Logo -
sombra

Conheça quem faz parte da Subcomissão do Crioulaço

09 DE DEZEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Ela é a primeira modalidade do Cavalo Crioulo a ter sua final nos ciclos da raça e é uma das modalidades que conta com milhares de adeptos em todo o Brasil: o Crioulaço. Destinada aos laçadores que praticam o esporte com cavalos da raça Crioula, consiste em três forças: A, B e C, além de Laço Criador, Potro de Ouro, Laço Prenda e Laço Família, essa última sendo uma novidade da próxima Final. Para a Final de 2023, as inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro de 2022, através da área restrita do site da ABCCC. 

 

O coordenador da Subcomissão do Crioulaço, Telmo de Oliveira Peixoto, ressalta a importância do envolvimento da família em torno do Laço. Para ele, a "expectativa é fazer dois anos de Crioulaço com o envolvimento bastante da família, trazer ela para dentro do Crioulaço, aumentando a participação de pais, filhos, netos, claro que tem as disputas de quem é profissional, mas também queremos fazer esse envolvimento familiar, que é o grande objetivo da nossa raça, de trazer a família para dentro dos eventos. Esse ano já criamos a modalidade de Laço Família, então o foco é envolver cada vez mais a família", afirma Telmo.

 

Confira um pouco do perfil dos integrantes da Subcomissão do Crioulaço deste biênio:

 

Telmo de Oliveira Peixoto

Médico veterinário, com criação de Cavalos Crioulos em Júlio de Castilhos, junto com a família, a Fazenda Tarumã - de Afixo Tarumã, e residindo entre a cidade e Santa Maria/RS. Nas duas últimas gestões foi coordenador da subcomissão de Campereada. Também já integrou a subcomissão do Crioulaço. O envolvimento com laço vem desde muito cedo, começando com sete anos de idade, através do seu pai, um dos grandes incentivadores da criação do Crioulaço. 

 

Gilberto Lubisco Guazzelli

Talvez por esse nome nem todos reconheçam, mas quando se fala em Papapa todos do universo do laço conhecem. Locutor de rodeios a 30 anos, radialista e comunicador, criador de Cavalos Crioulos - Afixo J, Estância Boa Vista, em Cachoeira do Sul/RS, onde reside, é a primeira vez que faz parte desta subcomissão e a cinco anos é o diretor dos narradores do Crioulaço. Tem o envolvimento com o laço desde 1996, narrando no Brasil e no exterior, entre os maiores eventos do laço. Atualmente sua voz pode ser escutada em todo o país através de sete emissores de rádio.

 

Robson Jardel Schnaider

Empresário e produtor rural, natural de Gaspar e reside atualmente em Ilhota, Santa Catarina. Criador de Cavalos Crioulos desde 2004 - Cabanha Paulo Afonso. Nenhum cargo na Associação. O envolvimento com o Laço desde criança, patrão de CTG há mais de 20 anos, coordenador e vice-coordenador da 8º Região Tradicionalista de Santa Catarina. A sua criação de Cavalos Crioulos é exclusivamente voltada para as competições de Laço. 

 

Manuel Rocha Crossett

 

Manuel Rocha crossetti

Médico e natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o laço faz parte da vida de Manuel desde de criança e desde lá o gosto por laçar nunca parou. Com criação de Cavalos Crioulos na Cabanha Guassupi, na qual foi tricampeã do Ranking do Crioulaço, também faz parte da subcomissão responsável pela realização e o incentivo para a modalidade do laço dentro da raça Crioula nos próximos dois anos.