Logo -
sombra

Confira o regulamento do ciclo 2024 do Doma de Ouro e Um Ano de Freio 

03 DE NOVEMBRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 03 DE NOVEMBRO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

 

Pouco mais de uma semana após o término do ciclo 2023, que ocorreu no último dia 26 de outubro, na Arena do Cavalo Crioulo, em que foram realizadas as provas das finais do Doma de Ouro e Um Ano de Freio, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulga as regras que irão regulamentar o próximo ciclo da modalidade de Doma de Ouro e Um Ano de Freio.

 

A Doma de Ouro é uma modalidade de prova funcional que, sob a regulamentação da ABCCC, tem como objetivo avaliar o desempenho dos domadores no processo de doma de um potro em diferentes etapas. Durante o processo, leva-se em consideração a regularidade da atuação dos conjuntos em todas as etapas da competição, conforme descrito no regulamento. 

 

 

[Acesse e leia o regulamento na íntegra]

 

 

Orientamos que criadores, proprietários, competidores, assim como toda a comunidade apaixonada pelo Cavalo Crioulo e pela modalidade de Doma de Ouro e Um Ano de Freio, façam a leitura completa do regulamento e das disposições nele contidas. No entanto, preparamos um resumo com as principais informações desta nova versão do regulamento da modalidade. Observe a seguir os principais pontos destacados:

 

  • O ciclo desta modalidade inicia 55 dias antes da etapa Redomão da ABCCC de um ano e finaliza 70 dias antes da etapa Redomão da ABCCC do ano seguinte.

 

  • O prazo para a revisão dos animais passa a ser de 28 a 35 dias antes da prova.

 

  • No Redomão da ABCCC e na etapa Um Ano de Freio, os 30 melhores conjuntos passam à Fase Final.

 

  • As embocaduras deverão ser permanentes, seguindo as regras dispostas no regulamento vigente do Freio de Ouro e deverão ser lacradas.

 

  • Os Domadores do Ano serão divididos em Domador de Ouro, Domador de Prata, Domador de Bronze e Domador de Alpaca, de acordo com as pontuações listadas no regulamento.

 

Ressaltamos que, mesmo com as principais disposições resumidas e apresentadas nos tópicos acima, a leitura do regulamento na íntegra é prioritária e indispensável para o entendimento das regras que compreendem o novo ciclo de disputas.