Logo -
sombra

Pelotas recebe Final do Campeonato Nacional de Enduro em novembro

13 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

A Final do Campeonato Nacional de Enduro no ciclo 2022 já tem data e local definidos. A competição que põe à prova a resistência de cavalos e cavaleiros em percursos de 30 a 80 quilômetros acontecerá na Cabanha Las Xucritas, em Pelotas/RS, nos dias 25 e 26 de novembro. As inscrições para a Final ainda não estão abertas. Mais informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da ABCCC assim que disponíveis. 

Antes da etapa final, quatro municípios têm provas da modalidade previstas no calendário: Dom Pedrito/RS, em 30 de julho, Bagé/RS, em 19 de agosto, e Jaguariúna/SP, em 30 de setembro.

Entenda o que é o Enduro

O Enduro é uma prova que testa a resistência tanto do cavalo como do ginete, em três categorias: Iniciante A e B (30km), Intermediária (50km) e Principal (80km). Enduro é uma prova que visa a observar o conjunto entre cavalo e cavaleiro, na qual ambos buscam superar seus limites no que diz respeito à resistência, velocidade e capacidade de recuperação frente a obstáculos naturais, terrenos e distâncias variadas. Como em outros esportes equestres, o Enduro procura preservar a integridade física do ginete e dispensa uma atenção muito especial à saúde, bem-estar e futuro atlético do equino, tornando, assim, um esporte em que as exigências físicas dos competidores cavalo/cavaleiro são elevadas ao extremo, mas com muita cautela e prudência por parte dos profissionais envolvidos neste tipo de competição.