Logo -
sombra

Marchita 140km é prova oficial da raça Crioula

11 DE AGOSTO DE 2022 - ATUALIZADA EM 11 DE AGOSTO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Há 20 anos a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) organiza e promove a Marcha Anual de Resistência, prova de 750 quilômetros percorridos em 15 dias de disputa, a última realizada no município de Quaraí/RS, em julho deste ano. Com o objetivo de agregar cada vez mais criadores em torno da modalidade, surge a Marchita 140km, uma prova que se torna oficial e entra no calendário da raça Crioula. 

 

>>> Veja aqui o Regulamento da Marchita 140km

 

A primeira prova já tem data e local para acontecer: será entre os dias 6 e 9 de outubro, em Jaguarão/RS e terá a supervisão técnica de Luciano Corrêa Passos (em breve você confere mais informações sobre essa primeira prova agendada). O coordenador da subcomissão da Marcha de Resistência, Luiz Mário Diaz, entende que a Marchita estimulará a participação de mais criadores nas provas de resistência da raça Crioula. "Criando mais uma prova esportiva, de três dias, é um fomento para que nas próximas Marchas tenhamos mais animais participando. Por ser uma prova de menos dias, mas numa velocidade similar as etapas livres da Marcha, nós acreditamos que será um fomento para dar resistência e rusticidade, conforme o Enduro e o Chasque. Além de mais uma prova esportiva, será um fomento para criadores participarem da Marcha, além de preparar os animais para a Marcha do ano seguinte", garante o coordenador.

 

O que é a Marchita 140km?

 

A Marchita de 140km, é uma prova da modalidade esportiva, de resistência curta com o objetivo de provar a capacidade, rusticidade e resistência do cavalo crioulo, dentro dos padrões de saúde e bem-estar animal e de responsabilidade dos proprietários, criadores, treinadores, ginetes e outros agentes intervenientes. Ao lado desses objetivos, a Marchita também se propõe a integrar e incentivar a participação familiar e de novos criadores nas provas de resistência.