Logo -
sombra

Etapa Morfológica determina primeiros líderes parciais do Bocal de Ouro 2023

04 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 04 DE MAIO DE 2023

 

Típico de um dia de outono na encosta da Serra Gaúcha, com a chuva silenciosa e ininterrupta nesta quinta-feira (04), 94 exemplares do Cavalo Crioulo (48 fêmeas e 46 machos) abriram oficialmente o ciclo de Classificatórias em busca de uma vaga na Grande Final do Freio de Ouro 2023 em solo brasileiro, importante ferramenta seletiva funcional e alicerce do tripé de seleção do Cavalo Crioulo. Além do start para as Classificatórias nacionais, o feito também marca a trajetória dessas novas promessas, no forjar da história, pelo lugar mais alto do pódio na principal pista do Cavalo Crioulo, por meio do Bocal de Ouro 2023, onde somente animais inéditos participam, evento realizado de 01 a 07 de maio, no Parque de Eventos Liberdade, em Rolante/RS

 

Após a admissão técnica e veterinária realizada na quarta-feira (03), os conjuntos foram avaliados pelo olhar dos trios de jurados Leonardo Alberton Ardenghy, Mateus Gularte da Silveira e Rodrigo Albuquerque Py responsáveis pela categoria de fêmeas, na parte da manhã. Enquanto Mauro Raimundi Ferreira, Telmo de Oliveira Peixoto e Vinícius Guedes de Freitas foram responsáveis por ordenar a fileira e notas da categoria machos na Etapa Morfológica, no período da tarde. Carlos Marques Gonçalves Neto é o técnico do Cavalo Crioulo credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - ABCCC, responsável por este evento.

FÊMEAS

BOX 37 JABOTICABA DA GAP SÃO PEDRO - Média Parcial: 8,200 pontos 


Ponteando a categoria das fêmeas na Etapa Morfológica do Bocal de ouro 2023, com uma média expressiva de 8,200, Jaboticaba da GAP São Pedro, conduzida por José Fonseca Macedo, já desfrutou de algumas conquistas, a colorada salina, foi Grande Campeã e Melhor Exemplar do Passaporte de Cruz Alta/RS em 2020, consagrando-se Terceira Melhor Fêmea da Morfologia Expointer no mesmo ano, e foi Credenciada em Rio Grande/RS. Ela, que é filha de Fantástico de São Pedro e Bazuca de São Pedro, é de criação de Eduardo Macedo Linhares, exposta pela Parceira GAP Genética, estabelecimento GAP São Pedro, de Uruguaiana/RS.

 

>> Confira aqui a planilha completa da etapa morfológica das Fêmeas

 

Machos 

BOX 76 JUSTICEIRO 111 DO IMAGUARE – Média Parcial: 7,983 pontos


Na liderança dos conjuntos da Categoria Machos, Justiceiro 111 da Imaguaré, com média parcial de 7,983 pontos, o colorado é conduzido neste Bocal de Ouro por Milton Ivan Perreira Castro. O líder parcial foi credenciado em Araranguá/SC, é filho de AS Malke Brasão e TDO  Amistad, criado por Kerlon de Ávila Férias, exposto por Marcelo Farias da Silva, Cabanha Treze Tilias, Sertão Santana/RS.

 

>> Confira aqui a planilha completa da etapa morfológica dos Machos

 

O ciclo do Freio de Ouro 2023 conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio de Oviedo e Associação Brasileira de Hereford e Braford.


 

PROGRAMAÇÃO BOCAL DE OURO E EXPO OUTONAL 2023 | ROLANTE/RS

 

📍 Sexta-feira - 05/05/2023

07h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Bocal de Ouro Categoria Fêmeas

Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Bocal de Ouro Categoria Machos

Sequência – Apresentação Grupo Sempre Tangos

21h - Herança Gastronômica da Culinária Italiana com degustação de vinhos Jolimont

Lançamento da Copa Metropolitana de Paleteada

22h - Oviedo apresenta: Marcelo Oliveira cantarolando a nossa terra

 

📍 Sábado - 06/05/2023

08h – Mangueira I – Bocal de Ouro Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Bocal de Ouro Categorias Fêmeas/Machos

Sequência – Intervalo

Sequência – Julgamento dos Campeonatos e Grandes Campeonatos – Passaporte Outonal da ABCCC

19h – Coquetel de Lançamento da Campanha Freio de Ouro 2023 com Show de Ricardo Bergha

 

📍 Domingo - 07/05/2023

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final – Bocal de Ouro Categorias Fêmeas/Machos