crioulo, está se aproximando da sua final nacional. A disputa acontece entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, a prova será a primeira final das modalidades esportivas do ciclo 2026, encerrando oficialmente o ciclo 2025 da modalidade. O julgamento fica a cargo dos avaliadores Ciríaco de Macedo Py e Lucas Leal Ribas Maciel. 

 

Durante este último ciclo, a modalidade teve um crescimento expressivo, com 26 provas realizadas em diferentes regiões do Brasil, como Distrito Federal, Goiás, São Paulo e com forte presença no Rio Grande do Sul, todas, somando um total de 1.349 inscrições ao longo do ciclo

 

Para o coordenador da Subcomissão da Campereada da ABCCC, Gilberto Severo, o sentimento é de missão cumprida: “Estamos concluindo mais um ciclo da Campereada com grande satisfação. A modalidade se encontra em uma ascensão importante, difundida em todas as regiões do Rio Grande do Sul, e com grande participação também de outros estados do Brasil, onde a cada ano ganha mais adeptos e, principalmente, mais famílias envolvidas, fazendo com que o propósito do cavalo em unir a família e amigos seja alcançado”.

 

Conhecida também como Team Penning, a Campereada é uma prova funcional disputada em trios, que testa a habilidade dos conjuntos em separar e conduzir o gado dentro da pista em um tempo limite. Com apenas uma categoria, a Aberta, a modalidade busca valorizar a funcionalidade do Cavalo Crioulo nas atividades campeiras, exigindo técnica, agilidade e entrosamento entre cavalo e cavaleiro.

 

A final vai reunir os melhores trios do ciclo e deve movimentar não só os competidores, mas também o público que acompanha de perto as provas funcionais da raça. O evento é também um momento de encontro para famílias e amigos que compartilham a paixão pelo Cavalo Crioulo e pelas tradições do campo. 

 

“Para a final de 2025, estamos com a expectativa de que será mais um grande evento, onde a sintonia do cavalo e cavaleiro, e seus trios, certamente fará a diferença para mostrar a destreza dos conjuntos com gado dentro da pista”, completa Gilberto Severo.

 

Inscrições abertas até sexta-feira

 

As inscrições para a final da Campereada seguem abertas até esta sexta-feira, 12 de setembro. Os interessados devem acessar a Área Restrita no site oficial do Cavalo Crioulo e seguir as orientações para garantir a participação.