ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Ourinhos consagra mais 8 exemplares para a Final da Morfologia da Expointer 2022

05 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 05 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Fechando o ciclo de Passaportes que acontecem fora da região sul do Brasil, a cidade de Ourinhos, no interior do estado de São Paulo, foi palco de mais um evento morfológico, passaporteando 8 exemplares para a final da Morfologia de Esteio. Além dos 73 animais admitidos (54 exemplares e 19 incentivos) pelo técnico Heitor Cheuiche Coelho, a exposição também se destacou pela adesão do público ao evento, o qual retorna gradativamente para as arquibancadas da raça após a pandemia. A etapa aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, na 54ª edição da Fapi, no Parque Olavo Ferreira de Sá, e foi organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos. A prova também contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Cavalo Crioulo, com apresentação de Bruno Silveira e comentários do técnico e jurado da raça, Cláudio Neto de Azevedo. 

 

A pista de Ourinhos foi preenchida por exemplares de peso, e foi com olhos atentos e uma postura de total profissionalismo que o jurado do evento, Gustavo Arhanitsch, desenvolveu um julgamento importante para todos os criadores que levaram seus exemplares até a Capital Nacional do Basquete. “Além da qualidade de todos os exemplares eu também destaco a quantidade, já que aqui é uma região de fomento e que o nosso cavalo vem ganhando cada vez mais espaço”, comentou o jurado. Além disso, ele também garante que os 8 passaporteados (4 Machos e 4 Fêmeas), “irão figurar muito bem na disputa que acontece na Morfologia da Expointer, em Esteio”, concluiu. 

 

Na categoria das fêmeas a qualidade que mais se destacou, segundo o jurado, foi o nível de feminilidade dos exemplares, que também fizeram boas andaduras e se apresentaram muito bem em pista. Com todas essas qualidades, e ainda possuindo uma boa angulação e de uma frente invejável, TR Destacada-TE garantiu a colocação de Grande Campeã, além de ter sido a Campeã de sua categoria, nas Potrancas Menores. Ela foi criada, e exposta nesta Passaporte, por Eliete Vignaga Tonus, da Cabanha Tradição Crioula, de Pato Branco/PR. 

 

Dentre os machos, a disputa elevada garantiu ao Cavalo Adulto o título de Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça na Passaporte de Ourinhos. Segundo o jurado, um excelente nível se refletiu em pista com um exemplar de fortes andaduras, muito correto em seus aprumos e “um exemplar que se encaixa perfeitamente em sua categoria, esbanjando sua qualidade racial, de uma masculinidade ímpar, expressão e angulações muito equilibradas”, comentou Arhanitsch. E foi por isso que Del Touro da Oca, criado e exposto por Oto Breier, da Cabanha Oca de Mafra/SC, puxou a fila na primeira colocação do evento.

 

Já tendo performado na pista da Morfologia da Expointer e também na Morfologia da FICCC, onde garantiu algumas escarapelas nos anos de 2018, 2019 e também 2020, Del Touro da Oca esteve sob os cuidados de Luciano Fernandes, o qual revelou que o objetivo com o exemplar era disputar provas funcionais - Inclusive o cavalo recebeu a 1ª colocação em sua categoria na edição do Movimiento a La Rienda de Pomerode/SC deste ano - e que o mesmo estava sendo preparado para a Passaporte de Ourinhos há apenas 15 dias. “Ele é um cavalo extremamente dócil, fácil de lidar, bom de andar. Ele é tão querido que se tornou o nosso mimoso, então a gente fica muito feliz de ver ele se saindo bem, pois ele merece”, confessou o cabanheiro. 

 

Prestigiando a etapa, membros da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos se fizeram presentes e também participaram da entrega de prêmios como o Presidente da ABCCC, Onécio Silveira Prado Júnior e o Vice-Presidente de Núcleos e Expansão, Fellipe Ribas Borato. 

 

Confira o resultado:



FÊMEAS

 

Grande Campeã e Campeã Potranca Menor

TR DESTACADA-TE

RP 134, B585263, NMGC 6, 10/09/2019, F, Colorada Douradilha Bragada, por BASCO VENENO (B409696) e PAMPEANA DO RETIRO DO OURO (B176473)

Criador:ELIETE VIGNAGA TONUS Expositor: ELIETE VIGNAGA TONUS Estabelecimento: CABANHA TRADIÇÃO CRIOULA, Pato Branco-PR



Reservada Grande Campeã e Campeã Égua Menor

RDH ÍNDIA FLOR