Raça Crioula se destaca com maior número de animais entre equinos na Expo Paraguay 2025
18 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 18 DE JULHO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
Entre os dias 12 e 27 de julho, o município de Mariano Roque Alonso, no Paraguai sedia a Expo Paraguay, maior feira agroindustrial, comercial, cultural e de entretenimento do país. Realizado no Centro de Exposições da Associação Rural do Paraguai, o evento reúne expositores de diversas áreas e é uma das principais vitrines do agronegócio paraguaio.
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, marcou presença a convite da Asociación de Criadores de Caballos Criollos del Paraguay, organizadora da participação da raça no evento e entidade equina mais antiga do país, que em 2026 completa 50 anos de história.
O Secretário da Asociación, René Ferreira, comenta sobre a evolução da raça ao longo dos anos. “Bem, a verdade é que estamos evoluindo bem, muitos criadores e parceiros novos, então, estamos em uma ascensão constante. Antigamente era muito difícil um cavalo nascido no país Paraguai ganhar. Este ano, as quatro éguas vencedoras são paraguaias e os dois garanhões da frente, de Grande Campeão e Reservado também são paraguaios. São parâmetros como esse que mostram a evolução da raça.”
Representando a ABCCC, esteve presente o executivo de Comunicação da entidade, Fagner Almeida. As duas Associações atuaram juntas durante a Morfologia Internacional da Raça Crioula na Expo Paraguay, realizada entre os dias 15 e 16, feira onde o cavalo Crioulo foi um dos grandes destaques entre os equinos. Com 109 exemplares em pista, a raça garantiu a maior participação entre todas as raças equinas presentes na exposição.
O julgamento da raça no evento ficou a cargo de José Luis Amadeo Lastra, criador e jurado com longa e extensa tradição na criação de cavalos Crioulos na Argentina.
A participação da Asociación de Criadores de Caballos Criollos del Paraguay e da ABCCC na Expo Paraguay mostra o compromisso das Associações em promover a raça Crioula além das fronteiras brasileiras. Essa atuação integrada é reflexo do trabalho conjunto realizado pela Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos, a FICCC, formada por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Juntas, as entidades estão comprometidas em fortalecer a raça em nível internacional, impulsionando seu crescimento e reconhecimento.
CONFIRA AQUI O RESULTADO DO JULGAMENTO
HEMBRAS
Gran Campeona - Kenia de Las Pampas
Reservada - La Mimosa de Sofía
3ª Mejor - Jaka de Sofía
4ª Mejor - Saite Laurel
MACHOS
Gran Campeon - Karai de Sofía
Reservado - Karau de Sofía
3º Mejor - Poncho Bayo Caraguatá
4º Mejor - GAP Navajo
Encontrou algum erro? Comunique.