Logo -
sombra

Etapa funcional tem novas lideranças na Classificatória Regiões 5,7 e 8

23 DE JUNHO DE 2023 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

 

Em dias de inverno, recém chegado, o minuano aprochega-se sorrateiramente, o que não afasta o calor dentro e fora da pista de terra “roja”, no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, na Princesa dos Campos Gerais, Ponta Grossa, no Paraná. Que recebe mais um estágio dessa disputa de semifinais e seletivas à Final do Freio de Ouro. Desta vez, a Classificatória Regiões 5, 7 e 8, é a quarta classificatória do Ciclo 2023 (tivemos as anteriores realizadas no Rio Grande do Sul, em Rolante, Bagé e Uruguaiana, além das Internacionais, que aconteceram em Uruguai e Argentina). Com a Admissão Técnica e Veterinária dos animais realizada na quarta-feira (21), os conjuntos passam pela avaliação dos trios de jurados até o domingo (25), onde mais dezesseis conjuntos integram os finalistas a grande Final Funcional do Cavalo Crioulo. 

 

Após etapa de avaliações morfológicas, dos 78 animais que disputam a Classificatória,  realizada na manhã da quarta-feira (22), as primeiras fêmeas entraram em pista na tarde do mesmo dia, para a etapa de Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas, concluída na tarde desta sexta-feira (23). Esta, que é bastante técnica, onde não há trabalho com o novilho, e ginetes buscam o melhor aproveitamento do treinamento realizado. Encarregados da missão de avaliar morfologicamente e desempenho funcional dos conjuntos em pista, na Categoria Fêmeas os jurados: Carlos Marques Gonçalves Neto, Fernando Harger e Gustavo Silveira Rodrigues; para avaliar os desempenhos dos conjuntos que disputam a classificação na Categoria Machos, os jurados são: Alexandre Pons Suñe, Douglas Leite Gonçalves e Luiz Martins Bastos Neto. Como jurado reserva do evento teremos Jorge Rosas Demiate Júnior, responsável técnico Adolfo José Martins Neto

 

>>> Confira a Classificação após Etapa Morfológica – Machos e Fêmeas <<< 

 

Novos líderes assumem ponteira após etapa funcional 

 

Entre Exposições Morfológicas e disputas esportivas como Paleteadas e Crioulaço, Noite de Festa do Taboão, que iniciou sua campanha em outras modalidades em 2019, chega assim para sua segunda classificatória conduzida por Diego Michel Fucilini. A égua, que partiu na quarta colocação na etapa Morfológica e nota 7,450, assume a liderança com média parcial 19,280. A colorada que foi credenciada em São José, Santa Catarina, com média de 18,340, é filha de Basco Veneno e Santa Eulália, criada e exposta por Conrado Bañolas Ferreira, estabelecimento Taboão Sementes, de Boa Vista do Cadeado, Rio Grande do Sul. 

 

Conquistando notas cheias, com placas pretas, Entrevero Della Tersa, esbanjou funcionalidade na execução de seus movimentos durante a etapa de Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas, o que proporcionou ao conjunto, conduzido por César Augusto Schell Freire, a liderança após esta etapa, com média parcial de 20,656. O picaço rabicano largou nesta classificatória em terceira colocação, na etapa Morfológica, com média 7,400. Ele, já foi finalista do Freio de Ouro, em 2016, 2017 e 2021, além da participação na Final do Freio da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos – FICCC;  e tenta a quarta classificação à Final. Credenciado na credenciadora catarinense de São José, com média 20,427, é fruto do cruzamento de Ganadero da Harmonia e Malabruha da Itaquatiara, criado e exposto por Vagner Cortelini, da Cabanha Della Tersa, de Fagundes Varela, no Rio Grande do Sul. 

 

 

>>> Confira a Classificação após Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas – Fêmeas e Machos  <<<

 

Transmissão Ao Vivo 

 

Repetindo o que ocorreu nas demais etapas Classificatórias, os admiradores da Raça Crioula que não puderem acompanhar presencialmente as provas da classificatórias, no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, poderão assistir através do Canal Oficial do Cavalo Crioulo no Youtube  e na Twitch TV a Transmissão Ao Vivo comandada pela jornalista Estela Facchin, com comentários da Técnica do Cavalo Crioulo Christina Freitas Bandeira de Mello e do ginete e criador Vinicius Kruger, além da presença da integrante da Comissão Jovem Laura Sandri e Sandro Fávero nas reportagens.

 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 >>> Instagram <<<
>>> YouTube <<<
>>> Facebook<<< 

>>> Site <<<

>>> Twitch TV <<<

 

O ciclo do Freio de Ouro 2023 conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio de Oviedo e Selaria Ulguim. Também conta com o apoio de Cabanha Estância Liberdade, Estância Tamanca, Estância Aurora e Estância Quaraci.

 

PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA REG. 5, 7 e 8 

 

📍 Sábado – 24/06/2023

08h – Mangueira I – Classificatória Regiões 5,7 e 8 – Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Classificatória Regiões 5,7 e 8 – Categorias Fêmeas/Machos

 

📍 Domingo – 25/06/2023

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final – Classificatória Regiões 5,7 e 8 – Categorias Fêmeas/Machos