Logo -
sombra

Inclusão de Ouro chega pela primeira vez ao Paraná

20 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Santa Catarina e Rio de Janeiro já receberam e agora será a vez do estado do Paraná sediar uma classificatória do Inclusão de Ouro. Na próxima sexta-feira (24/03), a Cabanha São Rafael, em São Luiz do Puruña, receberá os competidores da modalidade que cresce a cada ciclo que passa e emociona a todos que acompanham, tendo a sua grande Final realizada no principal palco da raça Crioula, em Esteio/RS.

 

A coordenadora da Subcomissão do Inclusão de Ouro, Josilene da Silva Martins, relata que a cada ciclo as expectativas são boas e que a cada ano a modalidade conta com crescimento no número de participantes. "Sempre a cada início de ciclo as nossas expectativas são as melhores possíveis. Saber que a prova se consolidou, que a modalidade vem crescendo e que mais pessoas estão buscando informações, maneiras e condições de participar é sempre muito gratificante", descreve a coordenadora.

 

Josilene lembra das classificatórias que já foram realizadas fora do Estado e que isso expande os horizontes do Cavalo Crioulo e oportuniza a participação de mais pessoas na modalidade. A gente já fez uma classificatória no Rio de Janeiro e em Santa Catarina em ciclos passados, e este ano chegamos ao Paraná, então para nós, em relação a prova e a modalidade, a expansão, poder dar a oportunidade para pessoas com patologias diferentes, com deficiências diferentes, de outros estados estarem conhecendo a nossa cultura, estarem se envolvendo com o nosso Cavalo e virem correr no palco maior da raça que é Esteio, é sempre muito animador", relata. 

 

A coordenadora revela a participação de atletas que são atletas do adestramento: "A prova do Paraná contará com dois participantes que treinam em Brasília, para a seleção paraolímpica brasileira de adestramento, sendo que um participante fará a sua estreia. Então é um desafio maior que são competidores paraolímpicos que tem uma outra visão e estão vindo para a prova pois são do campo e tinham essa expectativa de participar de uma prova campeira, mais relacionado com a cultura gaúcha". 

 

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Paraná já está preparado para receber os participantes da modalidade. Segundo o Núcleo, tudo está sendo organizado e pronto para que os participantes se sintam bem e acomodados. Com apoio da ABCCC, o Núcleo espera fazer uma boa prova e que isso se torne inspiração para outras pessoas e outros Núcleos, para cada vez mais a raça Crioula incluir a todos.