Logo -
sombra

Brasil e Uruguai no topo da primeira fase do Freio FICCC 2023

31 DE MARçO DE 2023 - ATUALIZADA EM 03 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Na busca pelo Ouro, Prata, Bronze e Alpaca os conjuntos entram em pista para realizar as mais diversas etapas da maior ferramenta de seleção de Cavalos Crioulos do mundo: o Freio de Ouro. Acontecendo agora em terras Argentinas, na FICC 2023, a inserção do gado mudou o rumo e reescreveu novas perspectivas para os competidores que realizaram a etapa de Mangueira I e Campo I nesta sexta-feira (31), na La Rural em Buenos Aires. No final do dia o Brasil ficou no topo do pódio na categoria Fêmeas. Já na categoria Machos quem garantiu a liderança foram os hermanos do Uruguai. 

 

 

Com a decisão se aproximando do seu desfecho, na categoria Fêmeas a égua filha de Capanegra Jacarta e Capanegra Felicidad demonstrou toda a força e potência que uma Freio de Ouro traz consigo. Foi assim que Capanegra Acquavia repetiu o mesmo feito da etapa de Campo I (no Freio de Ouro 2022) e arrancou a nota na etapa de 13.375 pontos que, somados às outras etapas, fecham o dia com a parcial de 19.113 pontos, garantindo a ponta do ranking para a tostada. Conduzida por Eduardo Weber de Quadros ela é de criação e propriedade de Fernando Dornelles Pons, da Cabanha Capanegra de Dom Pedrito/RS.

 

Além da líder, outras três fêmeas do time Brasil estarão presentes na grande final: TL Índia Guapa-TE, Belle Mandala e Divindad 42 Nombrado.

 

>>> Clique aqui para ver as parciais da categoria na primeira fase

 

 

Já na categoria Machos, o fenômeno uruguaio retorna para provar o porquê de ser o detentor de três Freios de Ouro e um Freio de Ouro FICCC. Conduzido por seu fiel companheiro, Gabriel Marty, Colibri Matrero (representando seu país de origem), realizou pechadas certeiras na etapa de Mangueira e conduziu o gado na etapa de Campo de uma forma que lhe garantiu, mais uma vez, a liderança da categoria com média de 19,830. Filho de Del Oeste Acierto e Colibri Matrera, é propriedade e exposto pela Cabanha La Pacifica.


 

 

Entre os representantes brasileiros, o melhor desempenho ficou bem próximo, na segunda colocação da parcial. Santa Alice Posteiro (Freio de Prata 2021) com Fernando Andrighetti alcançou a média de 19,711. Sangue de Ganadero da Harmonia (Ouro em 2006) e Santa Alice Cambona, o cavalo é a aposta e confiança do proprietário Marcelo Bomfiglio Marçal, Estância Santa Alice, de Rosário do Sul/RS.

 

A categoria, aliás, teve 100% de aproveitamento para a delegação brasileira, já que outros seis exemplares também se classificaram para a fase final: Monarca da Dom Manoel, Zêzere do Canguçu, Guarani 61 da Sorsul, Rumo Certo do Portal Gaúcho, Campana Echo a Mano e Escorpião de São Pedro. 

 

>>> Clique aqui para ver as parciais da categoria Machos na primeira fase

 

O Freio de Ouro FICCC segue até amanhã, sábado (1), quando conheceremos os grandes vencedores. No julgamento desta prova, um trio que representa muito bem os três países FICCC: Carlos Loureiro de Souza 🇧🇷 Ignacio Lussich 🇺🇾 e Rodrigo Diaz de Vivar.

 

A programação do Freio FICCC segue neste sábado a partir das 9h, com a etapa de Mangueira II. Já a prova Bayard-Sarmento e etapa de Campo II estão marcadas para iniciar à 16h30.