Logo -
sombra

Modalidades Esportivas do Cavalo Crioulo se reúnem para troca de experiências

16 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 16 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Sempre buscando melhorias para as modalidades do Cavalo Crioulo, os representantes de modalidades esportivas estiveram reunidos nesta terça-feira (16), no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, para avaliar o Ciclo atual e projetar novidades para cada uma delas. Além disso, foi apresentado um sistema comparativo de estatística de Ciclos de todas as modalidades, informando animais e ginetes participantes, ferramenta importante para o fomento e crescimento da raça pelo Brasil.

 

O vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, ressalta a importância da reunião. “A gente juntou as modalidades esportivas, que é uma pasta nova de modalidades esportivas, uma vice-presidência que tem um universo infinito de expansão, então a gente fez uma reunião entre os coordenadores de modalidades, juntamente com o sistema de estatística da ABCCC, e podemos ver dentro das modalidades o crescimento: por estado, por cidade, perfil de crescimento. A ideia é fomentar os coordenadores com essas informações e que tragam feedback de suas modalidades para pensar melhor sobre cada uma e quais peças mexer para continuarmos crescendo”, afirma Gonzales. 

 

Naná Druck, coordenadora da subcomissão de Rédeas, chama a atenção para a integração das modalidades. “Acho que essa integração é fundamental, porque as modalidades esportivas lidam com a base de quem é o nosso usuário, o nosso cliente do Cavalo Crioulo, então acho que temos que nos unir, fazer eventos juntos - como o que vai ocorrer em outubro - e compartilhar as nossas dificuldades e soluções, cada um pensa de uma forma e saiu muita ideia boa, de modalidades que parecem que não tem nenhuma similaridade, mas temos muito coisa que podemos aproveitar”, afirma Naná.

 

Coordenador de uma das modalidades esportivas do Cavalo Crioulo que mais cresce em número de participantes, Aidro Lazzari Vieira, da subcomissão de Paleteadas, ressalta o ponto positivo de um sistema com informações que valoriza a Associação e cada modalidade em específico. “O intuito do encontro, pensando como Associação é interessante que a gente troca informação entre várias modalidades e também fala sobre as  dificuldades, fazendo com que a raça cresça mais, pensando na ABCCC, mas pensando em cada modalidade individualmente”, finaliza o Aidro.

 

A apresentação de um sistema de estatística do Cavalo Crioulo foi apresentada pelo contador e controller da ABCCC, Antônio Perdomo. O sistema, atualmente, congrega dados de ginetes e cavalos a partir do ano de 2020, podendo ser verificado o número de Cavalos Crioulos, modalidades, participantes, por região, por modalidade e outros filtros que sejam de interesse para a pesquisa.

 

Ainda estiveram presentes os vices-presidentes da ABCCC: Daniel Jaeger Gonçalves da Silva (Núcleos e Expansão), André Luiz Narciso Rosa (Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas; e presidente da Comissão de Provas Funcionais) e Eduardo Neto de Azevedo (executivo técnico da Comissão de Provas Funcionais)