Logo -
sombra

Final da Paleteada completa sua primeira fase: veja que são os finalistas

09 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Após três dias de competição e cerca de 1,2 mil corridas realizadas e avaliadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, o término desta sexta-feira (9) apresentou o grupo que se habilita para seguir na busca pelos títulos da Final Nacional de Paleteadas 2022. Na Força B, 10 duplas - das 50 que iniciaram o evento - retornam à disputa na fase final a partir das 9h deste sábado (10). Já na Força A, 42 duplas - das 152 admitidas inicialmente - se classificaram para as corridas decisivas, que tem horário marcado para começar às 14h, também neste sábado, culminando na definição e na entrega da premiação aos grandes vencedores da temporada. 



>> Clique para ver a planilha completa da 1ª fase da Paleteada Força A

 

Box 132, líder na Força A

 

Com um aproveitamento impressionante nesta primeira fase, o fechamento da dupla que lidera a disputa da Januário Fontoura do Amaral com Conquista do Capão Seco e Pablo Pacheco Fialho com Boleador Juta 172 não poderia ser diferente, com os líderes chegando a 52,13 de pontuação. A sequência de placas pretas conquistadas por Januário Fontoura do Amaral com Conquista do Capão Seco e Pablo Pacheco Fialho com Boleador Juta 172 pode ser representada pela última corrida feita pelos competidores nesta sexta-feira, na qual toda a qualidade da duplas de éguas tordilhas foi colocada à prova quando, após o boi hesitar na boca do brete por cerca de um minuto e meio, a paciência, a experiência e o instinto campeiro da dupla fizeram com que, no momento da saída do gado, a “agarrada” e a condução fossem certeiras, arrancando notas 10 de ambos os jurados e a merecida comemoração dos competidores. 

 

As exemplares que formam a dupla melhor pontuada, aliás, carregam boas histórias. Conquista do Capão Seco é o RP 01 da criação de Antônio Augusto Pacheco do Amaral,  pai do ginete que conduz a fêmea nesta final. Esbanjando longevidade com seus 15 anos de idade, a tordilha vinagre corre paleteadas desde 2015 e já faturou o 8º lugar na final de 2017. Já sua parceira de corridas, Boleador Jura 172, iniciou as competições da modalidade no ano passado, porém segue a funcionalidade de sua mãe, Boleador Garrucha, que inclusive chegou a formar dupla com a Conquista em anos anteriores. 

 

>> Clique para ver a planilha completa da 1ª fase da Paleteada Força B



Box 232, líder na Força B



Aparecendo pela primeira vez dentre os que lideram parcialmente a disputa da Força B, a dupla Marcelo Lameiro Porciúncula, montando Dom Gringo do Bacudo, e Ramiro Noal Ribas, montando Boemia de Don Henrique, chegam no sábado da Final Nacional de Paleteada na primeira colocação, com 44 pontos. A dupla começou a disputa na 21ª colocação, terminou o segundo dia na quarta posição e mantiveram o bom desempenho, com placas pretas nas últimas corridas, fazendo as melhores notas do segundo e terceiro dia, garantido a vaga para a fase final.

 

“Correndo vaca” desde o ciclo 2021, Dom Gringo do Bacudo e Boemia de Don Henrique disputaram Paleteada nas cidades de Uruguaiana, Quaraí e estiveram, também pela Força B, na Final da modalidade no ciclo passado. Com 12 e 9 anos, respectivamente, os cavalos chegam com uma vantagem de três pontos da segunda dupla do ranking parcial. 

 

A decisão entre os paleteadores

Direto da tribuna de julgamento, Alexandre Pons Suñe e Thiago Schilling de Ávila são os responsáveis pelas placas dadas às provas da Força A. Já na Força B, as notas estão a cargo da dupla de jurados formada por Luciano Comiotto e Santiago Schiavo. Enquanto a supervisão técnica do evento é dividida entre Christina Freitas Bandeira de Mello e Thiago Orlando, ambos supervisores técnicos credenciados à Associação. 

 

Acompanhe a final ao vivo

Como já é tradicional, você pode acompanhar a disputa pelos troféus da Paleteada através da transmissão ao vivo no Facebook e também no Youtube do Cavalo Crioulo Oficial. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Daniel Rossato Costa. Além disso, toda cobertura dos bastidores e resultados estará disponível no Instagram @cavalocrioulooficial e no site da Associação. 

 

A Final Nacional de Paleteadas conta com o apoio dos parceiros Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora, Estância Quaraci e Estância Tamareira.

 

* O valor anunciado está sujeito à retenção do Imposto de Renda na forma da lei.



VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FASE FINAL: 

 

10/09/2022 - Sábado

9h - Fase Final Paleteada Força B 

14h - Fase Final da Paleteada Força A 

19h -Entrega de Prêmios e jantar de confraternização

(no Restaurante do Cavalo Crioulo)

- Show com o Cantor Nativista Marcelo Oliveira

 

 

CONFIRA A PREMIAÇÃO DETALHADA: