Logo -
sombra

Mapa emite nota informativa sobre a Encefalomielite Equina do Oeste

01 DE DEZEMBRO DE 2023 | Redator: Comunicação do N.C.C.C de Guarapuava

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu um comunicado em resposta à detecção de encefalomielite equina do oeste (EEO) na Argentina, especificamente nas províncias de Santa Fé e Corrientes. O Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (SENASA) identificou o vírus em equinos que exibiam sinais clínicos de doença neurológica, incluindo incoordenação motora, decúbito e depressão.

 

[CLIQUE AQUI E ACESSE O COMUNICADO NA ÍNTEGRA]

 

Em nota, o MAPA reitera que, nos equinos, a doença manifesta-se por sinais neurológicos, como incoordenação motora, depressão e tremores, podendo levar ao óbito. Vacinas estão disponíveis, com sua aplicação a critério dos produtores. Medidas adicionais incluem higiene, proteção com repelentes e notificação obrigatória de casos suspeitos. Vale ressaltar que equinos não participam do ciclo de disseminação, não justificando a interdição de propriedades ou eventos.

 

A ABCCC reforça que acompanha a situação junto aos órgão reguladores. Acompanhe a atualização da nota emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária clicando aqui.