Logo -
sombra

Vaquero Working Cow Horse: Acontece primeira Clínica da nova modalidade da raça

01 DE FEVEREIRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 01 DE FEVEREIRO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Marcada para acontecer em Outubro deste ano, jurados e ginetes reuniram-se com integrantes da vice-presidência de Provas Funcionais e Esportivas da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos nesta semana, entre os dias 30 e 31, com o intuito de conhecer ainda mais a nova modalidade que deve ser oficializada a lista de provas oficiais do Cavalo Crioulo, a Vaquero / Working Cow Horse, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

 

Com participação aproximada de trinta integrantes, além dos técnicos convidados e que participaram de forma remota, a Clínica da modalidade, que une os movimentos de rédeas com condução e manejo do novilho, teve como finalidade a simulação da prova, avaliação de julgamento e o andamento da disputa, dividida em parte teórica onde os participantes puderam conhecer a prova, suas regras e conceitos,  passando posteriormente para a prática, onde ginetes executaram o percurso apresentado e jurados avaliaram conforme regulamento. 

 

O vice-presidente de provas esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, destaca que a ideia é dar qualidade à modalidade. “A associação é uma entidade de muitos anos e sempre primando pela qualidade. Não poderíamos levar à frente uma prova de tamanha importância sem a seriedade que estamos tendo. Temos consultores de entidades com mais tempo que a gente de prova, estamos selecionando um quadro de jurados e orientando nossos ginetes”, destaca Gonzales.

 

O técnico e jurado paranaense do Cavalo Crioulo, Gustavo Arhanistsch, destacou a importância dessa troca de experiência entre todos que acreditam que a nova modalidade é uma boa aposta para a raça. “A Clínica sobre a prova Vaquero/Working Cow Horse fez com que conhecêssemos melhor a modalidade, os percursos, movimentos e critérios de julgamento. A participação da diretoria juntamente com os jurados da ABCCC e ginetes foi importante para troca de informações, ideias e ajustar detalhes que darão mais brilho à competição. Acredito que nosso Cavalo Crioulo pode competir em alto nível nesta linda prova, e a oficialização da modalidade será favorável para toda a comunidade Crioulista.” ressalta o jurado.

 

O Gerente de Expansão do Cavalo Crioulo, Gérson Almeida de Medeiros, lembra do esforço da diretoria e da importância da modalidade na expansão da raça Crioula pelo Brasil. “Uma prova que será oficializada pela ABCCC, a Diretoria está trabalhando firme em cima do regulamento, acertando detalhes. A gente acredita que é uma prova muito importante para a expansão do Cavalo Crioulo para atingir um novo leque de treinadores, criadores, uma prova que vem muito forte com a cultura do Cavalo Crioulo, então a gente acredita nesse projeto e estamos trabalhando firme para que isso dê certo” , enfatiza Gérson. 

 

Prevista para março, a segunda Clínica de Vaquero Working Cow Horse, prevê que a primeira edição da Prova Vaquero Working Cow Horse, seja realizada em outubro de 2023, com premiação de R$ 100 mil aos participantes.