Logo -
sombra

Definidos os jurados da Morfologia Expointer 2023

17 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Às vésperas de fechar o ano de 2022, o planejamento das atividades do Cavalo Crioulo para 2023 segue em pleno andamento, já visualizando uma das principais decisões da temporada. Foram definidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos os jurados da Morfologia Expointer 2023, evento previsto para ocorrer entre meados de agosto e setembro do próximo ano. Para desempenhar a avaliação e a seleção dos campeões, foram indicados dois nomes com carga de experiência em julgamentos e que já tiveram passagens pela Expointer anteriormente: na categoria Fêmeas, Mário Móglia Suñe; e na categoria Machos, Vinícius Guedes Freitas. Além disso, Rodrigo Albuquerque Py fica como reserva para ambas as categorias. 

 

A decisão, que chega cedo, ainda antes no início do próximo ano, foi planejada para atender as expectativas e a organização daqueles que já se preparam para a nova temporada da Morfologia. “Junto com o Colégio de Jurados e o Conselho Deliberativo Técnico nós fizemos a antecipação da divulgação dos nomes, pensando em oportunizar aos criadores que vão competir no ciclo já saberem quem são os avaliadores”, explica a vice-presidente Técnica da Associação, Patricia Wolf. A respeito da escolha, a confiança é de que os avaliadores, através de suas trajetórias, já traduzem bem as justificativas de estarem indicados para essa posição de julgar os melhores da temporada. “São criadores muito competentes, jurados consagrados e pessoas que já contribuíram muito para a raça. Esperamos que todo mundo fique contente (com a escolha), assim como nós ficamos, com segurança de que, com certeza, eles vão fazer um excelente trabalho”, ressalta Patricia

 

Também participando desse processo, o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas (e também coordenador do Colégio de Jurados), André Luiz Narciso Rosa destaca que a escolha e divulgação neste momento “faz parte de um projeto de ações voltado aos associados e aos expositores do ciclo” e ainda conta como se chegou aos indicados através de análise técnica e trabalho em conjunto. “A pedido do CDT, o Colégio de Jurados formatou uma lista de nomes aptos para tal distinta atribuição”, também compartilhando a percepção de que a seleção dos avaliadores em questão é fortalecida pela qualidade destes. “São três nomes incontestáveis, um jurado para machos, um para fêmeas e mais um terceiro reserva. Tenho certeza que aliados à qualidade dos animais farão um grande trabalho”, projeta o vice-presidente. 


 

Saiba mais sobre os jurados da Morfologia Expointer 2023:


 

Natural de Bagé/RS, onde tem seu criatório - a Cabanha Campana - Mário Móglia Suñe atua em julgamentos há aproximadamente quatro décadas, tendo sua primeira participação como jurado aos 19 anos de idade. Fazendo parte da quarta geração de uma tradicional família de criadores da raça, já teve passagens pela diretoria da Associação e carrega larga experiência como jurado em importantes seletivas, como Finais do Freio de Ouro, a própria Morfologia Expointer em anos anteriores (cuja última oportunidade que julgou foi em 2019) e exposições nacionais e internacionais, entre outros eventos de seleção do Cavalo Crioulo. 

 

Assumindo mais uma vez essa missão, o jurado expressa boas expectativas e gratidão pela escolha de seu nome. “Só tenho a agradecer a indicação do CDT e a homologação da diretoria. É uma satisfação muito grande e um prazer, mais uma vez, exercer essa difícil tarefa. Com certeza, aquele ‘frio na barriga’ sempre dá e não vai ser diferente dessa vez, apesar de já ter julgado algumas vezes a própria Expointer e outras exposições importantes, mas a responsabilidade é sempre muito grande. Da minha parte, somente agradecer a confiança e pedir que Deus nos ilumine, porque escolher na Expointer as quatro melhores éguas num universo tão importante de matrizes que pisa dentro daquela pista realmente é tarefa muito difícil”, comenta Suñe. 



 

 

Criador da raça na Estância Escondida, localizada em Alegrete/RS, Vinícius Guedes Freitas já foi vice-presidente Técnico da Associação e tem extensa experiência no julgamento morfológico e funcional do Cavalo Crioulo, com destaque para sua atuação nas Finais do Freios de Ouro e Morfologia Expointer, além de eventos internacionais como a Expo Palermo e Freios de Ouro na Argentina, sendo que também atuará como árbitro da categoria Fêmeas na Expo FICCC 2023. Na mostra da Expointer, sua participação mais recente foi na seleção dos campeões no ano de 2015. 

 

A participação integra um ano que promete ser um tanto especial na trajetória de Vinícius como avaliador da raça. Segundo ele, chegar a julgar Esteio é uma realização pessoal para qualquer criador e jurado, por isso agradece a indicação: “graças a Deus, graças ao trabalho que o meu pai me ensinou, que eu consegui seguir fazendo na cabanha, consegui de novo ser jurado. Agradeço ao Conselho Técnico e às pessoas que acreditam no meu trabalho. É uma realização muito grande. Sinceramente é o ápice que a gente pode chegar como jurado. Muito satisfeito, muito feliz pelo meu nome ser escolhido”, comenta ele ao lembrar que além de julgar a Expointer novamente, também foi indicado para atuar como árbitro na Expo FICCC que acontecerá na Argentina e, há pouco, também convidado para julgar a exposição do Prado, no Uruguai, tornando o ano 2023 de gratificação para sua carreira de seleção nas pistas. 

 

O caminho até a Expointer 2023

Também já foi definida e divulgada, no mês de novembro, a agenda de seletivas que habilitam para a mostra da Expointer, com os locais e datas das Morfologias Passaportes do Cavalo Crioulo. Ao todo, 22 seletivas e uma prévia percorrem oito estados brasileiros passaporteando os animais para o principal julgamento morfológico da temporada. Ainda não viu o calendário de eventos para 2023? Clique aqui e confira todas as atividades programadas para o próximo an