Logo -
sombra

Gaúcha Norte: novos nomes assumem a liderança após as etapas funcionais

05 DE JUNHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 05 DE JUNHO DE 2025 | Redator: Redação ABCCC

O início da quinta-feira (5), foi marcado pelas baixas temperaturas na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS. O que não atrapalhou em nada os competidores que buscam uma vaga na Final do Freio de Ouro 2025, através da Classificatória Gaúcha Norte. Quinta semifinal do ciclo, terceira em solo brasileiro, onde 86 conjuntos foram admitidos e deram a largada no dia anterior, na etapa Morfológica, relembre aqui. Que voltaram à pista no dia de hoje, para iniciar as etapas funcionais, através das Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas. Fêmeas e Machos foram avaliados pelos dois trios de jurados que conduzem a avaliação da disputa: Carlos Marques Gonçalves Neto, Júlio César Hax e Vinicius Guedes de Freitas na categoria Fêmeas; e Felipe Caccia Maciel, João Luis Arísio e Thiago Schilling de Ávila na categoria Machos. O jurado reserva é Luis Rodolfo da Costa Machado. Enquanto a supervisão técnica da semifinal está a cargo de Tiago José Mallmann. 


 

CONFIRA A PLANILHA COM MÉDIAS PARCIAIS FÊMEAS E MACHOS NA ETAPA DE ANDADURAS, FIGURA, VOLTAS SOBRE PATAS E ESBARRADAS


 

Categoria Fêmeas | Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas

Largando na décima quinta posição na Etapa Morfológica, Ursa Maior Mapocho assumiu a liderança da Categoria Fêmeas, após a primeira etapa funcional, a qual teve a melhor média entre as 44 Fêmeas. Conquistando uma média parcial de 18,760, nas Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, na condução pelo ginete Fabricio Brunelli Barbosa. "Desde o início da carreira, pensamos em preparar ela bem, optamos por domá-la, amadurecer, colocamos em cria onde tiramos dois produtos, direcionamos para treinamento e corremos a Classificatória ano passado, infelizmente na última corrida com o boi, ficamos de fora. Este ano  Retornamos ela ficou em primeiro em Caxias e agora estamos na Classificatória", destaca uma das proprietárias, Claúdia Santana. Ela que tenta pelo segundo ciclo consecutivo uma vaga na Final do Freio de Ouro, foi credenciada em Caxias do Sul. A Picaça RP 503, é filha de Orgulho Mapocho e Qui-Zás Mapocho, é criada e exposta pela Agropecuária Mapocho Ltda, Pelotas, Rio Grande do Sul.

 


Líder Parcial Fêmeas após Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas
Média Parcial: 18,780
BOX 28 URSA MAIOR MAPOCHO 

R.P. 503, B545374, NMGC 6, NASC 17/11/2017, FEMEA, PICAÇA,

POR ORGULHO MAPOCHO(B365943) (PAI) E QUI-ZÁS MAPOCHO(B442924) (MÃE) 

CRIADOR: SÉRGIO SANTOS SANT´ANNA E FILHAS 

EXPOSITOR: AGROPECUARIA MAPOCHO LTDA 

ESTABELECIMENTO: CABANHA MAPOCHO, PELOTAS-RS 

GINETE: FABRICIO BRUNELLI BARBOSA 

DOMADOR: FLÁVIO AZAMBUJA DA ROSA 

Credenciada em Caxias do Sul/RS – Média 19,686

 


Categoria Machos | Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas

Novo líder também entre os 42 machos, da semifinal: Justiceiro 111 do Imaguare, que termina o segundo dia da Gaúcha Norte com média parcial de 20,043. O colorado que largou entre os quatro primeiros na Etapa Morfológica, garantiu a dobradinha de lideranças nas Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas, em ambas categorias, ao ginete Fabricio Brunelli Barbosa. Entre suas conquistas estão premiações nas pistas morfológicas, campanha que realizou de 2020 a 2022, como Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça. E na sua estreia funcional, em 2023, já esteve na Grande Final do Freio de Ouro, onde terminou na oitava colocação. Criado por Kerlon de Ávila Farias e exposto por Marcelo Farias da Silva, Cabanha Treze Tílias, Sertão Santana, Rio Grande do Sul, é um filho de AS Malke Brasão e TDO Amistad.
 

 

Líder Parcial Machos após Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas
Média Parcial: 20,043

BOX 80 JUSTICEIRO 111 DO IMAGUARE 

R.P. 111, B521740, NMGC 7, NASC 10/11/2016, MACHO, COLORADA,

POR AS MALKE BRASÃO(B397150) (PAI) E TDO AMISTAD(B237715) (MÃE)
CRIADOR: KERLON DE ÁVILA FARIAS
EXPOSITOR: MARCELO FARIAS DA SILVA
ESTABELECIMENTO: CABANHA TREZE TILIAS, SERTÃO SANTANA-RS
GINETE: FABRICIO BRUNELLI BARBOSA
DOMADOR: JOSÉ AMBRÓSIO PERRET 

Credenciado em Ijuí/RS – Média 19,523
 

 

Visite o parque ou acompanhe a semifinal ao vivo pelo Youtube

 

O evento é aberto ao público, que pode acessar através do Portão 16 (camping e estacionamento do Cavalo Crioulo) ou Portão 7 (pela avenida Celina Chaves Kroeff) do Parque de Exposições Assis Brasil. Além das provas, o público visitante tem à disposição para conferir uma diversidade de opções de lojas no Boulevard do Cavalo Crioulo, além de área de alimentação com variados foodtrucks e o restaurante Santo Antônio. 

 

Já para aqueles que não podem estar presentes, a Associação leva todos os detalhes e emoções da disputa da classificatória através da transmissão ao vivo no Youtube do Cavalo Crioulo Oficial. Nesta semifinal, contamos novamente com a apresentação de Sandro Fávero na categoria Fêmeas e de Estela Facchin na categoria Machos. Já os comentários ficam a cargo de Christina Freitas Bandeira de Mello e Ramiro Raposo de Moura, incluindo também uma novidade para este ciclo: a reportagem com todos os detalhes de bastidores, neste evento trazidos por João Paulo Miolo Santos. 

 

Além disso, a cobertura através das mídias digitais será diretamente no perfil @oficialfreiodeouro no Instagram


 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 

 ➡️ Instagram ⬅️

➡️ Facebook ⬅️

➡️ YouTube ⬅️

➡️ Site ⬅️

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RESTANTE:

 

06/06/2025 | SEXTA-FEIRA 

8h - Mangueira I (Categorias Fêmeas/Machos)

Sequência - Intervalo 

15h - Campo I (Categorias Fêmeas/Machos) 

Treino Controlado (só animais de empistamento - a definir) 

 

 

07/06/2025 | SÁBADO 

07h30 - Café da Manhã 

8h30 - Mangueira da Fase Final (Categorias Fêmeas/Machos)

10h30 - Admissão Inclusão de Ouro 

11h - Início da Inclusão de Ouro 

14h - Bayard/Sarmento e Campo II (Categorias Fêmeas/Machos)

 

 

A Classificatória Gaúcha Sul 2025 conta com o patrocínio de 

John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul