Logo -
sombra

Aptidão vaqueira do Cavalo Crioulo é reforçada durante 3ª Clínica Vaquero/Working Cow Horse

20 DE MARçO DE 2024 - ATUALIZADA EM 20 DE MARçO DE 2024 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

Uma semente lançada em solo fértil ainda no ano de 2023, com realização de duas Clínicas, lançamento e primeira prova da modalidade que passou a integrar a cartela de provas esportivas oficiais do Cavalo Crioulo, a Vaquero/Working Cow Horse (relembre aqui como foi a Primeira Prova Oficial e seus campeões). Cultivando com conhecimento, quinze participantes entre profissionais e amadores, além de entusiastas em conhecer mais sobre a novidade, participaram da 3ª Clínica, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), entre os dias 18 e 19 de março, na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A qualificação foi conduzida pelo atual líder do ranking de melhor competidor na categoria profissional aberta do Working Cow Horse, Henrique Paccola Ribeiro

 

 

Integração na modalidade em prol do Cavalo 

 

Referência na modalidade de Rédeas, Team Penning e Três vezes Melhor Competidor da categoria Profissional Aberta (2020/2021, 2022 e 2023) de Working Cow Horse, Henrique Paccola Ribeiro, trouxe todo seu vasto conhecimento para ser humildemente compartilhado com os participantes. "Sou apaixonado pela cultura gaúcha, pelo Cavalo Crioulo, pelo Freio de Ouro e estou aqui para somar. É só o começo, é uma modalidade que tem tudo haver com o Cavalo de vocês", enfatizou Paccola ao abrir a conversa com os participantes. Natural de Espírito Santo do Pinhal/SP, Henrique aos dezesseis anos mudou-se para os Estados Unidos, onde ficou por dois anos, adquirindo experiência ao lado do treinador americano Todd Crawford, referência mundial no Working Cow Horse. Além de técnicas ligadas à modalidade como aquecimento, apresentação, equilíbrio, alinhamento, musculamento básico e controle de velocidade, os participantes puderam, conhecer instrumentos utilizados para cada etapa de treinamento dos Cavalos, trabalhar com a ferramenta de bandeira, qual utiliza de um sistema mecânico para similar o gado, ajudando no condicionamento de atenção do cavalo em relação ao bovino, conhecer mais sobre rédeas e apresentação dos animais durante a prova,  ter contato com o gado e sanar dúvidas existentes. 

 

 

Demonstrando a importância na integração entre raças, esteve presente durante a Clínica o Presidente da Associação Nacional de Working Cow Horse (ANCH), Roberto Rocha, "Eu acredito que esse intercâmbio, esse relacionamento que estamos tendo hoje precisa afinar, eu acho que o Cavalo Crioulo não pode ficar somente no regional, precisa ser nacional e pro mundo inteiro. Só com a união de todos iremos conseguir isso, hoje estamos aqui porque acreditamos nesse potencial. Crescer a modalidade, a raça, o Cavalo, tudo em prol do Cavalo. É uma semente que estamos plantando", destaca Rocha. Roberto é competidor e também titular do Haras R3, situado em Ribeirão Bonito, São Paulo. 


 

Reforçando que o movimento é pela modalidade e pelo cavalo, esteve acompanhando o andamento da Clínica, Alex Selata, Precursor da Modalidade de Ranch Sorting no Brasil, integrante ativo do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) e promotor de Eventos da Modalidade, onde destacou o assunto: "Bom, o que temos percebido é que o Cavalo é o tema principal de qualquer modalidade esportiva da mesma forma que a família também é nos eventos". Ele ainda ressalta as qualidades da raça crioula: "Cavalo Crioulo tem aptidão vaqueira muito aguçada e para aquilo que venhamos buscando ele é um produto de ponta. [...] Certa vez, tive a oportunidade de ver dois cavalos da raça, correndo em uma prova em Palmeira, no interior do Paraná, e eu fiquei fascinado com a habilidade destes animais, a facilidade de movimento e trabalho com o gado. O mercado paulista está aberto para receber bons Cavalos Crioulos. Essa modalidade que o Henrique veio apresentar mais para vocês tem tudo haver, o que vocês fazem aqui conseguem fazer em qualquer outra prova. Pela raça, pelo Cavalo, pelas crianças que são o futuro, temos que fazer um pouco mais". Em tom emocionado e olhos marejados, Selata ainda destaca a importância do Cavalo em atividades de saúde e bem estar, "Um amigo meu tem um filho e deu uma égua crioula para ele, e o que está resolvendo para ele é a égua, porque ela é boa, proporciona para a criança uma alegria ímpar, a gente fala criança, mas ele tem 35 anos e possui uma deficiência desde que nasceu". 


Eduardo Izanack Matas marcou seu nome na história do Cavalo Crioulo, junto com  Aliança da Marca Barco, registrado entre seus méritos como a Primeira Campeã na Categoria Inéditos, da prova lançada na Iª Semana do Cavalo – Maneca Costa, em outubro de 2023. Matas está à frente da subcomissão da modalidade e enfatiza a valorização do evento: "Temos a consciência da importância do movimento que vivemos aqui durante os dois dias. É um movimento novo, estamos criando na raça, uma aproximação de pessoas em redor do Cavalo, vamos difundir essa semente que tem tudo para dar certo".