Logo -
sombra

Final do Enduro irá destacar a resistência, rusticidade e recuperação do Cavalo Crioulo

24 DE NOVEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

 

Percorrendo distâncias  de 30 km, 50 km ou 80 km, cavaleiro e animal irão provar a sincronia de equitação e compasso de cascos, onde a resistência e rusticidade do Cavalo Crioulo, pilares da raça, são fatores cruciais no bom desempenho da prova, ainda mais na Final Nacional do Enduro, que acontece neste final de semana, nos dias 25 e 26 de novembro, na Cabanha Las Xucritas, em Pelotas/RS. Já está disponível o Catálogo da Final do Enduro 2023 para conhecermos os competidores que buscam o título mais alto nesta final, homens e mulheres, com idades variadas e uma paixão em comum.

 

>>> Confira o Catálogo da Final do Enduro 2022 <<<

 

O Enduro do Cavalo Crioulo é a modalidade que testa a resistência do conjunto de cavalo e ginete, divididos nas categorias Iniciante, Intermediária e Principal, eles buscam a superação de limites de resistência, velocidade e a capacidade de recuperação frente a obstáculos naturais, terrenos e distâncias variadas, sempre preservando a integridade física do ginete e a saúde, bem-estar e o futuro atlético do equino.

 

Destacando as qualidades do Cavalo Crioulo, em suas vertentes de seleção da Raça, a médica veterinária e atual Coordenadora da Subcomissão do Enduro, Cristina Zambrano, aponta sobre esse ciclo o bom desempenho nos percursos pelos animais. "Neste ano de 2022, tivemos três etapas onde vários animais se destacaram por sua performance, resistência e treinamento, assim conseguimos avaliar a boa aptidão do conjunto, assim como o alto poder de recuperação do animal”, enfatiza ela. 

 

Zambrano que já contribui para a modalidade há bastante tempo, trabalha em prol da modalidade há mais de 15 anos, conterrânea da cidade escolhida para esta final – Pelotas/RS, não esconde seu entusiasmo em receber os competidores para a Grande Final. “Estamos finalizando os últimos detalhes para recepção  dos competidores vindos de diferentes locais do estado como por exemplo Rosario do Sul, Aceguá, São Vicente do Sul, Triunfo e até aqui de Pelotas, assim como todos os amigos que quiserem prestigiar nosso evento”.  Essa é a terceira etapa do Circuito de Enduro – Dom Pedrito/RS e Cachoeira do Sul/RS respectivamente sediaram as primeiras etapas. 

 

Ao todo a Final serão trinta conjuntos, disputando as categorias de 80 Km, 50 km, 30 km – A e B, e a Categoria  “Endurinho”, – a última categoria acaba não sendo uma prova oficial da modalidade, mas sim, um incentivo às crianças que são o futuro da raça e suas  modalidades esportivas.

 

>> Clique para ver o mapa do percurso da Final do Enduro

 

Em todas as categorias, após a conclusão dos percursos pelos conjuntos, serão avaliados  e premiados o Ginete Destaque, Cabanha Endurista e Animal Destaque; que a ABCCC contempla com o troféu “Raçudo”. 

 

Acompanhe todos os detalhes da Final do Enduro 2022, através do nosso canal oficial no instagram do Cavalo Crioulo, em @cavalocrioulooficial .

 

A Final do Campeonato de Enduro do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio  de Sicredi.

 

Confira a Premiação da Final do Enduro 2022:

Confira a programação:

25/11/2022 – Sexta-feira 

Até às 15h – Entrada dos animais 

15h – Admissão e Vet Check dos animais 

17h – Reconhecimento do percurso 

18h30 – Reunião com os competidores 

 

26/11/2022 – Sábado 

07h – Largada – 80km 

08h – Largada – 50km 

15h – Largada – 30 km A e B 

17h – Endurinho 

18h30 – Entrega de Prêmios e Jantar de Confraternização