Logo -
sombra

Classificatória ao Crioulaço no 35ª Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

09 DE FEVEREIRO DE 2024 - ATUALIZADA EM 19 DE FEVEREIRO DE 2024 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Tendo seu primeiro acontecimento datado em meados de 1954, o Cavalo Crioulo foi a fonte do início de um movimento que, hoje, é um dos símbolos internacionais não só da raça, mas também de uma modalidade que tomou conta do Rio Grande do Sul e também do Brasil. Em sua 35ª edição, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria se tornou palco daqueles que vivem o esporte do laço e fazem disso seu sustento, ou apenas cultivam o amor pelo cavalo e pela atmosfera que é criada durante as duas semanas de evento, realizado no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria, Rio Grande do Sul. 

 

Ao todo, são 70 anos de história, com eventos que acontecem a cada dois anos. Quem promove o evento é o CTG Porteira do Rio Grande que, graças às flexibilizações do regulamento da prova de Laço do Cavalo Crioulo, pode contar com uma das classificatórias ao Crioulaço acontecendo durante a sua extensa programação. Sob o comando do patrão do CTG, Sr Rubem Antônio dos Santos Filho, a parceria entre as entidades só agrega ainda mais ao evento, que a cada edição conta com um crescimento exponencial. "Este ano já contamos com um público de 35 mil pessoas, além de todos os que estão acampados e participando das provas em nosso rodeio. Esta parceria entre a ABCCC e o Rodeio Internacional só faz crescer ainda mais este evento que já tem notoriedade internacional e agrega não só as entidades mas também quem vem disputar as provas em nossa pista", salientou Santos Filho. 

 

Com as mudanças no regulamento do Crioulaço do Cavalo Crioulo, houve a flexibilização para que as provas que classificam para a final pudessem acontecer dentro de outros eventos, desde que seja acompanhado pelos profissionais da casa. Com isso, a modalidade ganhará ainda mais destaque, auxiliando no crescimento da mesma, o que já vem acontecendo em todos os cantos do país. Para o patrão da campeira do evento, Sr Jeferson Araldi de Camargo, a classificatória é um sucesso, já que o preenchimento de todas as vagas para a mesma aconteceu de forma rápida e, segundo o mesmo, ainda contou com uma grande lista de reservas. "Só temos a agradecer à ABCCC. Agora, com o novo regulamento, nós podemos finalmente concluir esta parceria. Neste ano contamos com 200 duplas inscritas, mas muitas ficaram na lista de espera, graças à grande procura. É uma modalidade que vem crescendo ano a ano e esse evento já superou em número de inscrições, participantes e acampamentos". Concluiu o patrão da campeira. 

 

Com a presença da ABCCC prestigiando o evento com o Executivo de Provas, Sr Eduardo Neto de Azevedo e o Vice-Presidente de Provas Esportivas, Sr Fernando Gonzales, o Cavalo Crioulo pode vivenciar um pouco da atmosfera que é o maior rodeio de tiro de laço do Brasil. Para Fernando Gonzales, ter a classificatória dentro do Rodeio Internacional de Vacaria só demonstra a evolução da raça, alinhada à modalidade. "Nós flexibilizamos para que, a partir de agora, os eventos de classificatórias ao Crioulaço possam acontecer dentro dos rodeios. O de Vacaria só demonstrou o sucesso dessa escolha que agora seguirá com esta forte parceria entre ABCCC e o Rodeio Internacional de Crioulos de Vacaria. O tiro de laço é um esporte que só cresce e temos que acompanhar este crescimento", finalizou o Vice-Presidente. 

 

O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria acontece até o dia 11 de fevereiro, e o público de casa pode acompanhar as provas através do canal no YouTube oficial do rodeio. As classificatórias a Final Nacional do Crioulaço acontecem durante esta sexta-feria, dia 9 de fevereiro.