ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Em Ponta Grossa, mais 8 exemplares garantem vaga para a Morfologia da Expointer

23 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 23 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Desde o dia 22 de junho, no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, 66 animais entraram em pista, admitidos por Rafael Fagundes Sant’anna, para a Morfologia Passaporte realizada pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos. Com 8 vagas garantidas para a Morfologia da Expointer, a prova foi a penúltima seletiva realizada no ciclo de 2022. Avaliada pelo jurado Vinícius Guedes Freitas, Ponteiro da Vendramin garantiu o Grande Campeonato na categoria Machos e, na categoria Fêmeas, Odalisca-TE recebeu a faixa de Grande Campeã e também de Melhor Exemplar da Raça.

 

Em um julgamento que teve a presença de exemplares de peso, a pista de Ponta Grossa proporcionou uma disputa acirrada entre as categorias. Para o jurado Vinícius Guedes Freitas, a decisão dos passaporteados se deu pelos detalhes. “As fêmeas andaram muito bem em pista e, com certeza, são belos exemplares que que irão para a Morfologia da Expointer. Nos machos teve muito selo racial e cavalos que representam muito bem a raça Crioula”, concluiu o jurado. 

 

A categoria fêmeas, marcada por bons exemplares, trouxe a presença de uma égua que já performou nas pistas da Morfologia da Expoínter e que hoje também levou para casa, além da faixa de Campeã Égua Adulta, o título de Melhor Exemplar da Raça na exposição. Muito leve e muito aprumada, o jurado destaca os “..bons andares que fizeram com que ela se sobressaísse entre as demais. E, além disso, uma exemplar com muita feminilidade e selo racial”, declarou Vinícius Guedes Freitas. Foram por esses conjuntos de qualidades que RE Odalisca-TE - criada e exposta por Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, município de Rolante/RS - puxou a fila da categoria. 

 

Na fileira dos machos o maior destaque que marcou a categoria foi a leveza dos andares, tanto nos exemplares encilhados ou conduzidos pela pista. Na liderança, com uma das melhores andaduras da Passaporte, Ponteiro da Vendramin, Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor, garantiu sua vaga para a final. Para o jurado, o cavalo “possui uma boa cabeça, de pescoço leve, lombo firme, garupa linda. Um exemplar muito bem aprumado e que possui plenas condições de se destacar em Esteio”, finalizou. Criado e exposto por Aldo Vendramin, da Estância Vendramin, de Palmeira/PR, ele também já esteve presente na Morfologia da Expointer do ciclo 2021.




Confira  resultado:



FÊMEAS

 

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Adulta

BOX 62 RE ODALISCA-TE

 RP 929, B546033, NMGC 7, 05/10/2017, F Zaina Negra Bragada, por JA MANDA CHUVA (B395816) e RE JEITOSA (B442538) Criador:EVALDO FRANCISCO DA ROSA Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA Estabelecimento: ESTÂNCIA LIBERDADE, Rolante- RS

 

Reservada Grande Campeã e Campeã Potranca Menor

BOX 48 PEROLA DO RIBEIRÃO BONITO