Logo -
sombra

Vitória emocionante marca a Nacional Aberta na Final do Rédeas de Ouro 2023

28 DE OUTUBRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 28 DE OUTUBRO DE 2023 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

Foram seis dias de programação intensa, reunindo amantes da raça de diversos lugares do território nacional e provando a versatilidade do Cavalo Crioulo, selando a amizade e paixão de estar em pista conquistando sonhos através da adrenalina que corre nas veias. Foi assim, que chegamos ao último dia da Semana do Cavalo, que homenageia o visionário crioulista João Manoel da Costa, carinhosamente conhecido como Maneca Costa. Nas areias da Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, celebrou-se a conclusão, com chave de ouro, que consolida o sucesso da modalidade no Ciclo 2023 do Rédeas de Ouro.

 

Momento destinado para os últimos conjuntos da modalidade de rédeas entrarem em pista na tarde deste sábado (28), os competidores da Categoria Nacional Aberta obtiveram suas notas pela dupla de juízes Giovani Bornancin e Fernando César Oliveira, secretariados pelas scribers Carolina Branco e Raquel Oliveira, com supervisão do Técnico do Cavalo Crioulo, Cláudio Neto de Azevedo. 

 

>>> CONFIRA AQUI A PLANILHA FINAL DO ABERTA RÉDEAS DE OURO 2023 <<<

 

Do pódio para o descanso nos pampas gaúchos 

 

Nascida na pradaria de Rosário do Sul, carregava consigo o sonho de  uma proprietária, que cuidou e zelou da potra desde sempre. Atingindo sua maturidade, teve a confiança selada na determinação e constância no trabalho do treinador, Antônio Carlos Corrêa da Silva, que acreditou no grande potencial da égua baia, Uva Branca do Trinta e Oito. Por falhas e imprevistos do destino, esteve sempre ponteando, mas ainda não havia conquistado tão grande façanha. Mas como um presente do universo, por sua determinação e competência, no dia de hoje (28), a concentração do conjunto foi à prova em uma apresentação espetacular, a qual proporcionou o título maior da modalidade: Campeões da Nacional Aberta do Rédeas de Ouro 2023. "São dois sentimentos: um que eu tinha era de dívida minha com a Uva, porque a gente vinha batendo na trave, por erros meus nós não ganhamos. E o outro de gratidão pela Gabi, sempre firme comigo, insistindo para que eu continuasse montando a égua.  É isso hoje, a Uva consagra campeã e ela merece, ela é um monstro", destaca muito emocionado o treinador e campeão, Antonio Corrêa.

 

 

Uma campanha positivamente cobiçada, com alguns títulos invictos, entre eles Snaffle Bit ABCCC, Potro do Futuro ABCCC, Potro do Futuro ANCR, Campeã Derby ANCR nível 3 e Campeã Gaúcha Invicta, quais lhe proporcionaram também o título de melhor égua crioula em atividade na modalidade de rédeas no ranking da Associação Nacional de Cavalos de Rédeas (ANCR). "Uvinha", carinhosamente chamada pela proprietária e treinador, aproveitou o auge da carreira conquistando a Nacional Aberta, para tirar os arreios e partir para aproveitar a vida "de cavalo" grameando os campos gaúchos. Após o galope da vitória na Arena do Cavalo Crioulo, o treinador Antônio Corrêa, apeiou da égua, em um ato de agradecimento ajoelhou-se na sua frente, e assim desencilhou a mesma, que a partir de hoje, encerrou sua carreira, enquanto um texto escrito pela proprietária era declamado na voz do narrador, Procópio Prata. 

 

Acompanhe abaixo o texto declamado anunciando a aposentadoria de Uva Branca do Trinta e Oito. 

 

"A Uva foi um sonho, pois foi projetada carinhosamente pela parceria AC Rédeas e Cabanha do 38.

Filha do Craque Duque do Caajara e Destreza Cala Bassa, nasceu linda e diferente dos outros potrinhos, teve todo cuidado e carinho desde o dia do nascimento, lá nos campos de Rosário do Sul, do amigo e irmão Miguel.

Os animais também precisam de sorte e com a Uva não foi diferente, quando veio para o ct para iniciar a doma; ela foi adquirida pela melhor proprietária  que um animal poderia ter: dra Gabriela (ou Gabi como chamamos carinhosamente). Ela proporcionou todas as condições que um atleta precisaria para competir em alta performance e com durabilidade.

Desde muito cedo, a Uvinha se mostrou muito boa nos treinos. Na sua primeira prova, Snaffle Bit ANCR, já alcançou sua primeira vitória. Daí para frente sua carreira foi muito vitoriosa , conquistou ainda:

Snaffle Bit ABCCC

Potro do Futuro ABCCC

Potro do Futuro ANCR

Campeã Derby ANCR nível 3

Campeã Gaúcha Invicta 

E hoje encerra sua carreira nas pistas de forma brilhante, sendo a melhor égua crioula em atividade na modalidade de rédeas no ranking ANCR.

Muito obrigado pela torcida e por todos que sempre nos apoiaram .

Essa égua estará na minha vida para sempre"

Antônio Carlos Corrêa da Silva

 
CONFIRA OS RESULTADOS:

 

1º LUGAR NACIONAL ABERTA – 146,5 

BOX 33: UVA BRANCA DO TRINTA E OITO 

GINETE: ANTONIO CARLOS CORREA DA SILVA 

CRIADOR: CABANHA DO 38 AGROPECUÁRIA LTDA. 

EXPOSITOR: CABANHA DO 38 AGROPECUÁRIA LTDA. 

ESTABELECIMENTO: CABANHA DO 38, CAPÃO DA CANOA-RS 

 

2º LUGAR NACIONAL ABERTA – 142,5 

BOX 39: JUBILEU MARCA DOS SANTOS 

GINETE: MARCELO BERNARDES PEREIRA 

CRIADOR: GILVANE TEREZINHA MARCA DOS SANTOS 

EXPOSITOR: LUCIANO FERNANDES CARDOSO 

ESTABELECIMENTO: RANCHO TRILHA DO SOL, VIAMÃO-RS

 

3º LUGAR NACIONAL ABERTA – 142,0

BOX 32: GUAPO 82 DA SORSUL

GINETE: JOHNATAN ALEXY MACHADO RIVERO

CRIADOR: NORBERTO ULLMANN FILHO E POLIANI NARESSI 

EXPOSITOR: CABANHA AMANHECER 

ESTABELECIMENTO: CABANHA AMANHECER, VIAMÃO-RS 

 

4º LUGAR NACIONAL ABERTA – 141,5 (EMPATE)

BOX 35: OFERTA DA QUINTA 

GINETE: MAXIMILIANO DA SILVA CONCEIÇÃO 

CRIADOR: PÉRICLES E DINAH DRUCK 

EXPOSITOR: CARLOS JOSÉ KURTZ/SAMUEL CARLOS LIMA

ESTABELECIMENTO: CABANHA DINASTIA, RANCHO QUEIMADO-SC

 

 

 4º LUGAR  NACIONAL ABERTA – 141,5 (EMPATE)

BOX 37: MAPUCHE PAMPA Y CIELO 

GINETE: RONALDO KREUSCH

CRIADOR: OSVALDO E RENATO VACINALETTI 

EXPOSITOR: RONALDO KREUSCH 

ESTABELECIMENTO: GLOBAL HORSE TRAINERS, ARAQUARI-SC

 


 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 >>> Instagram <<<
>>> YouTube <<<
>>> Facebook<<< 

>>> Site <<<

A Semana do Cavalo – Maneca Costa teve o apoio de John Deere, Vetnil e Selaria Ulguim, além das Cabanhas Parceiras: Cabanha Santa Fé, Estância Aurora, Estância Liberdade, Estância Quaraci e Estância Tamanca.

 

O Rédeas de Ouro 2023 teve o apoio de Cabanha La Virgínia e Estância da Quinta.