Giro Cultural promove bate-papo especial na Classificatória Aberta e Prévia Morfológica
21 DE JULHO DE 2025 | Redator: Lauren Fernandes/ABCCC
Do campo a cidade, o Cavalo Crioulo está presente na vida de muitas famílias. É uma paixão que vem de berço, que passa de geração para geração. E pensando em proporcionar momentos especiais e dar ainda mais significado à vivência com equinos, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) preparou um momento bem especial para o público infantojuvenil.
Dentro da programação da Classificatória Aberta e Prévia Morfológica, que acontece entre os dias 21 e 26 de julho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, será realizada uma palestra sobre o Freio de Ouro e a Cultura Gaúcha. A iniciativa faz parte do projeto “Giro Cultural Freio de Ouro”, promovido via Lei de Incentivo à Cultura e busca incentivar crianças e jovens a conhecerem mais sobre a cultura de uma das provas mais tradicionais do Cavalo Crioulo, o Freio de Ouro e a cultura gaúcha.
Aberto ao público geral, mas também direcionado ao público infantojuvenil, o momento está marcado para ocorrer no sábado, dia 26 de julho, às 10h, no Espaço de Convivência do Cavalo Crioulo, neste evento localizado junto ao Tattersall. Os palestrantes serão o advogado, expositor e competidor no Freio do Proprietário, Carlos Souza Júnior, o treinador, ginete e promotor do projeto Menos Telas, Mais Selas, Tomaz Gonçalves e o médico veterinário, João Garcia.
Conforme um dos palestrantes, Carlos Souza Junior, é importante formar nas novas gerações a identidade da raça Crioula. “Cultura significa identidade e o que a ABCCC faz de forma extraordinária, vinculando o Ministério da Cultura e utilizando as leis que determinam que o Freio de Ouro é patrimônio da cultura nacional, significa expandir a nossa identidade, expandir a identidade do povo gaúcho que tem valores tão ricos e importantes. Trazer crianças e adolescentes para conhecer esse processo é mais um ato maravilhoso que a ABCCC faz e forma novas pessoas, forma a nossa identidade e expande todos os valores através do Freio de Ouro que é reconhecido como patrimônio da cultura nacional”, destaca.
A atividade é uma medida de ampliação de acesso do Projeto Giro Cultural Freio de Ouro. E o ginete, Tomaz Gonçalves, acrescenta que é importante a oportunidade para conversar com o público jovem e proporcionar diferentes vivências com o Cavalo Crioulo e a cultura gaúcha. Ele, que é promotor do projeto “Menos Telas, Mais Selas”, apoiado pela ABCCC, acredita que atividades assim, fazem a diferença na vida do público infantojuvenil. “Nosso projeto busca proporcionar esse convívio com o cavalo e com a cultura, é uma integração entre diferentes alunos”, conta.
O jovem João Garcia, também trará suas experiências para a palestra. Para ele, essas trocas são fundamentais. “Acredito que todas as formas de trocas são valiosas e importantes, seja ela com adultos ou jovens. Vejo um toque especial quando falamos em momentos de troca com jovens, pois eles serão o futuro da raça, seja dentro ou fora das pistas. Será um prazer imenso compartilhar um pouco da minha história com o Cavalo Crioulo, e tudo que ele proporcionou e proporciona na minha vida”, conclui.
Patrocínio
Vetnil
Apoio
Becker, Irani, Stihl, Piccoli e Lobacsz
Encontrou algum erro? Comunique.