Etapas competitivas definem 32 conjuntos para a Final da Classificatória Aberta
25 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 25 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC
O penúltimo dia da Classificatória Aberta previa que não seria nada fácil. Conjuntos competitivos, realizando seu melhor em pista, na tentativa da tão sonhada vaga na Final do Freio de Ouro 2025. Dos 93 conjuntos admitidos na quarta-feira, 23, quando foi iniciada as provas, 77 concluíram a primeira fase nesta sexta-feira, 25. Alguns voltam para casa e se despedem do sonho, já outros 32 conjuntos fomentam em si a chama da última oportunidade de classificar-se. Decisivo, o sábado (26), será destinado para a execução das etapas de Mangueira II, Bayard Sarmento e Campo II, e assim descoberta as oito fêmeas e oito machos classificados. Responsáveis pelas avaliações e notas o trio de Jurados da Categoria Fêmeas: João Luis Arísio, Fernando Guilherme Horst e Leonardo Alberton Ardenghy, enquanto na Categoria Machos, as avaliações são por conta do trio Luis Rodolfo Machado, João Francisco Silveira e Luiz Martins Bastos Neto.
CONFIRA AS MÉDIAS PARCIAIS DA PRIMEIRA FASE
Fêmeas | Campo I
Oitava Rima da Cabanha Santa Fé com Daniel Waihrich Marim Teixeira lideram nas duas etapas no trabalho com o gado, Mangueira I e Campo I. Terceira na fila da Morfologia da disputa, recebeu média de 7,850, subiu uma posição na etapa funcional, mas no terceiro dia finalizou na liderança com média parcial de 19,332. Contextualizando sua vida nas pistas, a colorada bragada salina rabicana, iniciou primeiro sua Campanha Morfológica em 2019, a qual possibilitou o título de Reservada Grande Campeã da Morfologia Expointer. Amadurecimento e treinamento, trouxeram a mesma novamente para pista três anos depois. Estreia de sucesso com a conquista do Bocal de Ouro 2022 e participação na Final do Freio de Ouro no mesmo ano, ficando na nona colocação, depois sua segunda participação na final funcional da raça em 2023 terminando em sétima colocação. E agora, a busca pela terceira participação na grande final seletiva do Cavalo Crioulo. Exposta pela parceira entre as Cabanhas Santa Fé
Líder Parcial Fêmeas Após Campo I
Média Parcial: 19,332
BOX 35 OITAVA RIMA DA CABANHA SANTA FÉ
(A direita da foto)
R.P. 418, B521219, NMGC 7, NASC 17/11/2016, FEMEA, COLORADA BRAGADA SALINA RABICANA, POR JÁ IMPULSO(B317108) (PAI) E ELITE DA CABANHA SANTA FÉ(B279287) (MÃE)
CRIADOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
EXPOSITOR: PARCERIA CABANHA SANTA FÉ E ESTÂNCIA QUARACI
GINETE: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA
DOMADOR: REVELINO DA SILVA PEREIRA
Credenciada em São Gabriel/RS – Média 19,260
Machos | Campo I
Destacando-se com técnica e precisão durante a prova com gado, o cavalo zaino Campana Echo A Mano garantiu sua permanência na liderança nesta tarde. Conduzido pelo ginete Tomaz Marques Ignacio Gonçalves, o exemplar segue na liderança parcial na categoria Machos, após a etapa de Campo I com média parcial de 19,289. O cavalo já participou da Expointer em 2019, e em 2022, participou da sua primeira Final do Freio de Ouro. O exemplar conta ainda no seu currículo com a 6ª colocação na FICCC 2023 e 2º lugar na Final do Freio de Ouro em 2024. Filho de Triunfo do Purunã e Campana Ana Terra, é exposto por André Rodigheri da Cabanha Rodigheri, em Osório/RS.
Líder Parcial Após Campo I
Média Parcial: 19,289
BOX 86 CAMPANA ECHO A MANO
(À esquerda da foto)
R.P. 885, B503706, NMGC 7, NASC 18/10/2016, MACHO, ZAINA, POR TRIUNFO DO PURUNÃ(B238882) (PAI) E CAMPANA ANA TERRA(B392068) (MÃE)
CRIADOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE
EXPOSITOR: ANDRE RODIGHERI
ESTABELECIMENTO: CABANHA RODIGHERI, OSÓRIO-RS
GINETE: TOMAZ MARQUES IGNACIO GONÇALVES
Credenciado em Santa Vitória do Palmar/RS – Média 20,064
Transmissão AO VIVO
Além da cobertura exclusiva e realizada nas redes sociais oficiais, você poderá acompanhar e ficar por dentro de todos os detalhes da Classificatória Aberta e Prévia Morfológica através do Canal Oficial do Cavalo Crioulo no Youtube. Levando todas as emoções da pista, sua companhia nesta transmissão será dos jornalistas, Estela Facchin e Sandro Fávero, comentários do Inspetor Técnico, Pablo Fracaro, e reportagem de João Paulo Miolo Santos.
Day Run do Cavalo Crioulo
No mesmo final de semana será realizado, pela primeira vez, o Day Run do Cavalo Crioulo, que irá colocar para correr adultos e crianças. A largada será no sábado, dia 26, às 9h, e a disputa será dividida nas modalidades de 3km e 6km. Na corrida infantil, os percursos variam conforme a idade, iniciando em 50 metros. O evento, promovido pela ABCCC, busca incentivar a saúde e o bem-estar, além de aproximar o universo da corrida ao do Cavalo Crioulo. A retirada dos kits será no dia da prova, das 6h às 8h45min. A participação é aberta a sócios e não-sócios.
Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo:
➡️ Instagram ⬅️
➡️ Facebook ⬅️
➡️ YouTube ⬅️
➡️ Site ⬅️
PROGRAMAÇÃO
26/07/2025 – SÁBADO
6h às 8:45h - Entrega Kits Day Run Cavalo Crioulo
8h – Continuação da Prévia Morfológica – Avaliação Fêmeas
9h – Largada Day Run Cavalo Crioulo
10h – Palestra Giro Cultural
11h – Peleia: Concurso de Assado
14h – Mangueira da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
Sequência – Bayard/Sarmento e Campo II – Categorias Fêmeas/Machos
*Programação sujeita a alterações.
O Ciclo do Freio de Ouro 2025 conta com o patrocínio de
John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Encontrou algum erro? Comunique.