Logo -
sombra

Crioulaço: saiba quem pode se inscrever e conheça a nova categoria Laço Família

23 DE NOVEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

 

Uma das modalidades que mais cresce na raça Crioula está perto de sua etapa final. Com o período de inscrições abertas até o dia 12 de dezembro, o Crioulaço 2023 acontecerá entre os dias 10 a 14 de janeiro de 2023, no palco principal da raça, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Como é de praxe, todos os anos o Cavalo Crioulo esclarece dúvidas e traz ainda mais novidades para a prova. Neste ano preparamos este material sobre as categorias e também uma novidade para os competidores. Confira todas as informações abaixo.

 

>>> Clique aqui e confira a circular do Crioulaço 2023 atualizada 

 

Preciso estar classificado para disputar as categorias?

Sim e não. Conforme citado no regulamento atualizado da modalidade, há apenas algumas categorias que exigem que o competidor ou competidores tenham disputado as etapas classificatórias dos núcleos, que são elas: 

 

I – Crioulaço; 

  • Art. 14 - Todas as duplas inscritas se classificam para a etapa Final Nacional, de acordo com sua colocação na etapa Classificatória.

 

II - Laço Criador; 

  • Art. 20 – Todos os conjuntos inscritos se classificam para etapa Final Nacional, de acordo com sua colocação na etapa Classificatória.

 

Para as demais categorias como Potro de Ouro, Laço Prenda e Laço Família, os concorrentes podem se inscrever livremente, sem terem passado pelas etapas de classificação nos Núcleos. Porém, mesmo com inscrições livres, é necessário se atentar às especificações de cada uma. Todas essas informações também estão presentes no regulamento da prova. 

 

NOVIDADE: Laço Família é incluído na disputa

Criada especialmente pensando nas famílias crioulistas que também laçam em conjunto, a categoria Laço Família passa a fazer parte do circuito da Final Nacional do Crioulaço. A nova categoria une outras divisões que já fizeram parte da prova (Laço Pai e Filho, Laço Pai e Filha, Laço Irmãos) em uma só, unificando a prova em um conceito ainda mais familiar. 

 

Como faço para participar?

Para fazer parte da nova categoria é necessário que um dos integrantes da dupla esteja inscrito em uma das quatro outras categorias da prova, ou seja, todos que se inscreverem nas categorias Crioulaço, Laço Criador, Potro de Ouro e Laço Prenda também estão habilitados a inscrever-se para o Laço Família, a qual também não há limite para o número de inscrições.

 

Além de estar inscrito em outras categorias, o competidor e a outra pessoa que fará parte da dupla deverão possuir parentesco de grau 1, os quais se configuram como cônjuges, irmãos, filhos, pai ou mãe. 

 

As inscrições para a categoria Laço Família já estão abertas e também deverão ser realizadas na Área Restrita do site, assim como as demais modalidades. O valor das inscrições é de R$ 250 reais por dupla para sócios do Cavalo Crioulo e de R$ 500 reais por dupla para não sócios. Todas estas e demais informações estão presentes na circular atualizada da modalidade.