Logo -
sombra

Claudio Franco Gonçalves será o homenageado da Marcha Anual de Resistência 2023

17 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 18 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Praticamente impossível não lembrar e mencionar algumas pessoas essenciais na trajetória de crescimento do Cavalo Crioulo.  Quando falamos de figuras emblemáticas dentro da longa história da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), são fatos reais da conexão entre ser humano e animal, movidas por sentimentos mais puro de amor, fidelidade, superação e muitas conquistas em suas mais diversas vertentes. Entre os fatos, muitos nomes são ressaltados dentro das modalidades e façanhas conquistadas, um destaca-se na modalidade seletiva da Marcha Anual de Resistência, Claudio Franco Gonçalves, que recebe o título de homenageado do ano de 2023. 

 

Retornamos na linha do tempo, no extremo sul e fronteiriço, chegamos a Jaguarão, no Rio Grande do Sul, terra natal do homenageado, chão este que também foi cenário, para Cláudio, estrear na modalidade que tanto admirava e acompanhava em solo vizinho, no Uruguai.  Essa gana e paixão pela modalidade, fez com que o ginete participasse da primeira Marcha Anual de Resistência Oficial, em 1993, tomando gosto e mal sabia que participaria efetivamente e consecutivamente, durante mais de década. Com o passar dos anos, a participação deixou de ser como ginete, mas nunca se ausentou, esteve presente junto a organização  e preparação das Comissões para as Marchas. Como criador na Estância Coxilha Alta, a qual completa meio século este ano, preparou, selecionou e colocou a prova suas duas paixões, Cavalo Crioulo e percorrer longas distâncias sob o lombo do animal, qual forma uma única criatura, selando a amizade e companheirismo, encaminhando assim seus animais para participarem e fazer presente seu nome pelas estradas no compasso dos cascos no chão, desafiados pela corrida contra os ponteiros do relógio. 

 

Com respaldo suficiente para contar sobre o imensurável amor vivido por Cláudio pela raça e pela modalidade, Carlos Marques Gonçalves Neto, viu durante seu desenvolvimento desde pequeno, a dedicação do pai pela criação de Cavalos Crioulos. “É um apaixonado pelo Cavalo Crioulo, isso não tem nem o que se dizer. Esteve presente como criador e concorrente no primeiro Freio de Ouro, na Morfologia após três anos de criação já levou os primeiros animais para participarem das finais Morfológicas, e na Marcha começou como ginete e de lá pra cá participa levando animais da marca para percorrer os percursos. Assim ele participa ativamente do tripé Tripé Seletivo da Raça, seleciona a meio século, vive o Cavalo Crioulo, morando até hoje na Estância, então é muita ligação com a Raça Crioula”, ressalta o filho e atual jurado do quadro efetivo da Casa. 

 

 

Além de ter fundamentado a escolha de seu nome devido a grande referência a figura e presença na Raça. Luiz Mario Diaz, Coordenador da Subcomissão da Marcha Anual de Resistência, destaca ainda mais sobre Claudio Gonçalves: “Da minha parte é um agradecimento e homenagem a uma figura que sempre que remete a muitas coisas boas dentro de toda Comissão da Marcha, uma justa e merecida homenagem de uma pessoa ativa e presente no meio, que fez muito e se dedicou mais ainda, a cada momento que pode pela Marcha de Resistência”, finaliza.

 

>> CLIQUE AQUI PARA VER A CIRCULAR DA 21ª MARCHA ANUAL DE RESISTÊNCIA