Logo -
sombra

Expansão da raça Crioula segue a todo galope pelo Brasil

03 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 03 DE JULHO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC

Tradicionalmente associada aos campos do Rio Grande do Sul, o Cavalo Crioulo vem ganhando cada vez mais espaço em outras regiões do Brasil. Esse movimento vem crescendo cada vez mais dentro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, que tem ampliado suas ações para levar a cultura e eventos da raça a estados fora do seu eixo de origem. 

 

Com iniciativas voltadas à realização de eventos em diferentes partes do país, a Associação aposta na descentralização como forma de consolidar o crescimento da raça Crioula e fomentar o surgimento de mais apaixonados pelo Cavalo Crioulo. Exemplos deste movimento são os eventos que aconteceram neste final de semana na região de expansão da raça, nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo. 

 

1º CIRCUITO DE DOMA, REGIÃO 08 

 

Entre os dias 28 e 29 de junho, o município de Professor Jamil, no estado de Goiás, sediou a última prova classificatória do 1º Circuito de Doma da Região 8. Criado com o objetivo de fortalecer a mão de obra local, o Circuito busca incentivar a realização de provas, fomentar a competitividade e premiar os participantes, além de atrair competidores e profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para atuarem na região. 

 

A proposta é que, com a qualificação técnica proporcionada pelo Circuito, a Região 8 se torne uma referência na preparação de cavalos aptos para as provas realizadas no Rio Grande do Sul, berço das principais competições da raça Crioula. Com essa preparação, os resultados já começam a aparecer, nas provas de morfologia da raça realizadas neste ciclo, das seis Passaportes ocorridas na Região 8, quatro Grandes Campeões foram animais nascidos, criados e domados localmente. Dentre esses, três ainda conquistaram o título de Melhores Exemplares da Raça. O próximo desafio é alcançar e superar esse mesmo desempenho nas provas do Freio de Ouro, a mais importante competição funcional da raça Crioula.

 

Todas as etapas classificatórias do Circuito integraram oficialmente a Doma de Ouro, modalidade funcional regulamentada e supervisionada pela ABCCC, que avalia o desempenho dos domadores no processo de doma de potros em diferentes fases, valorizando a regularidade e evolução dos conjuntos ao longo da competição.

 

Além da última etapa realizada em Professor Jamil/GO, o Circuito também passou por outras regiões do país, com provas em Santa Rita do Passa Quatro/SP, Campo Grande/MS e Sorriso/MT, esta última em formato não oficial, conforme Regulamento, utilizando o Laço Técnico no lugar das paleteadas. Nos próximos dias, serão divulgadas a data e o local da grande final do Circuito, juntamente com uma circular contendo todas as informações necessárias para os competidores e interessados. 

 

Confira os resultados aqui: 

 

Santa Rita do Passa Quatro/SP: https://www.cavaloc; rioulo.org.br/eventos/resultado_info/8390/118

Campo Grande/MS: https://www.cavalocrioulo.org.br/eventos/resultado_info/8583/118 

Sorriso/MT: https://www.cavalocrioulo.org.br/eventos/resultado_info/9044/118

Professor Jamil/ Go: https://www.cavalocrioulo.org.br/eventos/resultado_info/9061/118

 

CRIOULAÇO, MATUPÁ/MG

 

O município de Matupá, no norte de Mato Grosso, também viveu um fim de semana diferente, marcado pelo som do laço e a paixão pelo Cavalo Crioulo. A cidade ganhou um ritmo mais movimentado no sábado, dia 29 de junho, com a realização do Crioulaço, modalidade esportiva da ABCCC que remonta às raízes do trabalho no campo. 

 

O evento, promovido pelo Núcleo Integração do Norte MT, que atraiu competidores e apaixonados pela raça contou com 29 duplas participantes da disputa, mostrando habilidade e valorizando o trabalho funcional do Cavalo Crioulo em pista. As duplas participantes da prova foram julgadas pelo jurado Gledison da Rosa e contou com a supervisão técnica de Rodrigo Teixeira. Além do Crioulaço, também aconteceu o Laço Criador, contando com 8 participantes. 

 

Confira o resultado do Crioulaço aqui: https://www.cavalocrioulo.org.br/eventos/resultado_info/9069/57

Confira o resultado do Laço Criador aqui: https://www.cavalocrioulo.org.br/eventos/resultado_info/9069/58  

 

FUTURITY E CAMPEONATO NACIONAL DE ANCR DE RÉDEAS 2025

 

Em uma importante parceria entre a ABCCC e a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, a ANCR, o Estado de São Paulo sediou o Campeonato Nacional de Rédeas, reforçando a participação do Cavalo Crioulo dentro da modalidade. O evento ocorreu entre os dias 20 e 29 de junho de 2025, no Parque Fernando Cruz Pimentel – EMAPA, em Avaré/SP, e marcou também a inauguração de uma nova arena, que abrirá espaço para futuras competições na região. 
 

Durante o ciclo 2025, a ABCCC manteve o compromisso com o incentivo financeiro exclusivo aos melhores colocados com Cavalos Crioulos nas provas Futurity e no Campeonato Nacional, que são as principais competições de rédeas no cenário nacional. Foram destinados R$50.000 em premiação, distribuídos entre as categorias participantes.

 

Para o ciclo 2026, o objetivo permanece, fomentar a presença do Cavalo Crioulo nas provas da modalidade rédeas em todo o país. A ABCCC continuará apoiando financeiramente as premiações em eventos promovidos por Núcleos e Associações regionais, entre eles:

 

Associação Brasiliense do Cavalo de Rédeas (DF)

Associação Catarinense do Cavalo de Rédeas (SC)

Associação do Centro-Oeste de Rédeas (GO)

Associação Paranaense do Cavalo de Rédeas (PR)

Associação Riograndense do Cavalo de Rédeas (RS)

Associação Mineira do Cavalo de Rédeas (MG)

Núcleo Anhanguera do Cavalo de Rédeas (SP)

Núcleo Castelo Branco do Cavalo de Rédeas (SP)

Núcleo Triângulo Mineiro do Cavalo de Rédeas (MG)

 

Além dessas entidades, o apoio também seguirá nas principais provas organizadas pela ANCR.

 

Confira os resultados aqui: 

 

Melhor Colocado Cavalo Crioulo, Potro do Futuro Amador: Antonio Formento Ramos Filho montando AFRF Orelhano;

Melhor Colocada Cavalo Crioulo, Principiante Amador: Isabela Prestes Tiozão montando MMR Luza;

Melhor Colocada Cavalo Crioulo, Principiante Aberta: Luana Karolina Steuck Cardoso;

Melhor Colocado Cavalo Crioulo, Potro do Futuro Aberta: N2 N3 N4 Laércio Casalecchi Filho montando Queimado da Quinta;

Melhor Colocado Cavalo Crioulo, Campeonato Nacional Amador: Antonio Brocker Junqueira montando Talento do Trinta e Oito. 
 

Segundo o vice-presidente de Expansão da ABCCC, Beto Diedrich, o trabalho desenvolvido mostra que a verdadeira expansão da raça está acontecendo de maneira concreta e sustentável. “A expansão do Cavalo Crioulo que a gente tanto fala não é somente vender material genético para o Centro-Oeste. A verdadeira expansão da raça envolve muito mais, é a chegada da mão de obra especializada, da comunidade crioulista, dos resultados expressivos. Esse é o verdadeiro reflexo da expansão. Estamos falando de qualidade, de reconhecimento. Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito. Basta ver o que acontece no laço comprido, por exemplo, hoje, a maioria dos animais utilizados no Centro-Oeste é da raça crioula. Acredito que isso seja expansão de verdade, alcançar resultados relevantes em todas as regiões do país.” 

 

Com eventos a todo o vapor, a ABCCC segue com o seu propósito de levar a raça Crioula para todos os cantos do Brasil.