Logo -
sombra

Confira: Cavalgada Infantil em Pedras Altas e Números dos Eventos do Cavalo Crioulo pelo Brasil 

21 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

 

Reforçando a versatilidade e expansão do Cavalo Crioulo por todo território Nacional, os Eventos Oficiais desta semana rompem limites fronteiriços e reuniram 396 animais, agradando os mais variados públicos e participantes das modalidades da raça, com provas passando por sete cidades, entre Rio Grande do Sul, terras de Santa Catarina e do Paraná, até chegar em solo mato grossense. 

 

 

Todos os Eventos Oficiais do Cavalo Crioulo que acontecem pelo Brasil durante todo o ano, estão disponíveis no site oficial da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos ou no app, na aba Eventos > Calendário. [Confira aqui]

 

Sábado divertido ao redor do Cavalo Crioulo em Pedras Altas/RS
 

Em paralelo aos Eventos Oficiais do Cavalo Crioulo dentro de pista, e garantindo assim o futuro dos mesmos, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pedras Altas, localizado ao sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, transformou o famoso Castelo de Pedras (Castelo Assis Brasil) da cidade, em um mundo encantado no último sábado (18), reunindo aproximadamente 12 crianças de diferentes faixas etárias. Um dia voltado inteiramente para unir crianças e famílias, em várias atividades educativas e recreativas ao redor do Cavalo Crioulo, como cavalgada com percurso de 10 km, jogos bolinha de gude, tiro ao alvo com bodoque (estilingue), brinquedos de ossos (Trazidos do Museu de Bagé/RS, pela psicóloga infantil, Maíra Maças), corrida do saco, contação de histórias com o tema Negrinho do Pastoreio, além de música e churrasco.

 

Realizado pela primeira vez, a vontade de criar um dia voltado para o contato das crianças com atividades campeiras, surgiu após notar a presença de muitas crianças durante os finais de semana e atividades na cidade de Pedras Altas, mas onde não havia nenhuma atividade em que envolvessem as mesmas,  como explica Vitor Piegas, Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pedras Altas, “Somos um Núcleo relativamente pequeno, muitos criadores integrantes do nosso Núcleo possuem campos em Pedras Altas, mas não residem no local, visitando apenas final de semana a região, trazendo assim família e filhos. Notamos isso que as crianças vinham de diferentes locais,  não havia uma atividade que integrasse as mesmas para socializarem e se divertirem, assim acabou surgindo a ideia de resgatar atividades campeiras e com o Cavalo Crioulo”. Piegas destaca ainda a longo prazo como o “dia off sem celular” promove laços que irão refletir a longo prazo, “Fiquei muito impactado com o movimento e comoção das pessoas, tanto no dia como agora como tem repercutido nas redes sociais, com um saldo muito positivo, vejo que essas crianças tendo contato garantem a vivência com o Cavalo e acabam pegando gosto pela atividade e isso reflete futuramente com toda certeza, assim como a própria ABCCC desenvolve atividades durante os eventos, refletindo no Freio Jovem”.

 

 

 

 

 

 

Resultado dos Eventos Oficiais de 15 a 19 de Março

 

Dom Pedrito /RS

Comprovando a habilidade campeira do Cavalo Crioulo e resgatando como ele foi forjado na lida de campo e trabalho com o gado, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito, concentrou o maior número de animais do final de semana, 106 no total, durante seu evento em duas modalidades: Campereada e Paleteada.

 

Camaquã/RS

Reunindo 59 animais inscritos, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Júlio Centeno Coutinho, em Camaquã, promoveu sua prova reunindo as modalidades de Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2023, Freio Proprietário, Freio Jovem e Paleteada.

 

Esteio/RS

No principal palco do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, 32 animais inscritos participaram da Exposição Morfológica do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região. 

 

>>> Confira aqui o Resultado da Exposição Morfológica do NCCC da 6ª Região <<<

 

 

 

 

Quaraí/RS

Tradicional na modalidade, o Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos, reuniu 44 inscritos na prova de Paleteada.

 

Pouso Redondo /SC 

Levando para a pista o ofício dos domadores durante o 4º Redomão Alto do Vale, promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Alto Vale Catarinense, em Pouso Redondo/SC, 26 animais inscritos disputaram o lugar mais alto do pódio, além de 8 novos garanhões participantes na Concentração de Machos.

 

Medianeira/PR 

Já em solo paranaense, no oeste do estado, em Medianeira, 60 animais participaram do Crioulaço e Laço Criador promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste do Paraná, contando com a participação de dois participantes do Paraguai. E mais 13 animais passaram pela Revisão Coletiva, com o Técnico Credenciado à ABCCC.
 

Chapada dos Guimarães /MT

Tradicional no gosto popular e com cada vez mais adepto ao Cavalo Crioulo na modalidade, 49 animais inscritos participaram do Crioulaço e Laço Criador promovido pelo Núcleo Mato Grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, em Chapada dos Guimarães/MT.