Logo -
sombra

Nota de Falecimento: Antonino Souza Dornelles

18 DE FEVEREIRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 10 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica o falecimento do Médico, Pecuarista e criador de Cavalos Crioulos, Sr Antonino Souza Dornelles, ocorrido aos 85 anos, neste sábado (18/02), em sua propriedade em Alegrete, no Rio Grande do Sul. O velório acontece na sede da Funerária Angelos, com sepultamento marcado para às 11h da manhã no cemitério municipal da cidade. 

 

Antonino era um apaixonado pela raça, iniciando sua criação de cavalos no início da década de 80, após receber de presente de Serginho e de Abílio Nogueira de Oliveira, um exemplar do Cavalo Crioulo. Foi daí, através de Farrapo da Diamantina, que Dornelles iniciou a criação da raça na Estância Olhos D’Água. Com o sucesso neste segmento, Antonino passou a participar ativamente do mundo crioulista, onde ocupou por duas vezes o cargo de presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete, sendo um dos precursores da construção da sede do núcleo, no Parque de Exposições Dr Lauro Dornelles.  Antonino deixa 3 filhos, 8 netos e 1 bisneta. 

 

A Associação, em nome de sua diretoria e colaboradores, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de perda. Também deixa aqui sua sincera gratidão e reconhecimento à sua história junto a essa família e ao Cavalo Crioulo.