Logo -
sombra

Premiação vai destacar criadores e proprietários com foco nas provas do tripé de seleção da raça

13 DE ABRIL DE 2023 - ATUALIZADA EM 13 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Ampliando ainda mais a valorização dos três pilares fundamentais da raça, a Associação Brasileira de Criadores Cavalos Crioulos (ABCCC) lança uma nova premiação a partir de 2023. Agora, criadores e proprietários com animais que participem nas três principais provas em questão (Final do Freio de Ouro, Morfologia Expointer e Marcha Anual de Resistência) dentro do mesmo ciclo serão reconhecidos com o prêmio “Luiz Carlos Cassal de Albuquerque - Seleção Integral”, troféu que será entregue na programação da Expointer (conforme descrito na circular). 

 

O novo modelo de premiação amplia o conceito que existia anteriormente, através do troféu da “Tríplice Coroa”, instituído em 2012, com o objetivo de destacar animais que ao longo de sua carreira tivessem completado estes três feitos. A possibilidade de se tornar um exemplar Tríplice Coroado segue ativa, mas agora também os criadores e proprietários que  levarem seus animais a completar a participação nas três decisões de seleção da raça no mesmo ciclo passam a ter um reconhecimento próprio (regras detalhadas no regulamento). 

 

COMO VAI FUNCIONAR A PREMIAÇÃO?

O prêmio basicamente é dividido em três categorias: Criador, Proprietário e Animal Tríplice Coroa, possuindo regras específicas e diferentes para cada troféu, seguindo o regulamento conforme mostrado a seguir: 

 

🟦 CATEGORIA CRIADOR

O criador (mesmo  código/razão  social)deve  possuir  animais de  sua marca/afixo nas 3 modalidades de seleção no mesmo ciclo, independentemente de quem seja o proprietário registral dos animais. Os criadores devem possuir no mínimo:

▪️ um animal participante da Final do Freio de Ouro;

▪️ um animal participante da Morfologia Expointer;

▪️ um animal que concluiu a Marcha Anual de Resistência.

Os animais podem ser distintos em cada modalidade e também todos os animais devem concluir a prova, não sendo considerados aqueles que forem retirados por qualquer motivo (como atestado, bem-estar animal ou indocilidade). 

 

🟦 CATEGORIA PROPRIETÁRIO

O proprietário (mesmo código/razão social) deve possuir animais sob sua propriedade registral nas 3 modalidades de seleção no mesmo ciclo, independentemente de quem seja o proprietário registral dos animais. Os proprietários devem possuir no mínimo:

▪️ um animal participante da Final do Freio de Ouro;

▪️ um animal participante da Morfologia Expointer;

️▪️ um animal que concluiu a Marcha Anual de Resistência.

Os animais podem ser distintos em cada modalidade e também todos os animais devem concluir a prova, não sendo considerados aqueles que forem retirados da prova por qualquer motivo (como atestado, bem-estar animal ou indocilidade)

 

🟦 CATEGORIA ANIMAL TRÍPLICE COROA

O animal deve possuir premiação nas 3 modalidades de seleção em sua trajetória, mesmo que em ciclos diferentes. Em sua trajetória o animal deve ser:

️▪️ Participante da Final do Freio de Ouro;

️▪️ Participante da Morfologia Expointer;

️▪️ Concluinte da Marcha Anual de Resistência.

O animal deve ter concluído cada prova, não sendo considerados aqueles que forem retirados da prova por qualquer motivo (como atestado, bem-estar animal ou indocilidade)

 

Homenagem a Luiz Carlos Albuquerque, grande incentivador da raça 

O nome escolhido para o troféu faz homenagem ao criador capaz de traduzir tamanha representatividade, possuindo laços e uma relação de relevância na história destas três seletivas. A homenagem foi oficializada com uma visita à Estância São Luiz, em Jaguarão/RS, nesta quarta-feira (12 de abril) onde representantes da diretoria da ABCCC fizeram o convite oficial a Luiz Carlos Albuquerque e presentearam o criador do afixo Sombra com uma placa de agradecimento e reconhecimento à sua trajetória ímpar de dedicação à raça. >> CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE A VISITA E HOMENAGEM A LUIZ CARLOS ALBUQUERQUE