Cavalo Crioulo terá premiação exclusiva no 1º Campeonato Nacional de Laço Técnico
29 DE JULHO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
A Associação Nacional de Laço Comprido, a ANLC, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, realiza nos dias 1º, 2 e 3 de agosto o 1º Campeonato Nacional de Laço Comprido Técnico e o 2º Potro do Futuro ANLC. O evento acontece com um incentivo importante para o cavalo Crioulo dentro da modalidade, uma premiação exclusiva para os melhores colocados da raça na prova.
A disputa contará com categorias Aberta e Amador, e o cavalo Crioulo estará em evidência na competição, com prêmio exclusivo de R$ 5 mil para o 1º colocado da raça Crioula na categoria Aberta, além dos demais prêmios para outras colocações. A iniciativa é parte do esforço da ABCCC para incentivar a participação do cavalo Crioulo em provas de laço técnico e ampliar sua presença na modalidade, que tem forte presença nas regiões de expansão da raça.
O laço comprido técnico é uma modalidade que vem crescendo no cenário nacional, especialmente em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Diferente do laço tradicional, essa prova avalia, além da armada (o lançamento do laço), o desempenho do cavalo durante a corrida, exigindo precisão, velocidade e controle.
A ANLC, responsável por organizar as provas de laço técnico no Brasil, realiza pela segunda vez um evento com essa estrutura. Nesta edição, destaca-se a inclusão e valorização do cavalo Crioulo com premiação exclusiva. Embora o laço técnico seja bastante nichado na raça Quarto de Milha, a crescente participação de cavalos Crioulos em provas de laço comprido abre espaço para a consolidação da raça também nesta nova modalidade.
Diferença do Laço Técnico e do Laço Tradicional:
O laço tradicional, tem como principal objetivo acertar a armada, ou seja, o que realmente importa na prova é laçar o boi. Já o laço técnico vai além: além de exigir que a armada seja positiva, o cavalo também é avaliado em diferentes quesitos, como o desempenho no brete, a corrida e o trabalho sobre o boi. É uma modalidade que busca premiar não apenas a precisão do laço, mas também a funcionalidade, a agilidade e a técnica do conjunto cavalo e cavaleiro.
Confira a premiação exclusiva do Cavalo Crioulo:
Confira também a programação do evento:
Encontrou algum erro? Comunique.