Logo -
sombra

Dia de Campo permite aproximação de futuros profissionais com o Cavalo Crioulo

01 DE DEZEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 01 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

 

Em terras paranaenses, precisamente na cidade de Palmas, o Cavalo Crioulo, foi foco de mais um Dia de Campo,  tradicional evento realizado na última semana pelo criador Sady Loureiro Neto, em sua propriedade Fazenda Rosal do Cruzeiro, que desde seu surgimento em 1982, transcende gerações em busca de melhoramento genético, com foco morfológico e funcional aliado ao temperamento do animal.  

 

Oportunizar o contato entre estudantes que serão futuros profissionais atuantes no mercado, com o Cavalo Crioulo e suas vertentes, acaba sendo o principal destaque do encontro. O criador ressalta que alguns alunos estão tendo a oportunidade de conhecer profundamente e detalhadamente pela primeira vez sobre a raça e correm um grande risco: apaixonar-se pelos animais da raça Crioula. “Para mim como criador é muito importante esse contato, que muitas vezes acaba sendo o primeiro desses profissionais. Com base nos relatos que tenho aqui, são de pessoas que admiravam os animais, mas não tinham contato com um animal bem cuidado, registrado, puro, bem selecionado, e que costumo dizer que acaba sendo “amor à primeira vista” após a vivência aqui na Fazenda, o que faz com que esses profissionais busquem mais a raça e sintam interesse por ela”, explica o criador. 

 

Adepto a diversificação na propriedade, a Fazenda Rosal do Cruzeiro possui, além do destaque na criação de Cavalos Crioulos, atividades agrícolas com a produção de cultivares em larga escala e pecuárias na criação de Gado Caracu. Desta forma sendo exemplo para instituições de ensino voltadas às áreas agrárias da região, que buscam o pecuarista e a sede para expandir o conhecimento de seus alunos, nesta visita 25 estudantes do oitavo período do Curso de Medicina Veterinária estiveram na propriedade.  “Esse contato com novos profissionais da área, é uma troca muito importante e interessante, onde o professor consegue se expor muito mais que em sala de aula, ultrapassando as barreiras da teoria, e permitindo que os alunos vivenciem a prática em uma propriedade real”, ressalta o criador Sady. 

 

Os estudantes puderam aprender com o criador e professores sobre Andrologia* Equina e Bovina, técnicas de melhoramento genético e direcionamento de acasalamentos e padrões raciais da Raça Crioula. Reforçando os ensinamentos, quem acompanhou o Dia de Campo foi o médico veterinário e técnico credenciado à ABCCC, Adolfo José Martins Neto. “Poder contar com o técnico credenciado da ABCCC faz toda diferença em nosso evento com os estudantes, uma vez que sua presença acaba sendo uma extensão da Associação dentro da minha casa, possibilitando credibilidade e notoriedade ao evento”, destaca Loureiro. 

 

 

*Andrologia é a especialidade médica dedicada ao estudo e cuidado diagnóstico e prognóstico da saúde masculina, especificamente o que se refere à função sexual masculina, ao sistema reprodutivo masculino, e às questões conexas, anatômicas, biológicas, psíquicas, urológicas e outras.