Logo -
sombra

Conheça quem são os jurados do Passaporte Morfologia de Carazinho/RS

14 DE JUNHO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

No último final de semana dedicado aos Passaportes Morfologia do ciclo 2023, Carazinho/RS, nos dias 16 e 17 de junho, será o local de onde conheceremos mais exemplares que carimbam seu passaporte para a Morfologia Expointer. Após os 22 Passaportes, restarão 38 vagas que serão preenchidas por duas Prévias Morfológicas, que serão realizadas no mês de julho

 

Veja o perfil de quem terá a tarefa de julgar mais este Passaporte:

 

José Francisco Pereira de Moura - jurado principal

 

Natural de Uruguaiana/RS, “Zé Moura”, como carinhosamente é conhecido entre a comunidade crioulista, reside atualmente em Bagé/RS. Médico Veterinário por formação, quando nasceu seu pai trabalhava com a família Pons, quando também começaram a criar Cavalos Crioulos. A Cabanha de seu pai iniciou a criação em 1976, afixo Guajuviras, o seu próprio afixo passou a se chamar, em 1994, de Kavaju Porã. Participou de paleteadas, provas quando iniciaram o Freio de Ouro, ainda em Jaguarão, quando tinha 11/12 anos de idade, hoje seu filho e animais de sua marca disputam diversas modalidades do Cavalo Crioulo. 

 

Jurado efetivo da raça Crioula desde o ano de 1995, participou de inúmeros julgamentos, entre Freios de Ouro, Inclusão de Ouro, Doma de Ouro e outras modalidades, além de julgar por quatro oportunidades a Morfologia Expointer. Atuou em diversas diretorias como membro do Conselho Técnico e de Provas Funcionais. "Expectativa positiva pelo Passaporte, pelo que soubemos terá um número expressivo de animais, até por ser um dos últimos, com certeza teremos bastante quantidade e qualidade, animais de várias regiões”, finaliza Zé Moura. 

 

Diogo Pinto Ferreira - jurado auxiliar

 

Natural de Lavras do Sul/RS, hoje Diogo reside em Caxias do Sul/RS, na Serra Gaúcha. Médico, tem em sua família uma importante criação, a Cabanha Macanudo, participando desde muito pequeno de exposições morfológicas. Participante de Paleteadas, em 2019 foi vice-campeão do Campeonato Nacional de Paleteada da força B. Atualmente faz parte da lista de jurados efetivos da raça Crioula. Dentre julgamentos de credenciadoras, classificatória (recentemente em Uruguaiana, a Classificatória Gaúcha Norte), um momento especial foi quando auxiliou seu pai (Mauro Ferreira), no julgamento da Morfologia Expointer 2021.