Logo -
sombra

Quaraí dá a largada para 20ª Marcha Anual de Resistência

18 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 21 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Localizada em uma das extremidades do estado do Rio Grande do Sul, que faz divisa com a cidade de Artigas, no Uruguai, Quaraí deu largada para a sua primeira edição da Marcha na manhã deste sábado (18), realizada pelo Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos. Com a temperatura de apenas 1ºC, a 20ª Marcha Anual de Resistência da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) iniciou com os 35 exemplares percorrendo o primeiro dia de disputa que, ao final de 15 dias, completarão 750 km de percurso. Todos os animais são alocados na Associação Rural de Quaraí, recebendo os cuidados das equipes de veterinários da associação durante cada etapa da prova. Em uma homenagem especial, a edição de 2022 recebe o nome de Miguel Ângelo de Freitas Dariano, o “Seu Miqueco” (in memorian), figura ímpar para quem participa e aprecia a modalidade. 

 

>>> Saiba mais sobre a trajetória de Seu Miqueco clicando aqui

 

Os preparativos para o início da Marcha Anual de Resistência aconteceram no final da tarde de sexta-feira (16), onde os competidores foram recepcionados pela equipe de Subcomissão da Marcha, do NQCCC e também do Sindicato Rural de Quaraí. Na oportunidade, o Coordenador da Subcomissão, Luiz Mário Queirolo Diaz, fez o uso da palavra ao lado do técnico responsável pela prova, Luciano Correa Passos. “Quero dar as boas vindas a todos os competidores e desejar que tenhamos uma boa prova, com muito cuidado e respeito ao grande protagonista da marcha, o nosso cavalo”, concluiu sua fala enquanto os coletes eram entregues a todos os competidores. 

 

>>> Clique aqui e confira o catálogo completo da 20ª Marcha Anual de Resistência

 

No sábado (18), logo às 7 horas e 15 minutos, os cavaleiros iniciaram a agarrada dos animais para a largada, que aconteceu às 08 horas da manhã. Na solenidade de abertura, juntamente dos organizadores da Marcha e do representando a diretoria da ABCCC, o vice-presidente de Provas Funcionais e Exposições Morfológicas, Eduardo Móglia Suñe, esteve presente o Prefeito de Quaraí, Sr. Jeferson Pereira da Silva, que salientou a importância do acontecimento da prova e reforçou o convite para que outras edições também sejam realizadas no município. Após a cerimônia, os conjuntos se organizaram em fileiras que, ao final da contagem regressiva, deram início a primeira etapa da prova, a qual consiste em um percurso de 30 km, divididos em duas corridas de 15 km cada, uma pela manhã e outra pela tarde. No trajeto da tarde, que iniciou às 14 horas, a tropilha seguiu percurso pelas ruas de Quaraí, onde foi recepcionada pelos moradores locais e entusiastas da raça.

 

A Marcha Anual de Resistência continua neste domingo (19) com uma etapa um pouco mais longa, onde serão percorridos 40 km, divididos no turno da manhã - com largada marcada para às 07 horas - e turno da tarde, às 14 horas. Todos os detalhes deste segundo dia de prova você acompanha pelo instagram oficial do Cavalo Crioulo @cavalocrioulooficial. Confira abaixo a tabela detalhada dos percursos que serão realizados nos próximos dias.

 

A 20ª Marcha Anual de Resistência do Cavalo Crioulo tem o patrocínio de Selaria Ulguim, Oviedo e Datamars Livestock.

 

>>> Clique aqui e confira o regulamento da 20ª Marcha Anual de Resistência