Logo -
sombra

Mancha Crioula e Credenciadora da Tamareira: tradicionais eventos que fomentam a raça do sul ao sudeste

08 DE MARçO DE 2024 - ATUALIZADA EM 08 DE MARçO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

Adrenalina e emoção em Santa Rita do Passa Quatro/SP

 

Reforçando a potencialidade presente na raça Crioula, o crescimento dos eventos e expressivo números de participantes fortalece e traz a confirmação de estarmos no caminho certo. Adaptável do pampa ao cerrado, o Cavalo Crioulo forjado no extremo sul do país desbrava outras regiões, demonstrando grande aceitação nas áreas de expansão. Cada vez mais eventos são assim realizados nestas áreas, alguns já marcados na agenda anual, como é o caso da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, realizado na Estância Tamareira, em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, entre os dias 29 de fevereiro a 3 de março. A oitava edição da seletiva, a principal prova da raça, contou com a participação de 17 fêmeas e 9 machos, de oito estados diferentes do Brasil. Mas indo além, o evento também possibilita aos proprietários viverem a experiência de viver a adrenalina de ginetes renomados, entrando em pista por esporte, através do Freio do Proprietário, onde este ano 13 conjuntos disputaram uma vaga na Final Nacional da modalidade. E ainda valorizando o trabalho de base através do ofício dos domadores, 18 animais mostraram sua sujeição na Prova de Doma. 

 

 

Durante o evento, esteve prestigiando o momento e representando a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o vice presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Filipe Silveira Pavei, o qual destacou "foi um evento impressionante, grande de altíssimo nível, reunindo presidentes de Núcleos de diversas áreas de expansão, uma celebração". O jurado Rodrigo Py integrou a equipe avaliativa da prova do Redomão, e destaca a qualidade da mesma: "Tivemos um bom numero de animais revisados, destes obtivemos um aproveitamento superior a 50%, contemplando animais campeões da area de expansão, com alto potencial futuro. Animais vindos de criadores novos, dedicados e mostrando o acerto do trabalho realizado". Py ainda conduziu a mostra de animais realizada durante o evento,  que chegou a sua 8ª edição, qual o Inspetor Técnico do Cavalo Crioulo, destaca a solidez: "A Estância Tamareira é referencia em eventos e criação na região 8, consegue reunir criadores, expositores e  presidentes de diversas regiões, demonstrando a potencialidade e resultado do trabalho realizado pelos expansionistas."


 

Conquista de tricampeonato e Primeiro Redomão marcam o Mancha Crioula 2024 

 

 


 

Em mais uma edição a tradicional Exposição Morfológica que reúne animais manchados, obrigatoriamente tobianos, oveiros ou bragados, a Mancha Crioula, realização da equipe Trajano Silva Remates, reuniu público e participantes acompanhar o julgamento do jurado Felipe Caccia Maciel, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, no sábado, 2 de março. Este ano o evento trouxe uma novidade, o Mancha Redomão, solidificando o sucesso da exposição conforme ressalta o gerente de relacionamento com o mercado da Trajano Silva Remates, Décio Lemos, afirmou que o Mancha Crioula "foi novamente um grande sucesso, agora ampliado com mais uma prova funcional”. “Um evento que já se consolidou e mostra que a Trajano Silva vem fazendo o movimento certo ao prestigiar a raça Crioula e os animais oveiros, tobianos e bragados”, salientou. Conforme Lemos, este ano o Mancha Crioula contou com grandes parcerias e para frente terão mais novidades. “Muitos cavalos premiados já vinham participando e este ano isto se solidificou com a presença de animais finalistas da Expointer concorrendo e mostrando que a qualidade está se superando cada vez mais ano a ano no Mancha Crioula”, observou.

 

Coroando como melhor exemplar da raça a égua RE Rosa Morena-TE, que alcança o seu tricampeonato no evento, a grande campeã das fêmeas, ganhou a disputa do cavalo grande campeão dos machos El Picazo Cahuel, de pelagem oveira colorada, que foi exposto por Volnei Pereira Gomes, da Cabanha VT Morro Azul, de Timbó (SC). Segundo o jurado, Felipe Caccia Maciel, a RE Rosa Morena-TE é uma égua com a linha superior muito correta, profunda, boa paleta, com muito bom ventre e bom tronco. Em relação ao macho El Picazo Cahuel, Maciel disse que esbanja selo racial, possui uma excelente cabeça e orelhas, muito bom pescoço e caminha com uma naturalidade bastante interessante, além de ter bons garrões e muito boa estrutura óssea. O exemplar, de pelagem oveira negra, foi exposto por Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS).

 

Entre as novidades, ocorreu o primeiro redomão do Mancha Crioula, que teve Maciel e Luís Rodolfo Machado como jurados. O vencedor foi o domador Adrian Rosa, com El Barquero 111 Don Clementino, com nota final de 65,788. Além disso, o evento também foi momento de negócios, com o leilão Mancha Crioula, onde a tricampeã da exposição teve uma barriga vendida pelo valor de R$100 mil, prenhe do grande campeão da FICCC 2023, Del Oeste Zorrino. Já o remate da Marconi, Santo Anjo e Bela Esperança foi o primeiro evento do ano na raça a ultrapassar os R$1 milhão de faturamento.