Logo -
sombra

Sábado de alternância promete grandes emoções para a final do Freio de Ouro 2022

03 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

No quarto dia de provas no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, um fator decisivo e imprescindível entra em cena: o bovino. Assumindo seu papel inesperado, trazendo adrenalina ao público que lotou as arquibancadas do Cavalo Crioulo e que vibrou a cada movimento, promovendo alternâncias em meio aos conjuntos de ambas categorias que disputam a Final do Freio de Ouro 2022. Na edição que marca os 40 anos do Freio de Ouro e os 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, durante a realização da 45ª Expointer, ambas categorias, machos e fêmeas, passaram pelas etapas de Mangueira I e Campo I. Com a fase final marcada para este domingo (04), apenas 16 conjuntos de cada categoria avançam para as últimas três etapas da disputa com as provas de Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II. Todas as emoções da final serão transmitidas ao vivo no canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube.  

 

>>> Confira a planilha com as médias parciais após etapa de Campo I da categoria Fêmeas.

 

Box 24, Capanegra Acquavia, na frente da foto

 

Assegurando a qualidade dos animais participantes vindos do Bocal de Ouro 2022, onde na época a atual líder das fêmeas, Capanegra Acquavia, superou a marca de 18 pontos e garantiu sua vaga como reserva para a final (entrando na decisão por seu bom desempenho no ranking geral). A tostada que marca sua estreia no Freio de Ouro neste ciclo garantiu sua crescente evolução na decisão da Expointer, saindo na largada em 20º lugar na etapa morfológica, subindo para oitava posição na segunda etapa – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas; e encerrando o terceiro dia, após etapas de Mangueira e Campo I, na liderança, com uma média parcial de 19,399 pontos. Conduzida por Eduardo Weber de Quadros, a égua é criada e exposta por Fernando Dornelles Pons, estabelecimento e Cabanha Capanegra, de Dom Pedrito/RS.

 

Avaliadas pelo trio de jurados André Luiz Narciso Rosa, Douglas Leite Gonçalves e Vinícius Guedes Freitas, a categoria das Fêmeas destaca a qualidade dos animais, principalmente as novas gerações, que marcam positivamente a história da raça. “Eu julguei o Bocal de Ouro e ver esta nova geração demonstrando excelente desempenho em pista é engrandecedor. Além de muito bonitas morfologicamente elas se demonstram muito potentes em sua funcionalidade. Amanhã será um grande dia tanto para estes animais quanto para nós que estamos julgando”, ressaltou o jurado, Vinícius Guedes Freitas.

 

>>> Confira a planilha com as médias parciais após etapa de Campo I da categoria Machos

Box 96 – Colibri Matrero, atual líder parcial categoria Machos 

As arquibancadas repletas de apreciadores da raça sinalizaram o retorno do público para as provas. Junto com a euforia e fortes emoções, dentre elas a intercalação na posição ranking da categoria Machos, A pouquíssima diferença entre os primeiros colocados marcou o dia, onde o Bicampeão do Freio de Ouro, que busca o Tricampeonato, Colibri Matrero assume a liderança, conduzido por Gabriel Viola Marty, com média parcial de 19,311 pontos.  O tostado negro, é criação de Cabanha La Pacífica, exposto por RM Importação e Exportação Ltda, Cabanha La Pacífica, Uruguai. 

 

Destacado o alto nível das provas do dia, com placas pretas saindo da caixa, os 46 conjuntos da categoria Machos foram avaliados no trabalho com o gado, sob olhares atentos dos jurados Carlos Marques Gonçalves Neto, Leonardo Alberton Ardenghy e Luciano Corrêa Passos. “Tivemos lindas provas hoje, onde a emoção fez parte do dia, assim como alternância com diferença muito pequena no ranking da categoria”, enfatizou, Carlos Marques Gonçalves Neto.

 

Fase final com transmissão ao vivo

Na grande Final do Freio de Ouro 2022 você acompanhará todas as emoções ao vivo. Com cobertura completa da disputa através de diversos canais de transmissão, é possível assistir as atividades ao vivo pelo Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, e também pelo Lance Rural, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram

 

A Final do Freio de Ouro 2022 tem a apresentação da jornalista Estela Facchin. Trazendo conhecimento técnico durante as transmissões, estarão comentando os técnicos credenciados à ABCCC Alexandre Pons Suné, Rodrigo Rodrigues Teixeira com reportagem em pista de Leôncio Severo.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

facebook.com/freiodeouro

instagram.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/freiodeouro.2020

www.cavalocrioulo.org.br

Lance Rural

 

O Freio de Ouro 2022 tem o patrocínio de Supra, Vetnil, Massey Ferguson e Facta Financeira. 

 

Conta também com o apoio dos parceiros Oviedo, Mopo, Dima, Canal do Criador, e das cabanhas Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora, Estância Quaraci e Estância Tamareira.

 

Confira a programação do Freio de Ouro 2022: 

04/09/2022 – Domingo

08h - Prova de Mangueira - Fase Final - Freio de Ouro (Fêmeas e Machos)

Sequência – Desfile de Abertura 40 Anos Freio de Ouro

Sequência - Prova Bayard/ Sarmento - Fase Final - Freio de Ouro (Fêmeas e Machos)

Sequência - Prova de Campo - Fase Final - Freio de Ouro (Fêmeas e Machos)

Sequência - Entrega de prêmios - Freio de Ouro

Sequência - Resenha Live Especial - Vencedores

A partir das 18h - Saída dos animais do Freio de Ouro - Portão 8