Logo -
sombra

Morfologia FICCC 2023: prévia morfológica completa as vagas da delegação brasileira

03 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Jovens promessas da raça e exemplares com campanhas já consolidadas se juntaram e preencheram a pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, em busca da chance de representar o Brasil na Morfologia da FICCC 2023, evento que ocorre na Argentina, entre março e abril do próximo ano. Dos 78 animais inscritos na Prévia Morfológica para a Expo FICCC, 22 foram aprovados e agora integram a delegação brasileira, se unindo assim aos oito animais premiados no grande campeonato da Morfologia Expointer 2022, já habilitados. Ao todo, o Brasil tem 30 vagas na disputa pelas premiações do evento internacional. 

 

>>> CLIQUE PARA VER A LISTA DE APROVADOS DA PRÉVIA MORFOLÓGICA FICCC 2023

 

O resultado veio após dois dias de programação: na sexta-feira (02), avaliação da categoria Machos, com 31 inscritos; já as 47 fêmeas concorrentes passaram em pista na manhã de sábado (03). A análise e decisão da lista de aprovados desta Prévia ficou com o olhar e trabalho conjunto dos técnicos da Associação: Alexandre Pons Suñe, Carlos Marques Gonçalves Neto e Rodrigo Albuquerque Py. Além das 22 vagas já garantidas na FICCC, o trio de avaliadores indicou também mais 10 animais que ficam como reservas para o evento (importante ressaltar que os reservas na categoria Machos serão chamados, na ordem divulgada no documento, somente se houver desistência de algum dos machos habilitados. E na categoria Fêmeas, da mesma forma, se houver desistência entre as éguas que tem a vaga garantida). 

 

Rodrigo de Albuquerque Py, um dos técnicos responsáveis pela seleção, destaca o alto nível que esteve em pista nesta Prévia. “Essa Prévia, da qual selecionamos para a FICCC, em Buenos Aires, como era de se esperar, uma Prévia de excepcional nível, tanto de machos quanto de fêmeas, decisões muito justas e ajustadas, tudo muito próximo em termos de qualidades e virtudes dos animais, a gente espera que essa delegação que vai representar o Brasil seja extremamente competitiva e nos traga bons resultados”, conclui Py. 

 

Importante lembrar que na lista de aprovados os animais estão enquadrados nas categorias, inclusive com sua nomenclatura, em que competirão na Expo FICCC 2023, já que a Morfologia obedece ao disposto no regulamento vigente do país sede, neste caso, a Argentina. Cabe salientar que as categorias têm, além do nome, a disposição por idades distintas do que consta no regulamento da ABCCC, dividindo os animais por período de nascimento. Ainda há diferença de apresentação no que se refere às categorias apresentadas a cabresto ou montadas.

 

Reveja todos os momentos da seletiva na transmissão

Quem não conseguiu acompanhar a prévia pode assistir todos os detalhes da seletiva através da transmissão ao vivo que fica disponível no canal do Cavalo Crioulo Oficial no Youtube. A íntegra desta seletiva foi registrada de perto, com apresentação de Estela Facchin e comentários de Christina Freitas Bandeira de Mello ➡️ Clique e assista a Prévia no Youtube