Logo -
sombra

Nos Núcleos: Confira os resultados das atividades da raça neste final de semana

14 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 14 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Com mais de 20 mil visualizações no YouTube no último dia de transmissão ao vivo, a Classificatória Gaúcha Norte ao Freio de Ouro, além de cumprir o importante papel de selecionar mais uma leva de finalistas da principal prova da raça Crioula, também garantiu o entretenimento da comunidade crioulista neste fim de semana. A programação do Cavalo Crioulo nos últimos dias, porém, não parou por aí: se estendeu a diversas outras provas dentro dos Núcleos de Criadores no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Freio Jovem e do Proprietário, Doma de Ouro, Paleteada, Morfologia, Crioulaço e Laço Criador foram as modalidades contempladas nos eventos regionais deste final de semana. Saiba mais:

Ponta Grossa/PR

De quinta a domingo, provas do Freio Jovem, Freio do Proprietário, Doma de Ouro e Paleteada movimentaram a Cabanha Rio Bonito, no município de Ponta Grossa, Paraná.  Organizado pelo NCCC Caminho das Tropas, o evento teve a supervisão técnica de Rafael Fagundes Sant’Anna e um time de cinco avaliadores no julgamento das quatro modalidades: na Doma de Ouro, os jurados foram Gustavo Arhanitsch e Luis Rodolfo Machado; no Freio Jovem e do Proprietário, foram Ewerson Breda, Felipe Beckert e Giovanna Cescon; e na disputa de Paleteada, Ewerson Breda e Giovanna Cescon formaram a dupla avaliadora. Veja nos links abaixo os vencedores de cada categoria das modalidades.

>>> Confira o resultado do Freio do Proprietário de Ponta Grossa

>>> Confira o resultado do Freio Jovem de Ponta Grossa

>>> Confira o resultado da Doma de Ouro de Ponta Grossa

>>> Confira o resultado da Paleteada de Ponta Grossa

Sorriso/MT

Pela segunda vez em menos de um mês, a cidade de Sorriso, no Mato Grosso, sediou uma disputa da modalidade do Cavalo Crioulo que mais faz sucesso dentro do estado: o Crioulaço. O evento, promovido pelo Núcleo Integração Norte do Mato Grosso, faz parte de um calendário extenso de provas de laço comprido na região Médio Norte matogrossense, incluindo, além de Sorriso, os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Tapurah no Circuito Norte do Mato Grosso de Laço Crioulo. No último domingo, durante a III etapa do Circuito, a dupla vencedora entre as 56 participantes do Crioulaço foi a de Natalia Cigersa, com La Piedra Imperatriz, e Alcides da Silva, com Serena da ABR. Já no Laço Criador, que teve a participação de 5 competidores, venceu o conjunto de Jair Ribas com Segredo da Pinguinha, RP 02 da sua Cabanha da Pinguinha, em Lucas do Rio Verde/MT. O evento foi supervisionado pelo técnico Heitor Cheuiche Coelho.

>>> Confira o resultado do Crioulaço de Sorriso

>>> Confira o resultado do Laço Criador de Sorriso

Quaraí/RS

Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, o Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos realizou, no sábado, um campeonato de Paleteada. Entre os 33 concorrentes que disputaram a Força Alta, saiu vitoriosa a dupla de Manoel Francisco Oyhenard, montando Camb Lança 539, e Rafael Mota, montando Fandango das Flores do Inhanduí. Na Força B, o topo do pódio ficou com Juliano da Silva, conduzindo Requeimado da Escondida, e Adão Retamar, montando Ditador da Santa Gertrudes. Felipe Goulart Silveira Filho e Ricardo Freitas Labrêa foram os responsáveis pelo julgamento das corridas. A supervisão técnica do evento ficou a cargo de Olmiro Andrade Filho.

>>> Confira o resultado da Paleteada de Quaraí

Santo Ângelo/RS

Também neste sábado, o Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos promoveu uma Exposição Morfológica no município de Santo Ângelo, no noroeste gaúcho. A avaliação do jurado Luiz Martins Bastos Neto concedeu o título de Melhor Exemplar da Raça ao Grande Campeão da categoria Machos: Esperado 1518 da Escondida, criação e propriedade da Estância Escondida, de Alegrete/RS. Entre as Fêmeas, foi eleita Grande Campeã a égua colorada De Los Pampas Açucena, criação da Cabanha Segat, de Santa Maria/RS, e propriedade da Cabanha da Liberdade, de Dois Irmãos das Missões/RS. Ricardo Guazzelli Martins foi o técnico responsável pela admissão dos animais e supervisão do evento. 

>>> Confira o resultado da Exposição Morfológica de Santo Ângelo

Igrejinha/RS

A região metropolitana da capital gaúcha também foi palco de uma Exposição Morfológica no último final de semana. Em meio à programação da multifeira Igrejinha Mix, no Parque de Eventos Almiro Grings, o Núcleo de Voluntários e Criadores do Vale do Paranhana reuniu o público em torno da apreciação das qualidades morfológicas da raça Crioula. Após uma palestra técnica realizada na sexta-feira, o final de semana foi dedicado ao julgamento dos 37 animais marcados e 29 incentivos admitidos pelo técnico Luciano Corrêa Passos. O avaliador, jurado Mário dos Santos Suñe, dedicou o título de Melhor Exemplar da Raça à fêmea RE Odalisca-TE, criação e propriedade da Estância Liberdade, de Rolante/RS. Na categoria Machos, quem garantiu o Grande Campeonato foi Santa Lei Baile de Campo, cavalo zaino da Cabanha Santa Lei, de Eldorado do Sul/RS.

>>> Confira o resultado da Exposição Morfológica de Igrejinha

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.