Logo -
sombra

Competidores concluem a primeira fase da Final do Freio do Proprietário 2022

23 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Na disputa da final do Freio do Proprietário 2022 um novo elemento entrou em cena nesta sexta-feira (23), no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS: o gado. Nas etapas de Mangueira e Campo I os ginetes tiveram que mostrar habilidade e desenvoltura com o Cavalo Crioulo no aparte, nas pechadas e na condução do boi na “paleteada”. Avançaram para a fase final, que acontece neste sábado (24) os 14 melhores conjuntos de cada uma das cinco categorias em disputa. Após o término da etapa de Mangueira II a pista oficial do Cavalo Crioulo será palco da final do Inclusão de Ouro 2022. Todas as emoções das finais você poderá acompanhar através da transmissão ao vivo nos canais oficiais do Cavalo Crioulo

 

Box 25 - Vinicius de Sousa Correa com RZ Flor de Outoño II da Carapuça-TE

 

Com desempenho equilibrado, desde o início da competição pelo título do Freio Proprietário 2022, sustentou-se nas etapas de Mangueira e Campo I, e a liderança da categoria Amador A segue intacta pelo ginete Vinicius de Sousa Correa, conduzindo RZ Flor de Outoño II da Carapuça-TE, filha de Hijo Bueno da Reconquista e Descoberta do Itapororó, criação de Rubens Elias Zogbi. O conjunto obteve a pontuação de 10,928 pontos até o momento. Exposto pelo próprio ginete, estabelecimento CTD André Silva, Caçapava/SP, o conjunto segue à Fase Final neste sábado, 24, às 8 horas da manhã, com as etapas de Mangueira II, Bayard Sarmento e Campo II. 

 

>>> Confira aqui a planilha da categoria Amador A após a etapa de Campo I

 

Box Paulo Roberto dos Santos Mota com Nazarena do Perau da Águia

 

Uma liderança parcial inédita marcou a disputa da categoria Master A após a etapa de Campo I. Depois de começar a disputa na quinta colocação, Paulo Roberto dos Santos Mota, montando Nazarena do Perau da Águia, tem a média parcial de 10,105, após a corrida com o boi. A égua colorada é filha de Campana Sueldo e Flor do Perau da Águia, criada por Heber da Rosa Farias e exposta por Sabrina Lopes Mora, Cabanha Despertar, Piratini/RS.

 

>>> Confira aqui a planilha da categoria Master A após a etapa de Campo I

 

Box 96 - Roberto Amaral com Esperança de Uruguaiana

 

Após o segundo dia de competições da Categoria Amador B, em busca do lugar mais alto do pódio, os competidores foram a terceira categoria a realizar seus desempenhos com os novilhos, no dia de hoje (23), e agora contam com um novo líder parcial, Roberto Dimas Ribeiro do Amaral, montando Esperança de Uruguaia, somam média final de 10,281 pontos. Filha de Comandante II do Purunã – TE e Taguatinga 346 da Tradição, a colorada de seis anos, foi criada por Henrique Kurtz Löf, exposta e montada pelo próprio ginete, pelo estabelecimento Rancho Rochedo, de Lages/SC.

 

>>> Confira aqui a planilha da categoria Amador B após a etapa de Mangueira I

 

Box 135 - Sandro Facco com Data Venia Chamarra

 

A sequência de placas pretas definiu o líder do ranking na categoria Master B, e manteve-se após a etapa de mangueira no aparte. O bom desempenho no segundo dia de competições, fez com que Sandro Rogério Facco com Data Venia Chamarra, alcançasse os 12,975 pontos de média parcial.  Facco é uma figura já conhecida nos pódios da modalidade, já tendo conquistado o Bronze e Alpaca em 2017, Ouro e Prata em 2018, Ouro e Bronze em 2019, Prata em 2020, Ouro e Prata em 2021 e o Ouro na primeira Supercopa do Proprietário. Data Venia Chamarra, é criada por Marcelo da Costa Gambogi e exposta pelo próprio Sandro, da Cabanha Certeza, de Porto Alegre/RS. 

 

>>> Confira aqui a planilha da categoria Master B após a etapa de Mangueira I

 

Box 145 - Valentina Jardim com  Altar do Kavaju Porã

 

As ginetes da categoria Feminina foram as que arrancaram as maiores torcidas e vibrações vindas da arquibancada ao realizar os apartes, “barulho” esse que foi acompanhado das boas notas conquistadas pelas competidoras. E teve direito a 100% de aproveitamento da líder parcial desta primeira fase, Valentina Filgueiras Converso Jardim, com três notas 10 de placa obtidas em sua apresentação, fechando a primeira fase com  média 12,613, abrindo assim uma vantagem de mais de dois pontos para a segunda colocação. Ela - que também tem em sua trajetória a conquista recente de um troféu de Prata no Freio Jovem na categoria Júnior Feminina em 2020 - concorre nesta decisão conduzindo o cavalo tostado Altar do Kavaju Porã, um filho de Capanegra Jacarta na mãe Noiva do Kavaju Porã, exposto por Ana Lucia Ferreira Jardim de Converso, Estância Caneleira, de Uruguaiana/RS. 

 

>>> Confira aqui a planilha da categoria Feminina após a etapa de Mangueira I

 

Rompendo as barreiras nacionais, o Freio do Proprietário recebeu a participação especial de ginetes estrangeiros. Enrico Pavese, da Itália, representante da Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC), Aurore Descombes, da França, representante da Association Française des Eleveurs de Chevaux Criollos (AFECC) (ambos vencedores do Freno de Oro Europa 2019) e Carlota Quevedo, do Paraguai, representante da Asociación de Criadores de Caballos Criollos del Paraguay (ACCCP) fazem uma disputa à parte. Os ginetes irão realizar todas as etapas da modalidade, podendo ter a vivência de uma competição no Brasil. 

 

>>> Confira aqui a planilha dos ginetes Internacionais após a etapa de Mangueira I

 

Programação movimenta o Freio do Proprietário

Com uma intensa programação dentro e fora da pista, o Freio do Proprietário irá distribuir mais de R$ 37 mil em premiação. Além da confraternização após a entrega de prêmios, haverá a oportunidade da prática de Beach Tênis, contando com uma Arena construída ao lado do Restaurante do Cavalo Crioulo, com aulas e jogos, mais informações podem ser obtidas através desse link

 

Para valorizar aqueles profissionais artesãos que produzem artigos em couro cru com características próprias gaúchas, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também promove a terceira edição do Concurso Nacional de Guasqueiros. O concurso acontece junto com a 1ª Mostra de Aperos, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022. O evento receberá guasqueiros de todo o país e serão três categorias a serem julgadas no concurso deste ano: Buçal de Luxo; Buçal de Serviço; Peça de Livre Escolha, nas modalidades Aberta e incentivo. 

 

Arquibancadas abertas ao público

O retorno do público para acompanhar de perto as disputas das finais no Parque de Exposições Assis Brasil está liberado. Com entrada franca, todos que desejam assistir às provas de Campereada e Ranch Sorting devem acessar o Parque de Exposições Assis Brasil através do portão 16, mesma entrada de acesso ao camping e estacionamento da ABCCC.

 

Jurados

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, os jurados responsáveis pela julgamento serão: Fernando Harger, Gustavo Arhanitsch e Pedro da Silva Farias na categoria Amador A; Ivens Ortigari, Rafael Fagundes Sant’anna e Telmo de Oliveira Peixoto na categoria Master A; Luciano Comiotto, Luis Rodolfo Machado e Luiz Antero Peixoto na categoria Amador B; Amanda Azambuja, João Francisco Silveira e Rodolpho Demoliner na categoria Master B e Feminino. Já o Inclusão de Ouro terá o julgamento de Gustavo Arhanitsch e Telmo Peixoto.

 

Transmissão ao vivo

Você poderá acompanhar a disputa final do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro através da transmissão ao vivo no Facebook e também no Youtube do Cavalo Crioulo Oficial. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Alexandre Suñe. Além disso, toda cobertura dos bastidores e resultados estará disponível em tempo real no Instagram @cavalocrioulooficial e no site da Associação.  

 

Para acompanhar as provas do Cavalo Crioulo, acesse:

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

 

A Final do Freio do Proprietário 2022 conta com o apoio de Aplicativo V8 Horse, Mopo, Oviedo, Macedo Leilões Rurais, Parceria Leilões, Selaria Ulguim e Vitivinícola Jolimont, e com os parceiros Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora, Estância Quaraci e Estância Tamareira. .

 

Premiação do Freio do Proprietário 2022:

 

 

PROGRAMAÇÃO FINAL FREIO DO PROPRIETÁRIO E INCLUSÃO DE OURO 2022:

 

24/09/2022 – Sábado

Fase Final de todas as categorias

8h - Mangueira 2 - Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino

10h - Abertura da I Mostra de Aperos 

13h30 - Bayard-Sarmento

Sequência: Campo 2 - Amador A e Master A

17h - Inclusão de Ouro

19h - Entrega de Prêmios - Todas as categorias