Logo -
sombra

Final da Morfologia Expointer 2022 consagra novos ícones da raça

27 DE AGOSTO DE 2022 - ATUALIZADA EM 28 DE AGOSTO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

O dia mais esperado do ano para quem se dedica à seleção da raça Crioula finalmente chegou: neste sábado (27), junto com a estreia da 45ª edição da Expointer no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, foram coroados os Grandes Campeões da Morfologia do Cavalo Crioulo 2022. A decisão do ciclo ocorreu após uma série de seletivas que vinham sendo realizadas desde o mês de abril, em 19 Exposições Passaporte e uma Prévia Morfológica pelas quais passaram, ao todo, 1,6 mil inscrições. O nível dos animais presentes na Final atesta que a preparação para este momento é na verdade bem anterior: começa antes mesmo da concepção dos animais, com o estudo minucioso da genética, e segue com uma preparação vigorosa até a apresentação em pista. O resultado é a lapidação constante das qualidades da nossa Raça, que tem agora dois novos ícones de conformação: Aparecida da Tropilha Padroeira e Quebracho da Taimã-TE são os nomes dos exemplares que retratam o que a raça Crioula, hoje, tem de melhor. Confira em detalhes:

 

A escolha da Grande Campeã

De uma disputa acirrada com grandes competidoras em pista, a Égua Menor Aparecida da Tropilha Padroeira saiu vencedora da categoria Fêmeas, superando outras 133 exemplares que competiam nesta final da Morfologia Expointer 2022. Ao longo do julgamento de Felipe Malfatto Fleitas, cada vitória da RP 07 da Cabanha Padroeira era comemorada com uma verdadeira festa nas arquibancadas pela comunidade de “mergulhões” (os nativos de Santa Vitória do Palmar/RS, onde é localizada a cabanha) que acompanhavam a prova no Parque Assis Brasil. 

A expectativa em torno da égua colorada era grande: ela vinha com o título de Terceira Melhor Fêmea conquistado no ano passado, e com a missão de se apresentar para vencer. Para José Bernardo Terra Cardozo, criador e proprietário da égua, essa vitória de um dos primeiros produtos da sua criação deixa um ensinamento a todos os criadores que também sonham em viver um momento como esse: “Ela deixou uma lição de que todos nós temos condições de chegar, com trabalho e responsabilidade. Quando a gente gosta, a gente faz a coisa acontecer”, disse. O momento final deste sábado de julgamentos não deixou dúvidas de que a égua, filha de KT Amanhecer e Hermosura da Dona Silvin, nasceu para brilhar: além de Grande Campeã, ela ainda foi escolhida como a Melhor Exemplar da Raça.

Suas qualidades? Nas palavras do jurado, secretariado por Ana Inês Malfatto e Oscar Ayçaguer, a égua vencedora é “exuberante, justa, elegante, de selo racial, ajustada… completa”. Felipe Malfatto Fleitas ainda chamou a atenção para a “profundidade e equilíbrio do seu tórax, seus membros, comprimento de exceção sem debilitar a linha superior, sua e implantação de pescoço e excelente cabeça”.

 

A escolha do Grande Campeão

O momento final de decisão do jurado da categoria Machos, João Francisco da Silveira foi acompanhado com expectativa pela plateia nas arquibancadas: na avaliação do Grande Campeonato, o Cavalo Adulto Mais um Magistrado, um dos ícones de conformação da raça Crioula, eleito Melhor Exemplar na Expointer de 2019, foi colocado frente a frente com um estreante na competição, o Potranco Menor Quebracho da Taimã-TE. Seria o estreante capaz de, naquele momento, se sobressair ao exemplar que vinha apontado como um dos favoritos na competição desde a sua primeira entrada em pista neste ciclo? É disso que a raça Crioula é feita, de exemplares históricos, mas também de constante renovação. A criadora e proprietária de Quebracho da Taimã-TE, Taiane Leticia Zocchetto, ajuda na resposta: “A gente sabia que não ia ser fácil, que tinha muitos animais que já eram ranqueados. Mas eu tinha dentro de mim uma convicção muito forte no potranco. Desde pequenininho, ele sempre surpreendeu, era diferente… Eu olhava e pensava: ‘eu não consigo achar o que eu quero mudar nele’”.

A confiança de Taiane no potencial do seu “mimoso”, filho de Sedutor Tupambaé e Nevada da Taimã-TE, levou a Cabanha Taimã, de Santa Rosa/RS, a fazer história mais uma vez. Com o triunfo entre os 108 fortes competidores nessa decisão, o potranco gateado tornou-se o segundo produto da Taimã a conquistar um Grande Campeonato da Morfologia Expointer, juntando-se a fêmea História da Taimã, vencedora no ciclo de 2015. A Cabanha, aliás, vem numa maré de conquistas importantes. A sua estreia em uma Final do Freio de Ouro, aguardada com ansiedade, vai acontecer ainda nesta semana, quando seu RP 181, Mis Amores da Taimã, competirá na categoria Machos.

As considerações do jurado João Francisco da Silveira, secretariado por Rodolpho Demoliner, a respeito do Grande Campeão Quebracho da Taimã-TE também complementam a escolha: “Optei pelo potrilho gateado por acreditar nele, que encantou desde que pisou nessa pista. É um potrilho muito vivo, determinado, que tem uma cabeça maravilhosa, orelhas pequenas e pescoço bem implantado. Tem muita cobertura muscular, forro de lombo e de paleta, o flanco preenchido, quarto que impressiona e que desce muito bem no seu garrão, que também avança muito bem… E uma linha que termina muito bem. É muito sólido”, avalia.

 

Cavalo Crioulo na Expointer e com você!

Não basta estar presente na maior feira agropecuária da América Latina, realizando as principais provas da raça Crioula diante de milhares de visitantes que são esperados no Parque Assis Brasil até o dia 4 de setembro: a ABCCC faz questão de estar onde quer que você esteja. O julgamento da Final Morfológica do ciclo teve transmissão ao vivo e na íntegra pelos canais oficiais da ABCCC no YouTube e Facebook, além da atualização em tempo real de resultados no Instagram e no aplicativo do Cavalo Crioulo. E assim será durante toda a programação da raça na Expointer! No domingo (28), começa a Supercopa Jovem, e na quarta-feira (31) se inicia a grande Final do Freio de Ouro 2022. Confira a programação e siga acompanhando a cobertura completa das provas, com a apresentação da jornalista Estela Facchin, e dos bastidores, revelados pelo time de comunicação da ABCCC no Instagram oficial do Cavalo Crioulo.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

A Morfologia Expointer 2022 conta com os patrocínios de Facta Financeira, Supra e Vetnil. Conta também com o apoio dos parceiros Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora, Estância Tamareira e Estância Quaraci.

 

CONFIRA O RESULTADO:

 

GRANDE CAMPEONATO FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã, Campeã Égua Menor e Melhor Lombo

BOX 2662 APARECIDA DA TROPILHA PADROEIRA
R.P. 07, B560918, NMGC 7, NASC 20/12/2018, FÊMEA, COLORADA, POR KT AMANHECER (B438313) (PAI) E HERMOSURA DA DONA SILVINA (B372233) (MÃE)
CRIADOR: JOSÉ BERNARDO TERRA CARDOZO
EXPOSITOR: JOSÉ BERNARDO TERRA CARDOZO
ESTABELECIMENTO: CABANHA PADROEIRA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
CABANHEIRO: JOSÉ PEDRO SILVEIRA CARDOZO

Reservada Grande Campeã e Reservada Campeã Égua Menor

BOX 2670 RE PIONEIRA-TE
R.P. 1100, B566880, NMGC 7, NASC 03/12/2018, FÊMEA, ZAINA NEGRA, POR YANCAMIL CAHUEL (B499447) (PAI) E RE JEITOSA (B442538) (MÃE)
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE, ROLANTE-RS
CABANHEIRO: ROBERSON DANIEL SILVEIRA

Terceira Melhor Fêmea e Campeã Potranca Menor

BOX 2594 GAP NAJA
R.P. 2100, B593508, NMGC 7, NASC 11/12/2019, FÊMEA, DOURADILHA PANGARÉ, POR FANTÁSTICO DE SÃO PEDRO (B396137) (PAI) E IPANEMA DA GAP SÃO PEDRO-TE (B524040) (MÃE)
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
EXPOSITOR: EDUARDO MACEDO LINHARES
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA-RS
CABANHEIRO: EMERSON PEREIRA

Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Potranca Menor

BOX 2618 BASCA GISELE
R.P. 1453, B579542, NMGC 6, NASC 06/11/2019, FÊMEA, DOURADILHA, POR BASCO VENENO (B409696) (PAI) E DOMINIQUE DO PURUNÃ (B401375) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA-RS
CABANHEIRO: FABIO DORNELES AMARAL

GRANDE CAMPEONATO MACHOS

Grande Campeão, Campeão Potranco Menor e Melhor Cabeça

BOX 2415 QUEBRACHO DA TAIMÃ-TE
R.P. 313, B587123, NMGC 7, NASC 07/11/2019, MACHO, GATEADA, POR SEDUTOR TUPAMBAÉ (B372116) (PAI) E NEVADA DA TAIMÃ-TE (B510903) (MÃE)
CRIADOR: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO
EXPOSITOR: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO
ESTABELECIMENTO: CABANHA TAIMÃ, SANTA ROSA-RS
CABANHEIRO: NATHAN RODRIGUES SILVA

Reservado Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto

BOX 2503 MAIS UM MAGISTRADO
R.P. 126, B480453, NMGC 7, NASC 17/10/2015, MACHO, ZAINA COLORADA SALINA, POR EQUADOR DE SANTA EDWIGES (B235945) (PAI) E LA RAQUEL ASTILLA (B420073) (MÃE)
CRIADOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA
EXPOSITOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA
ESTABELECIMENTO: CABANHA MAIS UM, SÃO LOURENÇO DO SUL-RS
CABANHEIRO: MILTON IVAN PEREIRA CASTRO

Terceiro Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Adulto

BOX 2487 JACINTO CALA BASSA-TE
R.P. 1726, B548696, NMGC 6, NASC 24/12/2017, MACHO, COLORADA, POR AS MALKE SEDUTOR-TE (B269661) (PAI) E DINASTIA CALA BASSA (B389500) (MÃE)
CRIADOR: MARCELO REZENDE MÓGLIA
EXPOSITOR: MARCELO REZENDE MÓGLIA
ESTABELECIMENTO: CABANHA CALA BASSA, BAGÉ-RS
CABANHEIRO: GENILDO GONÇALVES DE OLIVEIRA

Quarto Melhor Macho e Campeão Potranco Maior

BOX 2421 PATRÃO CAVALERA
R.P. 108, B592257, NMGC 7, NASC 30/10/2019, MACHO, ZAINA COLORADA, POR AS MALKE SEDUTOR-TE (B269661) (PAI) E JASMIN CAVALERA (B520682) (MÃE)
CRIADOR: RAFAEL GRIMM VAZ E ELIANA SUSSENBACH VAZ
EXPOSITOR: RAFAEL GRIMM VAZ E ELIANA SUSSENBACH VAZ
ESTABELECIMENTO: CABANHA CAVALERA, BAGÉ-RS
CABANHEIRO: ROBERSON DANIEL SILVEIRA