Logo -
sombra

Conclusão da primeira fase define os finalistas do Freio de Ouro 2025

05 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

Realmente as etapas com avaliação vaqueira preparam surpresas e fortes emoções para todos. Finalizando as avaliações da primeira fase e assim definido os 32 conjuntos, 16 fêmeas e 16 machos, que avançam para a Final do Freio de Ouro 2025, na sexta-feira (5), garantiu as médias nas provas de Mangueira e Campo I.  Entre os jurados, dois trios: Mario dos Santos Suñe, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto, avaliam as Fêmeas. Enquanto Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck, são os responsáveis pela Categoria dos Machos. A grande final acontecerá, a partir das 14h deste sábado, 6 de setembro, na Arena do Cavalo Crioulo, durante a 48 Expointer. Todas as etapas estão sendo transmitidas ao vivo no Canal do Cavalo Crioulo no YouTube, com apresentação dos jornalistas Sandro Fávero e Estela Facchin, comentários de Christina Bandeira de Freitas e Ramiro Moura. 


 

CONFIRA OS CONJUNTOS FINALISTAS DA FINAL DO FREIO DE OURO 2025 


 

FÊMEAS | Etapa Campo I 

Não faltou aptidão campeira para Heroína do Açungui conduzida por Fabricio Brunelli Barbosa. O conjunto que manteve-se na décima nona posição na Etapa Morfológica (7,287), e na Primeira Etapa Funcional (17,579), saltou para terceira na Mangueira I (19,014) e terminou o dia a frente da Categoria Fêmeas, após o Campo I (19,162), que definiu as finalistas da Final do Freio de Ouro 2025. Décima colocada na grande Final Funcional do Cavalo Crioulo, em 2024, conquistou a vaga para segunda tentativa do título master, através da Classificatória Gaúcha Norte, onde foi a oitava colocada. Criada na Cabanha Açungui em Balsa Nova/PR, por Luiz Ernesto Wendler é exposta por um dos criadores, Guilherme Wendler. 


 

LÍDER PARCIAL APÓS CAMPO I

MÉDIA PARCIAL: 19,162

BOX 33 HEROÍNA DO AÇUNGUI 


(a direita da foto)

R.P. 28, B529153, NMGC 8, NASC 21/10/2017, FEMEA, BAIA CEBRUNA, POR VINGADOR DO PURUNÃ(B274420) (PAI) E AS MALKE TANDA(B292743) (MÃE) 

CRIADOR: LUIZ ERNESTO WENDLER E FILHOS

EXPOSITOR: GUILHERME WENDLER

ESTABELECIMENTO: CABANHA AÇUNGUI, BALSA NOVA-PR 

GINETE: FABRICIO BRUNELLI BARBOSA 

 


MACHOS | Etapa Campo I 

Constância na liderança do conjunto formado por Rival da Dom Manoel com Fernando Andrighetti entre os Machos. Ponteando os finalistas do Freio de Ouro na categoria dos "padrillos", o gateado classificado na região Norte do Estado, ocupou a décima quinta posição na Etapa Morfológica (70,367), assumiu a liderança nas Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas (20,222). No trabalho com o gado, que geralmente altera posições, não atingiu o conjunto, concluindo a Etapa de Mangueira I com média de 19,863 e Campo I com 19,463. Ele, que já esteve uma vez na Final da Morfologia (2021) e uma no Freio de Ouro (2024), está na sua terceira participação na Expointer. Representando a Cabanha Del Casillero, de Passo Fundo/RS, ele é exposto por Juliano Biazus. 


 

LÍDER PARCIAL APÓS CAMPO I
MÉDIA PARCIAL: 19,463

BOX 74 RIVAL DA DOM MANOEL 


(A esquerda da foto)

R.P. 216, B558297, NMGC 7, NASC 22/10/2018, MACHO, GATEADA, POR HILÁRIO DA DOM MANOEL(B323696) (PAI) E TJ AZULEGA(B272405) (MÃE)

EXPOSITOR: JULIANO BIAZUS

ESTABELECIMENTO: CABANHA DEL CASILLERO, PASSO FUNDO-RS 

GINETE: FERNANDO ANDRIGHETTI 

DOMADOR: PAULO VITOR DA ROSA


 

PROGRAMAÇÃO 

SÁBADO – 06/09/2025

8h30 – Fase Final Supercopa Freio do Proprietário – Mangueira II (10 conjuntos cat. A e 10 conjuntos cat. B) 

Sequência – Bayard/Sarmento Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A e B 

Sequência – Campo II Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A

Sequência – Final Supercopa de Paleteada (8 duplas cat. A e 6 duplas cat. B)

14h – Mangueira II – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Abertura Oficial da Final do Freio de Ouro

Sequência – Bayard/Sarmento – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Campo II – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Confraternização e Encerramento 44º Freio de Ouro


 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 ➡️ Instagram ⬅️

➡️ Facebook ⬅️

➡️ YouTube ⬅️

➡️ Site ⬅️


 

O Ciclo do Freio de Ouro 2025 tem patrocínio de: 

Banrisul (Nossa conexão transforma)

Florestal (Doces emoções)

John Deere (Trabalhamos para que a vida possa avançar)

Supra (Mais que produtos, resultados)

Vetnil (Líder em saúde equina)

 

Além do apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Oviedo, RAM, Real Wood e Selas Dumont