Logo -
sombra

1º Mostra de Aperos acontece junto ao Freio do Proprietário

09 DE AGOSTO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Valorizar e resgatar. As duas palavras norteiam a iniciativa que vai agregar mais uma página importante da história e da cultura em torno do Cavalo Crioulo. A 1ª Mostra de Arreios, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), tratá para Esteio/RS, durante a Final do Freio do Proprietário e do Concurso de Guasqueiros, em 24 de setembro, parte de verdadeiras relíquias que acompanham, ao longo do tempo, o Cavalo Crioulo por toda o Rio Grande do Sul. 

 

O conceito da Mostra surge de um concurso de Aperos, realizado por entusiastas do tema, que ocorre desde o ano de 2008, o primeiro sendo realizado em Pelotas, passando por cidades como Pelotas, Bagé, Santana do Livramento, Viamão e Alegrete. Henrique Fagundes da Costa, um entusiasta e organizador da 1ª Mostra de Aperos da ABCCC, lembra da importância dos arreios, já que um cavalo nunca estará só, estará sempre com seus arreios. "Se busca a valorização e o resgate das pilchas e dos arreios, especialmente, de uso tradicional no Rio Grande do Sul. A gente sabe da importância do cavalo culturalmente, e ele não está só, está com o arreio, uma peça que é de montaria, mas que diz muito sobre a nossa história e cultura", afirma Da Costa.

 

Além de valorizar os Arreios, busca-se a valorização dos ofícios de quem vive dessa arte. Por conta disso, Da Costa esclarece que a Mostra "busca valorizar os ofícios dos artesãos e artistas que produzem peças relacionadas ao arreios, os próprios guasqueiros, tecelãs, prateiros, ferreiros, uma série de artistas que fazem disso sua profissão e isso está carregado de cultura, de história, de valores, de saberes, a Mostra vem no sentido de valorizar os arreios e o cavalo crioulo, e a cultura que se tem em torno disso".

 

A Mostra será realizada sobre cavaletes e trará, também, alguns artistas, como dois prateiros, dois ferreiros, alguns tecelões e os próprios guasqueiros que terão o seu concurso realizado no mesmo dia. Segundo Da Costa, é uma primeira etapa para um futuro Concurso de Arreios, assim como a ABCCC mantém, desde 2020, o Concurso de Guasqueiros.