Logo -
sombra

Você Sabia?: Criadores e Sócios da ABCCC podem realizar etapas do Crioulaço em sua propriedade

23 DE JANEIRO DE 2024 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

 

Nos aproximamos da grande Final Nacional do Crioulaço 2024, com data marcada para os dias 12 a 16 de março, onde os laçadores irão estrear na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, e assim conhecer os grandes campeões do Ciclo 2024 (Confira aqui a Circular da Final Nacional do Crioulaço 2024). Visando atender as necessidades e melhorias em cada modalidade, após o término de cada ciclo é realizado a atualização do regulamento, e no ciclo vigente da modalidade, que foi atualizado em fevereiro de 2023,  foi chancelado a disponibilidade, onde além dos eventos realizados pelos Núcleos, os criadores e sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), também podem solicitar a realização de Etapas Classificatórias do Crioulaço (única modalidade que permite essa possibilidade). Essas informações estão disponíveis no site Oficial do Cavalo Crioulo, através da aba Eventos > Regulamentos (Confira aqui)

 

Veja as principais orientações previstas no regulamento vigente da modalidade:

Conforme destaca o Artigo III,  As categorias Dupla e Laço Criador são realizadas em duas etapas: Classificatórias e Final Nacional. §1º - As etapas Classificatórias são organizadas e chanceladas por Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos – NCCC ou por criadores/usuários sócios da ABCCC. §2º - A etapa Final Nacional é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC, com data e local previamente divulgados aos participantes. Enquanto o capítulo I, referente às etapas Classificatórias trata das seguintes orientações: Art. 6º - O promotor do evento deve solicitar o agendamento das etapas Classificatórias junto a ABCCC com no mínimo 30 dias de antecedência, respeitando as regras de agendamento citadas no Regimento de Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos. §Único – Para fins de Aporte Financeiro aos núcleos ou promotores, deve-se respeitar as regras constantes no Regimento de Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos. Art. 7º – É obrigatório a abertura de inscrições para a categoria Laço Criador em todas as etapas Classificatórias de Crioulaços.

Qualquer dúvida pode ser retirada através da Central de Atendimento, através contato (53) 9 8418 6178 .

 

Laço Comprido: A modalidade esportiva que mais cresce em todo Brasil

Atrelado ao expressivo crescimento da modalidade em todo território nacional, principalmente nas regiões de Expansão que compreende os estados fora da região sul do Brasil, a modalidade do Crioulaço até primeira quinzena de janeiro de 2024, segundo dados divulgados pelo Setor de Provas do Cavalo Crioulo, possui números significativos. Comparado com o Ciclo 2023 e a Projeção de 2024, o número de eventos realizados passa de 51 para 97, representando um crescimento de 90%, enquanto número de participantes passou de 2390 para 6557, cerca de 174% a mais que o ciclo anterior.  Enquanto o Laço Criador também avançou na estatística no ciclo, onde em 2023 teve 39 provas realizadas e com as etapas realizadas mais projeção para o Ciclo 2024 passou a ter 83, um crescimento de 113%. Desta forma a modalidade contribuiu para o crescimento das modalidades esportivas da raça que alavancou em 20% neste ciclo. 

>>> CONFIRA AQUI A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O CRESCIMENTO DA RAÇA <<<