Em Lages 43 conjuntos largaram na Classificatória Regional Santa Catarina ao Freio de Ouro 2025
09 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC
Em Lages 43 conjuntos largaram na Classificatória Regional Santa Catarina ao Freio de Ouro 2025
O dia de quarta-feira, 9, iniciou cinzento com temperaturas amenas, neblina grossa e vento gelado na serra catarinense. Mesmo assim, os competidores credenciados na Região 7 e 8, enfrentaram as baixas no termômetro para apresentar seus animais na Admissão Técnica a cargo do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Adolfo José Martins Neto. E na sequência Admissão Veterinária comandada pelos médicos veterinários da Federação Equestre Internacional (FEI), Carlos Ferraz e Gustavo Fiorelini. Ao fim da manhã, com exames admissionais concluídos, obteve-se o número fechado de participantes: 24 fêmeas e 19 machos, estão na disputa por uma vaga na Final do Freio de Ouro 2025, que acontece até sábado, 12. A semifinal funcional, a Classificatória Santa Catarina, é a penúltima do circuito e pelo segundo ano consecutivo conta com apoio para realização do Núcleo de Criadores da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa, e também utiliza do espaço cedido no Parque de Exposições Conta Dinheiro, pelo Sindicato Rural de Lages.
Logo na primeira hora da tarde, um cenário totalmente diferente, o tempo fechado deu espaço para o sol e céu azul, tipicamente de inverno. E então os concorrentes da Categoria Fêmeas entraram na pista de provas do Parque Conta Dinheiro, para serem avaliadas pelo trio de jurados responsável: Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto. Logo na sequência os concorrentes da Categoria Machos, finalizaram a programação do primeiro dia da Classificatória.
Telmo de Oliveira Peixoto, Fernando Harger e Luciano Comiotto -
Jurados Classificatória Santa Catarina 2025
Etapa Morfológica | Fêmeas
Inédita no ciclo do Freio de Ouro, Raiz da Edugaral estreou nas pistas das semifinais da modalidade do tripé seletivo da raça Crioula, ponteando entre as 24 concorrentes. “É uma egua nova, optamos por trazer ela aqui, região que foi credenciada, justamente para evitar de exigir demais durante o Bocal de Ouro, que foi de alto nível", explica o ginete Thomaz Ignacio Gonçalves. Participante de Exposições Morfológicas em Vacaria e Caxias do Sul, ela liderou a primeira etapa totalizando 7,350. A colorada criada e exposta por Neomar Luiz Araldi, representa a Cabanha Edugaral, de Nova Roma do Sul, Rio Grande do Sul.
Líder Parcial Após Etapa Morfológica Categoria Fêmeas
Média Parcial: 7,350
BOX 14 RAIZ DA EDUGARAL
R.P. 53, B552503, NMGC 6, NASC 20/10/2017, FEMEA, COLORADA, POR JA
IMPECÁVEL(B317104) (PAI) E INVICTA DE SANTA EDWIGES(B317147) (MÃE)
CRIADOR: NEOMAR LUIZ ARALDI
EXPOSITOR: NEOMAR LUIZ ARALDI
ESTABELECIMENTO: CABANHA EDUGARAL, NOVA ROMA DO SUL-RS
GINETE: TOMAZ MARQUES IGNACIO GONÇALVES
Credenciada em Barra Velha/SC – Média 17,686
Etapa Morfológica | Machos
Ele, Leopardo da GAP São Pedro – TE, é Bi Freio de Alpaca (2023 e 2024), Bocal de Ouro 2023, Atual Líder do Ranking Regional de Credenciadoras da Região 7, e também larga na terceira semifinal na liderança parcial. Totalizando 7,550 o gateado rosilho agradou os jurados e conquistou a maior nota de cabresto. “Nosso foco é dar continuidade ao trabalho realizado pelo colega Nathan Valadão, e ser abençoado com a conquista da classificação para a Final do Freio de Ouro 2025", destaca Ricardo Gigena Wrege, que assume a condução de Leopardo. O RP 1911 da Criação de Eduardo Macedo Linhares, está exposto pelo Condomínio Leopardo, das Cabanhas GAP São Pedro, Pitangueiras e Porteira de Ferro, da tradicional cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
Líder Parcial Após Etapa Morfológica Categoria Machos
Média Parcial: 7,550
BOX 33 LEOPARDO DA GAP SÃO PEDRO-TE
R.P. 1911, B546223, NMGC 7, NASC 26/10/2017, MACHO, GATEADA ROSILHA, POR AS MALKE
TORMENTO-TE(B296959) (PAI) E ALMENDRA DE SÃO PEDRO(B275944) (MÃE)
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO LEOPARDO
ESTABELECIMENTO: GAP SÃO PEDRO, CABANHA PITANGUEIRA E CABANHA PORTEIRA DE FERRO, URUGUAIANA-RS
GINETE: RICARDO GIGENA WREGE
DOMADOR: EMERSON PEREIRA DOS SANTOS
Credenciado em Chapecó/SC – Média 20,418
Todas informações que você precisa consultar sobre a Classificatória Santa Catarina, e também demais eventos da raça Crioula, você encontra de forma completa no site oficial: www.cavalocrioulo.org.br .
CONFIRA A CIRCULAR DA CLASSIFICATÓRIA SANTA CATARINA 2025
CATÁLOGO COM CONJUNTOS INSCRITOS NA DISPUTA AQUI
Acompanhe ao vivo no YouTube e redes sociais
As instalações do Parque Conta Dinheiro esperam a todos para prestigiar o evento promovido pelo Núcleo da Serra Catarinense, com entrada gratuita. Mas caso não possa estar vivendo de perto as etapas da disputa, não se preocupe, nossa equipe estará realizando a cobertura em tempo integral nas redes sociais, através do perfil oficial da modalidade no instagram @oficialfreiodeouro . E também com a tradicional transmissão ao vivo no Canal do Cavalo Crioulo no YouTube, para você assistir de onde estiver. Nessa semifinal o jornalista Sandro Fávero acompanhado do inspetor técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, João Ricardo Malheiros de Souza levam até você as informações e comentários dos conjuntos e provas. E diretamente da pista Kako Martins, estará entrevistando e trazendo curiosidades em tempo real.
Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo:
➡️ Instagram ⬅️
➡️ Facebook ⬅️
➡️ YouTube ⬅️
➡️ Site ⬅️
PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA SANTA CATARINA
10/07/2025 - QUINTA-FEIRA
8h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (Box 01 ao 24)
Sequência – Intervalo
13h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (Box 25 ao 48)
11/07/2025 - SEXTA-FEIRA
8h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos Sequência – Intervalo 14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
12/07/2025 – SÁBADO
07h – Café da manhã 08h – Início Fase Final - Mangueira II – Categorias Fêmeas/Machos Sequência – Paleteada Força A e B – Núcleos
14h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
*Programação sujeita a alterações
O ciclo do Freio de Ouro 2025 do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de
John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.
Encontrou algum erro? Comunique.