ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

No maior Passaporte Morfologia do ciclo, Uruguaiana passaporteia mais oito exemplares

25 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 25 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Pista pesada. Com animais diferenciados. As palavras do Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea - Uruguaiana/RS (NCCCFBT) na entrega dos troféus, Leonardo Pavin, resumiram os dois dias de julgamento que passaporteou mais oito exemplares para a final do ciclo morfológico 2022, que acontece de 24 a 27 de agosto, durante a Expointer. Sendo o maior Passaporte Morfologia deste ciclo, 123 animais foram admitidos pelo técnico Paulo Armando Rebello Solheid para entrarem na Pista do Parque de Exposições - Pastoril no sábado e sexta-feira (24 e 25/06). A difícil missão de julgar ficou a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, secretariado por Mário dos Santos Suñe. 

 

Chegamos num momento ímpar desse Passaporte” - Carlos Marques Gonçalves Neto, jurado.

 

O ano é 2022, mas quem acompanhou o Passaporte Morfologia Uruguaiana/RS, presencialmente ou pela cobertura feita pelo Instagram do Cavalo Crioulo, pôde relembrar exemplares que já fizeram história no principal palco da raça Crioula em anos anteriores. Entre as fêmeas, o destaque foi duas éguas que foram Melhor Exemplar da Raça e Reservada de Grande Campeã na Morfologia Expointer do ano passado. PP Zara da Renascer-TE e RE Pioneira-TE, repetiram suas posições daquela ocasião: Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã do Passaporte Uruguaiana de 2022, garantindo vaga para Esteio. 

 

Nas palavras do jurado: “Chegamos a um momento ímpar das fêmeas, um momento realmente muito importante dentro da raça crioula. Para nós criadores de longos anos, dentro desta magnifica raça, encontrar animais desta magnitude, de frente aos nossos olhos e decidir, no momento, que uma vai ser a campeã e a outra reservada nos parece muito pequeno e ao mesmo tempo muito grande: pequeno pela raça, pela evolução da raça crioula, encontrar animais dessa beleza ímpar. Para mim uma honra muito grande chegar a este momento na minha vida como criador e técnico desta raça. Encontrar essas duas éguas que andam na frente da fila com simples e mínimos detalhes, detalhes me fizeram colocar a escarapela na zaina que caminha na frente. Detalhes como: leveza e a suavidade da passagem do lombo para a garupa e a extensão da cola, ao meu ver, respeitando a todos, melhor colocada da égua campeã”. 

 

Filha de Sargento do Itapororó e PP Sonhadora da Renascer-TE, PP Zara da Renascer traz consigo uma trajetória morfológica de vitórias. A zaina salina é a atual Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça da Expointer de 2021, quando foi passaporteada como Melhor Exemplar da Expo-Outonal do mesmo ano. É criada e foi exposta por Paulo Roberto Pavin, Cabanha Renascer, Uruguaiana/RS.

 

Entre os machos a decisão também não foi fácil. Segundo o jurado, “nos deparamos com um lote de cavalos muito lindos, destaco o Grande Campeão, um cavalo muito equilibrado, que caminha muito bem, leve de frente, com o posterior potente, sua nobreza racial, por sua inserção de borda inferior melhor, ao meu ver, do que o reservado, foi o que o levou ao título”. O comentário foi para Querendon do Recanto Crioulo, outro exemplar já conhecido nas pistas morfológicas e também nas provas funcionais. O atual 1º Lugar na Classificatória Norte ao Freio de Ouro 2022, Bocal de Prata 2021, Terceiro Melhor Macho na Morfologia 2016 e Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão da Expointer 2018, vai estar presente, novamente, na Expointer 2022. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, o zaino é de criação de Adelmo Hess e exposto por Vinicius e Rafaela dos Santos, Cabanha Dom Vico, Santiago-RS.

 

O Reservado de Grande Campeão foi Chamamé Nochero, exemplar que foi o Grande Campeão do Passaporte Morfologia da mesma cidade em 2021, quando foi Reservado de Grande Campeão da Morfologia 2021. 

 

Na avaliação do Presidente do NCCCFBT, “terminamos o dia maravilhoso, onde atingimos o nosso objetivo no número de inscrições, superamos mais de 120 animais inscritos, além de uma qualidade ímpar em pista, uma disputa fortíssima nas fêmeas e nos machos, grandes animais, grandes nomes da raça. É uma satisfação para o Núcleo e mais uma vez essa Pista se demonstra muito importante e muito pesada a nível da nossa raça”. Pavin faz um agradecimento especial para todos aqueles que fizeram o último Passaporte também ser o maior (em número de inscritos) deste Ciclo. “Queria agradecer em especial a todos os associados do Núcleo e a quem esteve aqui por acreditar e fazer esses números super importantes”, finaliza o Presidente. 



Confira os Passaporteados:

 

Machos



Melhor Exemplar do Passaporte, Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto

BOX 23 QUERENDON DO RECANTO CRIOULO

RP 471, B422617, NMGC 6, 13/01/2014, M Zaina, por MAÑANERO MANICERO (B262648) e INDAÍA DA VILA VELHA (B157902) Criador:ADELMO HESS Expositor: VINÍCIUS E RAFAELA DOS SANTOS Estabelecimento: CABANHA DOM VICO, Santiago- RS

 

Reservado de Grande Campeão e Reservado de Campeão Cavalo Adulto

BOX 20 CHAMAMÉ NOCHERO

RP 191, B530664, NMGC 7, 13/10/2017, M Colorada, por AS MALKE VULTO (B351128) e RAMON 129 PROFANA (B289750) Criador:FÁBIO SCARPIM RAMON Expositor: CONDOMÍNIO CHAMAMÉ NOCHERO Estabelecimento: , - 

 

Terceiro Melhor Macho e Campeão Cavalo Menor