Comunicado oficial: adiamento da Classificatória Gaúcha Sul e situação dos eventos no RS

02 DE MAIO DE 2024 - ATUALIZADA EM 07 DE MAIO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

Atualizada em 07/05/2024

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica o adiamento da realização da Classificatória Gaúcha Sul ao Freio de Ouro 2024, antes marcada para o período entre 15 e 19 de maio, em Esteio/RS, assim como também suspende a realização de quaisquer eventos de organização da Associação dentro do estado do RS no período de 6 a 19 de maio (já a Concentração Prévia da Marcha foi adiada para o dia 16 de maio, em Santa Vitória do Palmar/RS). Uma nova data para a Classificatória Gaúcha Sul será divulgada em breve, buscando a melhor solução para uma segura realização do nosso calendário de provas.

A decisão foi tomada devido à situação das intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o que já causa bloqueios em mais de 120 rodovias, enchentes registradas em inúmeros municípios e que deixa o todo o estado atualmente em alerta de calamidade pública, conforme decreto emitido pelo Governo no Estado nesta quinta-feira (2), quando após dias seguidos com grandes volumes de chuva o reflexo das cheias já atinge diversas regiões do RS e, inclusive, também a área do Cavalo Crioulo dentro do Parque de Exposições Assis Brasil.

Eventos de Núcleos: é importante ressaltar que a decisão diz respeito aos eventos diretamente organizados pela ABCCC. Dessa forma, nas provas organizadas pelos Núcleos de Criadores de cada município, a responsabilidade e opção da realização ou cancelamento dos eventos agendados fica a cargo de cada núcleo promotor.

A Associação estende a sua total solidariedade com a situação das regiões e da população novamente afetadas pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, desejando a melhoria das condições climáticas e a recuperação dos locais e das famílias atingidas, também se colocando à disposição como entidade para auxiliar nesta época onde a união de todos é importante para passarmos por esse difícil momento no estado gaúcho.