Logo -
sombra

Cavalo Crioulo marca presença em eventos por todo o Brasil

21 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 21 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Além do Passaporte Morfologia, realizado em Araranguá, Santa Catarina, e a largada da 20ª Marcha Anual de Resistência, em Quaraí/RS, o Cavalo Crioulo esteve marcando presença em mais regiões do País, em eventos que bateram verdadeiros recordes de participação da raça em diversas modalidades. Foi assim com o Laço nas regiões de expansão da raça Crioula (reunindo 156 duplas em eventos no final de semana) e um grande evento da modalidade do Freio Jovem e do Freio do Proprietário em Rolante. Além disso, o Cavalo Crioulo também foi destaque em uma prova diferente das modalidades conhecidas pelos crioulistas, a prova dos Três Tambores, na região norte do País. 

 

 

Ocupando cada vez mais espaço em diversas modalidades, como na rédeas, esse final de semana mostrou mais uma vez a habilidade e versatilidade do Cavalo Crioulo. Na 1° Prova amigos do Gotty Marques, em Ji-Paraná, em Rondônia, entre 11 competidores o único Cavalo Crioulo na prova dos Três Tambores alcançou a primeira colocação. Numa competição de Iniciantes, Havana de Rosazul e Luana Menegussi atingiram o objetivo de subir no lugar mais alto do pódio. 

 

Abaixo confira os resultados do último final de semana do Cavalo Crioulo:

 

Ariquemes - Rondônia

 

Depois de alguns anos sem provas oficiais no Estado de Rondônia, Crioulaço e Laço Criador marcaram a volta das competições oficiais da raça na região norte do Brasil. Sob a responsabilidade técnica de Romeu Koch, o evento reuniu 21 duplas na disputa. O evento foi realizado na última quinta-feira (16).

 

>>> Resultados em breve

 

Cristalina - Goiás 

 

Em Cristalina, no estado de Goiás, fazendo parte da programação do XXII Rodeio Crioulo Interestadual, no CTG Nova Querência, 67 duplas disputaram o Crioulaço na região 8, em um dos maiores eventos da região. Além disso, o Laço Criador reuniu sete competidores. Salustiano Pereira, montando Feiticeira do Estreito e Francisco Pereira, montando Gaúcha do Rio de Ondas, ficaram com a primeira colocação, com 12 armadas. Já no Laço Criador, Fernando Boldrin, montando Eldorado da Arena, levou a disputa. 

 

>>> Confira aqui o resultado do Laço Criador de Cristalina/GO

 

>>> Confira aqui o resultado do Laço Criador de Cristalina/GO

 

>>>> Veja aqui a transmissão do evento

 

Rolante - Rio Grande do Sul

 

O Parque de Eventos Estância Liberdade recebeu um elevado número de participantes que buscaram a classificação para as finais do Freio do Proprietário e do Freio Jovem do ciclo 2022. Foi uma prova de alto nível, que trouxe multicampeões do Freio do Proprietário em anos anteriores. É o caso de Ramiro Raposo de Moura (Amador A),  Fernando Gonzales (Master A), Sandro Rogério Facco (Master B), além do primeiro e segundo lugar conquistados por Arthur Felipe Capeletti, na categoria Amador B, ginete que conquistou o Freio de Ouro e Alpaca Jovem Júnior em 2021. Entre as mulheres, Júlia Smaniotto de Oliveira, atual Freio de Prata feminino, ficou com a primeira colocação. 

 

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra, Evaldo Rosa, a prova com um número elevado de participantes,  "nos dá ânimo, porque mostra o resultado do trabalho que vem sendo feito há algum tempo. Por parte do Núcleo, procuramos entregar para aqueles que vem o nosso melhor, para que voltem para casa satisfeitos. Estamos realizados, muito felizes", enfatiza o presidente através do seu Instagram.

 

>>> Confira aqui o resultado Final do Freio Jovem de Rolante/RS

 

>>> Confira aqui o resultado Final do Freio do Proprietário de Rolante/RS

 

Pouso Redondo - Santa Catarina

 

O Movimento A La Rienda foi destaque também em Santa Catarina. No sábado (18), no CTG Rubens Branco, na cidade de Pouso Redondo, recebeu os conjuntos para mais uma disputa. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Alto do Vale Catarinense, 27 conjuntos, nas mais diversas categorias, fizeram parte da competição. Na categoria Profissional, o primeiro lugar ficou com Lamparina da Dinastia e Maciel de Souza, com o somatório de 47,750 pontos.

 

>>> Confira o resultado do Movimento a La Rienda de Pouso Redondo/SC

 

Júlio De Castilhos - Rio Grande do Sul

 

Sob o julgamento de Leonardo Alberton Ardenghy e supervisão técnica de Manoel de Macedo Pons Neto, o Parque de exposições Miguel Waihrich Filho, em Júlio de Castilhos/RS, foi palco de mais uma Exposição Morfológica. Com 37 animais marcados, RJ Luz Vermelha foi a  Campeã Égua Menor, Grande Campeã e Melhor Exemplar da exposição organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Júlio de Castilhos. 

 

>>> Confira aqui o resultado da Exposição Morfológica de Júlio de Castilhos/RS

 

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

 

Conhecido como o "Brasileiro de Laço Comprido", o evento reúne centenas de laçadores das mais diversas raças para a disputa. No Parque do Peão, em Campo Grande, o Crioulaço teve 68 duplas na disputa, sendo o maior evento de laço da raça na região 8. 

 

>>> Veja aqui a transmissão do Crioulaço - Brasileiro de Laço Comprido I

 

>>> Veja aqui a transmissão do Crioulaço - Brasileiro de Laço Comprido II