Logo -
sombra

Conheça os jurados do Passaporte Morfologia de Santana do Livramento/RS

04 DE ABRIL DE 2023 - ATUALIZADA EM 06 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

No primeiro Passaporte Morfologia fomos ao Paraná conhecer os primeiros exemplares que já garantiram vaga na Morfologia Expointer 2023. É chegada a hora de irmos para a fronteira do Brasil com o Uruguai para darmos continuidade da seleção após a Expo FICCC 2023. No próximo final de semana (de 7 a 9 de abril), Santana do Livramento receberá criadores, proprietários e cabanheiros, além dos amantes da raça Crioula, para mais um grande evento que habilitará mais exemplares para a final do Ciclo Morfológico de 2023 do Cavalo Crioulo. 

 

Neste Ciclo a novidade fica por conta do jurado auxiliar, que é o responsável pela fila, ordenação e comentários da categoria Incentivo.

 

Sem perder o ritmo - já que o mesmo julgou a categoria Fêmeas na Morfologia Expo FICCC de 2023, que aconteceu no final de semana passado em Buenos Aires - Carlos Solanet terá a missão de avaliar os exemplares deste Passaporte. Mas outros julgamentos importantes marcam a carreira de Solanet, que está com Cavalos Crioulos desde que nasceu, sendo a quinta geração de sua família criando Crioulos. Natural de Ayacucho, reside atualmente em Buenos Aires, capital da Argentina. Estudado em Administração Agropecuária, se dedica a atividade agropecuária e a organização de exposições e congressos em seu País e no Uruguai. Participa, como criador, expositor e também ginete, de exposições morfológicas, paleteada e marcha de resistência. 

 

Carlos Solanet integra o corpo de jurados A da Morfologia na Argentina e a lista B no Freio de Ouro. Ele lembra que teve a sorte de julgar a Morfologia Expointer na categoria Fêmeas, no ano de 2018, Passaportes em Esteio e Bagé, sendo jurado também na Expo Prado, Exposição do Paraguai, Palermo e Outono na Argentina. Também jurado na Exposição Oficial na Itália e seu último compromisso foi a Morfologia FICCC. Orgulhoso e na expectativa do Passaporte, Solanet será secretariado por Emilio Solanet, que também integra o corpo de jurados na Argentina.

 

Santiago Schiavo será o jurado auxiliar 

 

Aprovado na última seleção de jurados da raça Crioula, Santiago Duglio Schiavo é natural e reside em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e tendo contato com o Cavalo Crioulo desde cedo, ainda quando criança. Participante do Campeonato Nacional de Paleteadas desde 2008, Santiago teve a oportunidade de julgar a Final da modalidade de 2022 da Força B, além da Final do Freio Jovem do mesmo ano. Além das finais, o Zootecnista que atua na área de ferrageamento de equinos, também julga Doma de Ouro, Campereada e Credenciadoras ao Freio de Ouro. 

 

Sobre a expectativa de ser jurado auxiliar no Passaporte que acontece em sua cidade natal, Santiago relata que "como todos sabem julgar um Passaporte não é uma tarefa nada fácil, e ter essa oportunidade de atuar como jurado auxiliar ao lado do Carlos Solanet é uma oportunidade ímpar na minha formação como jurado. Só tenho agradecer a Deus e a Associação pela confiança em mim  depositada".