Seletivas morfológicas da raça Crioula acontecem em Sorriso/MT e Vacaria/RS
28 DE MAIO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação
Município de Sorriso (MT) recebe Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo
A cidade mato-grossense de Sorriso sediará, de 29 a 31 de maio, a seletiva Morfológica do Cavalo Crioulo, pelo segundo ano consecutivo, com realização e organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) Integração Norte do Mato Grosso, chancelado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O presidente do núcleo, Fabiano Fachini, afirma que a expectativa é de que participem 40 animais Marcados e 10 Incentivos. “A tendência é de que o número de animais aumente com relação à edição do ano passado, em quantidade e qualidade, uma vez que tem crescido significativamente o número e a qualidade dos criadores daqui do norte do Mato Grosso”, afirma Fachini.
Nesta edição, estão inscritos expositores de diversos estados, além do Mato Grosso, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As inscrições para participar das disputas podem ser realizadas até às 13h do dia 30 de maio, sexta-feira. As disputas terão Roberto Crespo, como jurado principal, e Bruno Wagner como jurado auxiliar. Durante o evento, também serão realizados o II Freio do Proprietário e a III Prova Doma e Laço. Fachini informa que a seletiva Morfológica do Cavalo Crioulo ocorrerá na Associação Rancho Fundo as provas funcionais serão realizadas na Cabanha Buenas Hijas.
A prova terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com comentários de Gerson de Medeiros, e selecionará oito animais - quatro machos e quatro fêmeas - para a grande final da Morfologia, na Expointer 2025.
Programação
Quinta-feira (29/05)
10h - Admissão Animais Redomão, Um Ano de Freio e Freio Proprietário
14h - Primeira fase Redomão
Primeira fase Um Ano de Freio
Primeira fase Freio do Proprietário.
Tardinha/Noite
Confraternização na Cabanha Buenas Hijas
Sexta-feira (30/05)
9h - Mangueira I - Freio Proprietário
Mangueira I - Ano de Freio
Laço Técnico - Ano de Freio
14h - Mangueira II - Freio Proprietário
Esbarrada e Escaramuça Livre – Redomão
Bayard - Freio Proprietário
Laço Técnico – Redomão
17h - Admissão Morfologia Passaporte
Sábado (31/05)
08h - Inicio Julgamento Passaporte
Tardinha/Noite:
Confraternização núcleo
Música ao vivo com Rainere Sphor
Final de semana será de Passaporte do Cavalo Crioulo em Vacaria
O final de semana será de mais uma etapa do Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo. Desta vez, a prova Passaporte será realizada em Vacaria (RS) de sexta-feira (30/5) a domingo (1º/6). A projeção é de que, aproximadamente, 100 equinos participem das disputas no Parque Nicanor Kramer da Luz, entre as categorias Incentivo e Confirmados. “Nossa cidade fica geograficamente bem localizada, possui estrutura hoteleira qualificada, e um parque de exposições já tradicionalmente conhecido por receber grandes eventos, por isso acreditamos que será uma grande Passaporte”, espera o vice-presidente do Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos (NSABCCC), Guilherme de Vargas Bizotto.
O Cavalo Crioulo é, segundo Bizotto, a raça mais criada na região atualmente e possui um público de criadores e usuários consolidados. “É uma honra promovermos mais uma Passaporte. Ficamos muito felizes por este privilégio e esperamos continuar contribuindo para expansão na região e garantindo a evolução do Cavalo Crioulo como raça”, acrescenta. O Núcleo já realizou Passaportes em Vacaria nos anos de 2001, 2010, 2014, 2017 e 2024.
Nesta edição, o jurado principal será Caco Loureiro de Souza, que contará com o auxílio de Arthur Severo Zago. Serão selecionados oito exemplares - quatro machos e quatro fêmeas - para a grande final da Morfologia na Expointer 2025, em Esteio (RS). O evento terá transmissão pelo canal no YouTube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e apresentação de Leandro Godinho.
A Passaporte de Vacaria é uma realização da ABCCC e do NSABCCC e conta com apoio da Associação Rural de Vacaria e do Sindicato Rural de Vacaria. O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 tem patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Programação
Sexta-feira (30/5)
9h - Revisão Coletiva
14h - Concentração de Machos
16h - Admissão
Sábado (31/5)
8h - Início do Julgamento Morfológico
11h30min - Intervalo para Almoço
13h30min - Retorno do Julgamento
Domingo (1º/6)
8h - Julgamento dos Campeonatos e Grandes Campeonatos
Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo:
➡️ Instagram ⬅️
➡️ Facebook ⬅️
➡️ YouTube ⬅️
➡️ Site ⬅️
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Encontrou algum erro? Comunique.